FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

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Transcrição da apresentação:

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

AS DIFERENÇAS CULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

JOSENILDE RIBEIRO NOGUEIRA LUZIANE ISAURA B. P. DA SILVA

UM BREVE RELATO HISTÓRICO São Luis como patrimônio da humanidade. Heranças culturais: -danças -comidas -artesanatos -religiosidade

A CULTURA E A EDUCAÇÃO O que é cultura Movimentos multiculturais e a educação

O QUE É MULTICULTURALISMO Definição Características do multiculturalismo As leis educacionais e o multiculturalismo Lei 10.639

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL Fatores que permeiam o fracasso escolar: Falta de preparação adequada O abandono Desemprego As salas de aula O aluno O preconceito

ANALISE DE PESQUISA ( DISCENTE)

ANALISE DE PESQUISA(DISCENTE)

ANALISE DA PESQUISA ( DISCENTE)

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ANALISE DE PESQUISA(DOCENTE)

PROPOSTAS INOVADORAS DO ENSINO INCLUINDO O MULTICULTURALISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Metodologia de trabalho Integração de conteúdo Pedagogia da eqüidade Estrutura escolar Redução de preconceito Processo de construção de conhecimento

Recursos pedagógicos Decoração visual no espaço de ensino Orientação lingüística Projetos específicos

Multiculturalismo no currículo escolar As disciplinas devem ser estudadas na perspectivas sócio históricas.

Formação do professor Participação do professor em: Seminários Debates e palestras Reformulação do currículo nos cursos de licenciatura no sentido de integra o assunto.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar”. ( Nelson Mandela)

Obrigada!