A tabela abaixo mostra a taxa de envolvimento dos usuários na fanpage “Paulo Octavio”. A taxa de envolvimento é medida pela quantidade de pessoas.

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Transcrição da apresentação:

A tabela abaixo mostra a taxa de envolvimento dos usuários na fanpage “Paulo Octavio”. A taxa de envolvimento é medida pela quantidade de pessoas que 24 horas após clicarem em um conteúdo específico, voltaram e se posicionaram sobre ele (curtiram, comentaram e/ou compartilharam). Vale ressaltar que a campanha “Prêmio Colibri” teve um alcance maior que a média das publicações. TAXA DE ENVOLVIMENTO

Em relação ao público alvo da fanpage “Paulo Octavio” é possível observar a predominância de homens de 34-44 anos sobre as pessoas que curtiram a fanpage, e a predominância das mulheres de 35-64 anos sobre as pessoas envolvidas (curtiram, compartilharam, comentaram conteúdos oficiais porém não curtiram a fanpage).

Em relação a localzação do público alvo da fanpage “Paulo Octavio” é possível observar que a maioria das pessoas que curtiram a página mora em Brasília, seguido de Taguatinga, Goiânia, Ceilândia e São Paulo. Isto demonstra que a qualificação da audiência está de acordo com a estratégia de engajar usuários próximos a principal área de atuação do Paulo Octavio.

Em relação aos picos de audiência na fanpage “Paulo Octavio” pode-se observar que terça-feira ao meio-dia, 14h e 17h, os usuários estão mais ativos, em compensação, as segundas-feiras das 00h as 09h, e as 15h, os usuários estão menos ativos. Logo, estamos utilizando o esquema de audiência abaixo para basearmos as publicações no momento em que tiverem o maior número de fãs online.

O gráfico abaixo demonstra a consolidação de audiência no mês de agosto da fanpage “Paulo Octavio”, partindo de 540 fãs (01/08/2013) para 560 fãs (31/08/2013). Vale a pena ressaltar que não foi utilizado mecanismos de publicadade virtual para impulsionar tal crescimento, este se deu apenas pelos atendimentos realizados junto aos amigos do perfil pessoal e pela linha editorial utilizada na fanpage.

Apesar do crescimento de audiência do mês de Agosto ser significativamente inferior ao mês de Julho houve um crescimento considerado orgânico, a maioria (52%) das novas curtidas na fanpage oficial Paulo Octavio vieram de Sugestões de Página, o que demonstra a efetividade do engajamento dos fãs.

Em relação aos usuários alcançados (público indireto), pode-se observar que, apesar do decréscimo de pessoas que visualizaram as publicações em comparação ao mês anterior, a média se manteve acima dos 100 usuário atingidos diariamente.

A tabela abaixo mostra a taxa de envolvimento dos usuários na fanpage “Organizações PaulOOctávio”. A taxa de envolvimento é medida pela quantidade de pessoas que 24 horas após clicarem em um conteúdo específico, voltaram e se posicionaram sobre ele (curtiram, comentaram e/ou compartilharam). Vale ressaltar que publicações de ações de enfoque social tem maior taxa de envolvimento que a média, tais como: “Dia do Economista”, “Kubitchek Plaza a verdadeira casa do Flamengo em Brasília” e “Investimentos para Jovens Atletas”. TAXA DE ENVOLVIMENTO

Em relação ao público alvo da fanpage “Organizações PaulOOctavio” é possível observar a predominância dos homens de 25-34 anos sobre as pessoas que curtiram a fanpage, e a predominância de homens de 35-44 anos entre as pessoas envolvidas (curtiram, compartilharam, comentaram conteúdos oficiais, porém não curtiram a fanpage).

Em relação a localzação do público alvo da fanpage “Organizações PaulOOctavio” é possível observar que a maioria das pessoas que curtiu a página mora em Brasília, seguido por Goiânia, São Paulo, Taguatinga, Rio de Janeiro e Ceilândia. Isto demonstra que a qualificação da audiência está de acordo com a estratégia de engajar usuários próximos a principal área de atuação das Organizações PaulOOctavio.

Em relação aos picos de audiência na fanpage “Organizações PaulOOctavio” pode-se observar que terça-feira as 19h e 21h os usuários estão mais ativos, em compensação, as segundas-feiras das 00h as 09h, e as 15h30, os usuários estão menos ativos. Deste modo, estamos utilizando os dados de picos de audiência para realizar as publicações quando houver mais usuários ativos.

O gráfico abaixo demonstra a consolidação de audiência no mês de agosto da fanpage “Organizações PaulOOctavio”, partindo de 388 fãs (01/08/2013) para 424 fãs (31/08/2013). Vale a pena ressaltar que não foi utilizado mecanismos de publicadade virtual para impulsionar tal crescimento, este se deu apenas pelos atendimentos realizados juntos aos amigos do perfil pessoal e pela linha editorial utilizada na fanpage. Neste mês houve um número mais expressivo de publicações oficial nesta fanpage, o que de contribuiu também para o crescimento da audiência.

Além do crescimento do número de fãs na fanpage “Organizações Paulo Octavio” é possível analisar a taxa média de novos fãs por dia. No mês de Julho/2013 a média diária era de 3 novos fãs, logo, após o período de ativação da fanpage e o início do período de consolidação essa média caiu para 1 novo fã por dia. Tal decréscimo não significa perda de posicionamento e sim a mudança de foco, que antes era de aumento imediato de audiência, e agora é aumento imediato de convergência e engajamento.

O Alcance total está diretamente relacionado com a quantidade de fãns de um fanpage, pois cada amigo de um fãs corresponde a uma pessoa atingida, logo, como a quantidade de fãs aumentou, o alcance total também aumentou, sofrendo variações de média de 276 e 274 pessoas em Agosto/2013.

A principal estratégia é focar o conteúdo no Facebook A principal estratégia é focar o conteúdo no Facebook. Utilizar o grande público que existe no perfil pessoal, cerca de 5.000 pessoas, e intensificar sua atuação também nas pages, dando foco a do empresário. Após fortalecer o Facebook, o Twitter será ativado.

Entre as publicações do Perfil Oficial do Paulo Octavio, a que teve um número mais expressivo de engajamento foi a do Dia dos Pais, que por sua vez teve mais de 630 curtidas, 108 comentários e 4 compartilhamentos.

ATUAÇÃO NO PERFIL OFICIAL No mês de agosto demos continuidade aos envios de inbox para as pessoas que têm o adicionado no perfil pessoal, as direcionando sempre para a sua Page. Os conteúdos mais relevantes divulgados nas Pages Paulo Octavio e Organizações PaulOOctavio foram compartilhados no perfil pessoal contendo comentários pessoais do empresário. Além do dia-a-dia do Paulo Octavio, retrospectivas foram feitas. Sendo que fatos passados vem sendo abordados de acordo com datas sazonais ou acontecimentos atuais que tenham ligação com temáticas especificas passadas Aumento do número de comentadores, simpatizantes e evangelistas. Consolidação do banco de dados dos evangelistas. No mês anterior eles foram monitorados e selecionados. Em agosto foi coletado dados, como por exemplo, telefone, e-mail e data de aniversário. A figura do empresário está sendo cada vez mais humanizada. O perfil pessoal interage com todas as citações positivas e marcações em posts.

TEMÁTICAS E CASE Principais temáticas abordadas no mês: Dia dos Pais, Reunião com o LIDE, Dia do Economista, Convenção Semestral das Organizações PaulOOctavio, Prêmio Colibri, Dia do Corretor Imobiliário, Dia da Habitação, Dia da Juventude e Dia do Advogado. É importante que exista interações de forma extremamente pessoal. Assim como o comentário do próprio Paulo Octavio em um post que nosso monitoramento coletou. Esse tipo de interação ajuda a reafirmar que o empresário realmente geri seu perfil na rede social. Comentário do Paulo Octavio Publicação do usuário

Os atendimentos são toda e qualquer ação diante de uma interação realizada no perfil oficial, fanpages e twitter do Paulo Octavio. Eles têm grande relevância na estratégia de marketing de relacionamento, pois aproxima ainda mais os usuários nos canais oficiais, impede o progresso de crises e agrega o valor de “ser acessível” a pessoa do Paulo Octavio.

O Monitoramento Digital é o processo de coleta, classificação e mensuração de ocorrências - citações que surgem na internet com o termo “Paulo Octavio”. Através deste processo é possível saber quanto falam, quem fala, como falam e o que falam sobre o Paulo Octávio no ambiente digital (blogs, microblogs, redes sociais, portais de notícias e outros).

A quantidade de usuários atingidos no facebook e twitter pelos conteúdos oficiais (perfil do facebook, fanpages e perfil do twitter) é medida pelo número de seguidores (twitter), amigos (facebook) e fãs (facebook) que o Paulo Octavio possui, somados aos amigos dos amigos que em algum momento visualizaram algum conteúdo oficial do Paulo Octavio.

Após a coleta das ocorrências sobre o termo “Paulo Octavio” foi possível perceber que o atributo político detém 54% das menções do nome Paulo Octavio, não obstante, o atributo empresário foi constatado em 46% das vezes. Entre os temas que mais se destacaram entre estes atributos estão os casos de corrupção envolvendo o nome Paulo Octavio (político) e a Reunião de Líderes Empresariais (empresário) que ocorre em Brasília.

A Classificação de sentimento das ocorrências é realizada de maneira manual, o que sugere uma assertividade entre 90 à 98% sobre a classificação do sentimento de cada ocorrência monitorada.

AGOSTO/2013 – DIGITALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS CONTEÚDOS A SEREM UTILIZADOS NO WIKIPÉDIA Seguindo o planejamento de atuação, os conteúdos que serão inseridos no wikipédia primeiramente precisam estar disponível em uma fonte digital, o qual foi escolhido o canal de um website (www.paulooctaviodf.com.br). O site se encontra em desenvolvimento e tem data de entrega marcada para o dia 28/09/2013. A partir deste período, a fase de inserção dos conteúdos na página do Paulo Octávio no Wikipédia começará.

BLOG DO PAULO OCTÁVIO (www.paulooctaviodf.com.br)