Luciana Paolucci.  conjunto de atrativos com destacado diferencial turístico  dotado de equipamentos e serviços de qualidade  eficiência coletiva,

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Transcrição da apresentação:

Luciana Paolucci

 conjunto de atrativos com destacado diferencial turístico  dotado de equipamentos e serviços de qualidade  eficiência coletiva, coesão social e política;  articulação da cadeia produtiva e cultura associativa com excelência gerencial, em redes de empresas que possam gerar vantagens estratégicas comparativas e competitivas;

 conjunto dos recursos naturais e culturais que, em sua essência, constituem a matéria- prima da atividade turística porque, na realidade, são esses recursos que provocam a afluência de turistas. + serviços estrutura de mercado.

 “ o processo sempre exige uma clara concepção da interpretação e da comunicação que se pretende estabelecer com o visitante” (Murta e Albano, 2002)  Envolve: ◦ Localização e qualidade do recurso ◦ Mercado / demanda ◦ Moda ◦ Visibilidade na mídia

ATRATIVOS+FACILIDADES = ATIVIDADES TURÍSTICAS

 O processo produtivo da atividade turística realiza-se mediamente a exploração dos recursos turísticos, ou seja, os atrativos naturais e culturais, combinados com tecnologia, trabalho e capital.  As unidades em que se organiza esse processo são as empresas prestadoras de serviços e seu resultado chama-se “produto turístico”.

 Medir a sustentabilidade é uma questão complexa e os critérios variam de acordo com o tipo de produto e as condições locais  PRODUTO TURÍSTICO sustentável é um equilíbrio entre as circunstâncias locais, as expectativas do visitante e as melhores práticas em tecnologia e gestão ambiental.

 Entendido como uso recursos de uma forma ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, para que os usuários do produto possam satisfazer as suas necessidades atuais sem comprometer o uso futuro.

 combinação de oferta, serviços e outros bens materiais e imateriais  incluindo a experiência de viagem inteira: do sair de casa até o retorno  experiência individual, as impressões e coisas aprendidas em um destino

 os consumidores atuais querem experiências, experimentar!!!  as experiências são intrinsecamente pessoais e só existem na mente da pessoa que tenha sido cativada em um nível emocional, físico, intelectual ou até mesmo espiritual  Assim, duas pessoas não podem ter a mesma experiência, porque cada experiência deriva da interação entre o acontecimento organizado (como uma peça teatral) e o humor da pessoa.

Atrativos + facilidades + serviços + infraesturura + Gestão (capital humano) + Divulgação + Preço.

Deve ser entendido: MIX DE OFERTAS (o que o turista acha que está comprando antes de ir para a destinação) CARAGUATATUBA PRAIA Turismo DE SOL E PRAIA ECOTURISMO  VENDA (acontece quando ele compra a idéia de ir a um determinado local, mas está ainda no local de residência)  REALIDADE (acontece quando o turista chega no local de destino)  MIX DE SERVIÇOS (o que ele vai consumir no local de destino) Acesso (vai ter que passar por estradas para chegar CARAGUA) Hospedagem (ficará hospedado, e consumirá os serviços prestados pela pousada) Atrativos Alimentação Aluguel de barco, guia, informações turísticas + EXPERIÊNCIAS Infraestutura Gestão

 não armazenaveis preparados para um determinado cliente em um determinado momento originais composto por itens que o autor do produto não tem influência sobre (tempo, condições das vias de acesso, balnabilidade) cliente tem influência na qualidade do produto

 definido pela cadeia de produtos  número de elementos básicos: ◦ viagens, ◦ preparação para o destino, estadia, ◦ viagem de volta e ◦ atividades após retornar para casa  Quem produz?

 Qual é o publico?  Para quem se destina o produto: verificar quais são os tipos de turistas; ◦ procedência, ◦ idade, ◦ Motivações  Qual é o mercado? Quem vai consumir e aonde encontrá-los?

 Imagem  Motivação  Acessibilidade  Mix de facilidades  Gestão  Mecanismos de compra  Qualidade do serviço

 Definição de qualidade deve ser determinada pelo conhecimento e entendimento do cliente, pela comunidade e ambiente e competição  Perguntas chaves: ◦ O que entendemos por qualidade? ◦ Quem tem responsabilidade por ajustar os padrões? ◦ Como superamos nossos problemas com qualidade e enunciamos a qualidade dos serviços?

 Implemantar processo de Auditoria de produto para monitorar a oferta de produtos e para identificar oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e oportunidades de investimento;

 Pesquisas frequentes com visitantes para determinar pontos de vista sobre os produtos existentes e experiências, para identificar novas oportunidades e para assegurar que o produto corresponde às necessidades de desenvolvimento e expectativas dos visitantes;  Desenvolver uma gama diversificada de atividades para complementar o atrativo icone

 apoiar e incentivar os empresários a implantar experiências inovadoras que busquem ressaltar os valores da comunidade e do meio ambiente;  manter um padrão consistente de produto que atenda ou exceda as expectativas dos turistas;

 revitalizar produtos existentes para mantê- los frescos e excitantes para atender às mudanças de expectativas dos visitantes;  integrar produtos novos e aprimorados nas estratégias de marketing do destino  desenvolver roteiros turísticos curtos para incentivar os visitantes a experimentar novos atrativos na região ;

 CBD (SECRETARY OF THE CONVENTION ON BIOLOGICAL DIVERSITY) (Ed.)(2004): Guidelines on biodiversity and tourism development. - Montreal. In:  UNEP/WTO (Ed.)(2005): Making Tourism More Sustainable: a guide for policy makers. In: Makers.htm Makers.htm  UNESCO. Sustainability practices and awards and accreditation programs. N the tourism industry. In: communities/destination-planning/situation-analysis/destination-products- and-experiences