REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I - 2013
Algumas características... A CRIANÇA DE 4 A 5 ANOS Algumas características... Início da aprendizagem formal Locomoção coordenada e bom senso de equilíbrio Destreza de movimentos finos (uso de lápis, tesoura, pincel etc.) Vocabulário amplo e expressão do pensamento de forma coerente e clara Compreensão de noções espaciais-temporais (antes/depois, hoje/amanhã) Maior tempo de atenção e concentração Sensível e solidária com as pessoas que a rodeia Espera vez e é capaz de compartilhar os brinquedos
TRABALHO DE ESTIMULAÇÃO Aspecto Socioafetivo
Socioafetivo Desenvolver segurança emocional em situações novas Aprender a tomar decisões Participar, colaborar e respeitar regras em atividades de grupo Lograr independência e autonomia no cuidado pessoal
TRABALHO DE ESTIMULAÇÃO Linguagem
Linguagem Ampliar o entendimento do vocabulário em diferentes contextos Utilizar a linguagem em suas diferentes funções: instrumental, reguladora e social Falar sobre o que pensa, acredita, conhece e imagina Comunicar e compreender instruções de maior complexidade
TRABALHO DE ESTIMULAÇÃO Aspecto Cognitivo
Cognitivo Desenvolver: - a habilidade para resolver problemas - o pensamento lógico-matemático - a representação gráfica Estabelecer relações espaciais, temporais e quantitativas
TRABALHO DE ESTIMULAÇÃO Aspecto Motor
Motor Desenvolver: - a coordenação dinâmica geral em movimentos laterais e oblíquos - a capacidade de movimento do corpo como expressão da identidade pessoal - o equilíbrio e controle do corpo: tensão e relaxamento - a coordenação óculo-manual - o desenho da figura humana e a precisão ao pintar
LEMBRETES IMPORTANTES Estimular a participação e autonomia da criança. Comprometimento com as tarefas, pesquisas, Projeto Literário... Pontualidade e assiduidade Parceria família/escola
“ O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: interprete de sonhos.” Rubem Alves