FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA Antonio Carlos Brolezzi   http://www.brolezzi.com.br/ brolezzi@usp.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
Formação Docente Aula 07.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O USO DE JOGOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Aprendizagem e Desenvolvimento
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Teoria Psicogenética de Piaget
Metodologia: Piaget e Vygotsky
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE Metodologia de resolução de problemas como uma atividade de investigação Antonio Carlos Brolezzi  
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O trabalho de Jean Piaget
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
1.Contribuições de Piaget para a educação.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Docência universitária: repensando a aula
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação
Teorias Educacionais.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aprendizagem da matemática
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA Antonio Carlos Brolezzi   http://www.brolezzi.com.br/ brolezzi@usp.br

1991 1988 - 1991 Mestrado em Educação. FEUSP, São Paulo, Brasil. Título: A Arte de Contar: uma Introdução ao Estudo do Valor Didático da História da Matemática. Ano de obtenção: 1991. Orientador: Nílson José Machado.

1997 1992 - 1996 Doutorado em Educação. FEUSP, São Paulo, Brasil. Título: A tensão entre o discreto e o contínuo na história da matemática e no ensino de matemática Ano de obtenção: 1997 Orientador: Nílson José Machado.

Dissertações de mestrado (USP) Alguns trabalhos de orientação concluídos Dissertações de mestrado (USP) 1.João Fabio Porto. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática. 2.Leda Maria Bastoni Talavera. A parábola e a catenária: história e aplicações. 3. Susane Fernandes de Abreu Teixeira. Uma reflexão sobre a ambiguidade dos jogos na educação matemática. 4. Constanza Kaliks Guendelman. O conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica.

Dissertações de mestrado (USP) Alguns trabalhos de orientação concluídos Dissertações de mestrado (USP) 5. Ernani Nagy de Moraes. O professor de matemática e o constante formar-se: refletindo sobre atividades dentro e fora da escola. 6. Cristina Dalva Van Berghem Motta. História da matemática na educação matemática: espelho ou pintura? 7.Walter Spinelli. Aprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais e percursos temáticos. 8. Sonia Maria Pereira Vidigal. Formação da Personalidade Ética: as contribuições de Kohlberg e van Hiele.

Alguns trabalhos de orientação concluídos . Teses de doutorado (USP) Marcos Francisco Borges. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor. Dulcyene Maria Ribeiro. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino na Engenharia Militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. Cristina Dalva Van Berghem Motta. Um retrato da apropriação da teoria de Gerard Vergnaud sobre campos semânticos/resolução de problemas por professores da Rede de Ensino da Prefeitura de São Paulo

JEAN PIAGET (1896- 1980) Princípios que fundamentam sua teoria: Construtivismo – conhecimento resulta da ação do sujeito sobre objetos do conhecimento. Interacionismo – conhecimento resulta de trocas realizadas pelo sujeito com o meio ou com os objetos de conhecimento (idéias, sentimentos, valores, crenças)

Estruturalismo – construção vai além dos conteúdos da interação, constrói-se a capacidade de pensar, de organizar, de conhecer. Ou seja, as próprias estruturas mentais, vão, durante o processo de construção de conhecimentos, tornando-se cada vez mais complexas. Genético – associado à idéia de gênese, de evolução. Entre uma estrutura (ponto de partida) e uma estrutura mais complexa (ponto de chegada) temos um processo de construção. A construção de uma nova estrutura se dá, necessariamente, pela conservação e superação da estrutura anterior.

Desenvolvimento humano segue etapas sucessivas e universais. Sensório-motor: nascimento até 18/24 meses. Presença da inteligência, mas não do pensamento. Inteligência – solução de um problema novo (coordenação de um meio para atingir um fim), Pensamento – inteligência interiorizada, apoiada sobre o simbolismo. Pré-Operatório: 2 anos até 7/8 anos. Função Simbólica – representar uma coisa por meio de outra Realiza no plano da representação o que foi construído anteriormente.

Operações Concretas: 7/8 anos até 12/15 anos Lógica dirigida a objetos manipuláveis. Capacidade de conservar um objeto no decurso das transformações que são reversíveis.. Operações Formais: 12 anos Lógica do discurso. Raciocínio sobre enunciados verbais, raciocinar sob o ponto de vista do outro. Raciocínio hipotético-dedutivo. A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que provocam o desequilíbrio.

LEV S. VYGOTSKY (1896-1934) Desenvolvimento do indivíduo resultado de um processo sócio-histórico; linguagem central neste processo aprendizagem enfatizada Cerne da teoria - aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Análise genética na compreensão do desenvolvimento dos processos mentais.

Capacidades Mentais: desenvolvem-se a partir da comunicação e interação com o meio, através da aquisição de experiências dos outros. Ser Social: o ser humano é essencialmente um ser social. Desenvolvimento - pressupõe a inserção do homem em um ambiente histórico-cultural Linguagem: instrumento central no desenvolvimento humano. Através dela transmite-se o legado cultural das gerações anteriores.

Vygotsky Desenvolvimento e aprendizagem estão relacionados desde o nascimento da criança a aprendizagem resulta do desenvolvimento e este não ocorre sem aprendizagem há uma potencialidade no homem que, a partir da relação com o meio, é colocada em ação ZPD - Zona de Desenvolvimento Proximal

Vygotsky “ZDP é a distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes” Fazer pedagógico com vistas à área de desenvolvimento potencial