Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Nos séculos XVIII e XIX não existia ainda o controle de qualidade. Inspeção A inspeção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Advertisements

Aceitação por amostragem
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Kaizen – Melhoria contínua
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
Walter de Abreu Cybis Maio, 2003
Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Processo Administrativo
Qualidade em Serviços de Informação
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Fundamentos de Administração
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
Manutenção Produtiva Total - TPM -
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
Aulas 13 Mantenabilidade ou Manutenabilidade
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Introdução à Qualidade
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Métodos Quantitativos
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia “ As grandes empresas não podiam correr os riscos da competição. Sua produção tinha de ser.
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
5. Abordagem como um sistema de gestão
Lavratti.com Slide 1/9 Administração da Qualidade Correlatos da Qualidade Medidas de desempenho empresarial que estão ligadas à Qualidade: Preço Propaganda.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Introdução ao Controle de Qualidade Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy.
Professor Roberto César
Formação Técnica em Administração de Empresas
V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
Administração da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
O. S. M ORGANIZAÇÃO SISTEMA E METODOS
QUALIDADE – UM DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
A. Um dos problemas se refere ao fato de que as secretarias de saúde gerenciam um vasto e complexo número de unidades de atendimento, profissionais e programas.
Paradigmas da administração pública
QUALIDADE.
Por José Ricardo Rigoni
Técnico em Administração
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Prevenção de falhas SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall,
MANUTENÇÃO.
Enfoque da Qualidade na Administração
Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
Introdução A qualidade já é conhecida há alguns milênios. Mas, como disciplina, ainda está em formação. Em sua fase inicial a qualidade estava voltada.
Gestão da Produção e Logística
Conhecendo melhor Kaizen
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Disciplina: Garantia da Qualidade - GQ
JIT (Just in Time) - História
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Qualidade e Produtividade Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade Aula 1.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
Gestão da Qualidade Conceitos básicos Maria Antónia Gonçalves.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
Gestão Avançada com Foco na Qualidade
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Nos séculos XVIII e XIX não existia ainda o controle de qualidade. Inspeção A inspeção formal só passou a ser necessária com o surgimento da produção em massa e a necessidade de peças intercambiáveis. No início do século XIX foi criado um sistema racional de medidas, gabaritos e acessórios que colocam as ferramentas em posição ou seguram as peças enquanto são trabalhadas. GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva.

lavratti.com Slide 2/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Controle estatístico Até a década de 1930 ainda faltava padronização e uniformidade nos produtos. Técnicas estatísticas simples ajudam na determinação dos limites aceitáveis. O processo está sob controle quando se pode prever os limites do que irá acontecer no futuro. GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva.

lavratti.com Slide 3/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Amostragem Uma inspeção de 100 por cento é uma maneira ineficiente de se separar os bons produtos dos maus. A estatística passou a ser utilizada. O nível médio da qualidade produzida indicava o percentual máximo de produtos com defeito. GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva.

lavratti.com Slide 4/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Garantia da qualidade – Custos da qualidade Joseph Juran distinguiu os custos evitáveis e os inevitáveis. Custos evitáveis eram os dos defeitos e das falhas dos produtos – material sucateado, horas de trabalho necessárias para se refazer o produtos e repará-lo, processamento de reclamações e prejuízos financeiros resultantes de fregueses insatisfeitos. Custos inevitáveis eram os custos associados à prevenção – inspeção, amostragem, classificação e outras iniciativas de controle de qualidade. GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva.

lavratti.com Slide 5/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Garantia da qualidade – Controle total da qualidade Armand Feigenbaum afirmava que produtos de alta qualidade não teriam probabilidade de serem produzidos se o departamento de fabricação fosse obrigado a trabalhar isoladamente. Para se conseguir uma verdadeira eficácia, o controle precisa começar pelo projeto do produto e só terminar quando o produto tiver chegado às mãos de um freguês que fique satisfeito. Qualidade é um trabalho de todos. GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva.

lavratti.com Slide 6/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Garantia da qualidade – Engenharia da confiabilidade A engenharia da confiabilidade tinha por objetivo garantir um desempenho aceitável do produto ao longo do tempo. Confiabilidade passou a ser conceituada como a probabilidade de um produto desempenhar uma função especificada sem falhas, durante certo tempo e sob condições preestabelecidas. Foi criada pelo Departamento de Defesa americano. GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva.

lavratti.com Slide 7/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Garantia da qualidade – Zero defeito Três causas de defeitos foram identificadas: falta de conhecimento, falta de instalações adequadas e falta de atenção. A falta de atenção poderia ser resolvida ao promover uma vontade constante, consciente, de fazer o trabalho (qualquer trabalho) certo da primeira vez. Os problemas passaram a ser identificados nas suas origens e havia um delineamento de providências corretivas. A filosofia, a motivação e a conscientização eram mais importantes do que propostas específicas ou técnicas de solução de problemas. GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva.