Diga-me e esquecerei. Ensina-me e lembrarei. Envolva-me e aprenderei.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Educação do Nosso Tempo
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
AS TICS E A ESCOLA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
A Difícil Arte de Ensinar
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Todos os aspectos da educação devem ser observados
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Os níveis básicos da leitura
Ivoti.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Prof. Esp. Marcelo Valente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Didática: organização do trabalho pedagógico
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Orientação Técnico-Pedagógica
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Metodologia do Ensino de Arte
Projeto Institucional das escolas Salesianas
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Faculdade Piaget - Brasil
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Diga-me e esquecerei. Ensina-me e lembrarei. Envolva-me e aprenderei. Proposta

proposta Proposta Proposta Proposta Proposta “A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore “Addison , Joseph   “Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo” Gibbon , Edward   “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida” Dewey , John  proposta Proposta Proposta

proposta Proposta Proposta Proposta Proposta   Proposta: Baseando-se nos textos e na ilustração anterior, produza uma dissertação, com certa de trinta linhas abordando o tema neles proposto. proposta Proposta Proposta

1    ato ou processo de educar(-se) 2    aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino 3    o conjunto desses métodos; pedagogia, instrução, ensino 4    conhecimento e desenvolvimento resultantes desse processo; preparo 5    desenvolvimento metódico de uma faculdade, de um sentido, de um órgão 6    conhecimento e observação dos costumes da vida social; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia 7    adestramento de animais O que é?

Quais os tipos? Educação na família Educação nas escolas Educação nas igrejas Educação pelos meios de comunicação Educação no seu meio social Quais os tipos?

Causas? O país investe mais no pagamento da dívida que em educação. Péssima formação de professores. Conteúdos programáticos inadequados. Falta de planejamento a longo prazo. Falta de interesse dos alunos. Diferença entre ensino público e privado. Causas?

Conseqüência Mão de obra sem especialização. Pouquíssimos centros tecnológicos. Importação de tecnologia. Menor produtividade. Menor crescimento da economia. Ignorância política, econômica e social. Conseqüência

Conclusão Retomada dos valores Investimento na formação de professores Ensinar o aluno a aprender Aumentar a média dos anos de aprendizagem Educação como modificadora da realidade Conclusão

O barulho ensurdecedor do sinal é capaz de causar arrepios e pesadelos até em quem se dava bem na escola. Entre uma aula e outra, geralmente de 50 minutos, a campainha toca e os estudantes têm que parar o que fazem e se preparar para a próxima disciplina. Entra biologia, sai matemática, entra língua portuguesa, sai física. Uma a uma, são engolidas as cápsulas de 50 minutos de conteúdo. Mas, fora dali, quando o coração palpita ao som da música eletrônica, ou a descarga de hormônios arrepia o corpo na primeira experiência sexual, certamente não há somente física, química ou matemática envolvidas. No cotidiano, o conhecimento não aparece em fragmentos ou disciplinas – todas as disciplinas estão em todas as coisas. O tempo todo.