Gerência de Educação Profissional GEPRO Secretaria de Estado de Educação
90,7% floresta nativa e 9,3% área desmatada ACRE 5 Regionais 22 municípios Área: 153.149 km² (3% da Amazônia e 1,8% do Brasil) 90,7% floresta nativa e 9,3% área desmatada População: 557.526 (65% URBANA - IBGE – 2000)
Secretaria de Estado de Educação GARANTIR QUALIDADE ASSEGURAR CONDIÇÕES MÍNIMAS NA EDUCAÇÃO DE FUNCIONAMENTO BÁSICA DAS ESCOLAS Fortalecer a escola para garantir acesso, permanência e sucesso do aluno DEMOCRATIZAR O ACESSO E A MODERNIZAR PERMANÊNCIA AO A GESTÃO ENSINO PÚBLICO EDUCACIONAL E GRATUITO
Secretaria de Estado de Educação PRESSUPOSTOS Assumir E. P. como política pública (gestão e financiamento públicos) É responsabilidade de governo Posicionar-se visando o desenvolvimento regional sustentado Compartilhar as decisões estratégicas com a sociedade Organizar-se em rede
Gerência de Educação Profissional/SEE Visão de Futuro Tornar-se referência em Educação Profissional, pela gestão compartilhada, inserção social e compromisso com a sustentabilidade do desenvolvimento regional.
Gerência de Educação Profissional/SEE Plano Estratégico da GEPRO FORTALECER INSTITUCIONALMENTE A GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL IMPLANTAR GESTÃO DEMOCRÁTICA, EFETIVA E INOVADORA PROMOVER EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, IMPLANTANDO CENTROS E ESCOLAS QUE DESEN- VOLVAM EP CONTEXTUALIZADA E DE QUALIDADE PARA TODOS IMPLEMENTAR CENTROS E ESCOLAS ADEQUADAS ÀS NECESSI- DADES ESPECÍFICAS DAS MICRO REGIÕES IDENTIFICAR E ATENDER, COM QUALIDADE, A DEMANDA POR EP, SEGUNDO AS PRIORIDADES DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Gerência de Educação Profissional/SEE Plano Estratégico da GEPRO
Gerência de Educação Profissional/SEE
Gerência de Educação Profissional/SEE Princípios de gestão Descentralizada Participativa Com alta responsabilidade Com monitoramento e avaliação permanentes Sob Controle social
Gerência de Educação Profissional/SEE Níveis de responsabilidade no OG Comitê Gestor Definir a política, com base no plano de desenvolvimento regional Estabelecer as diretrizes operacionais para implementação da política Aprovar, acompanhar e avaliar o plano estratégico da GEPRO Prestar contas das ações desenvolvidas para o secretário e o Comitê Liderar o processo de elaboração do plano estratégico Monitorar e avaliar o desempenho das equipes Identificar e promover parcerias institucionais Prover o fluxo de recursos para o Sistema Gerente GEPRO Gerências e GT´s Desenvolver as atividades do planejamento estratégico e outras Liderar as atividades, envolvendo parceiros externos Garantir suporte pedagógico, de gestão e recursos operacionais aos Centros e Escolas de EP Acompanhar os ambientes operacionais nos aspectos qualitativo e quantitativo
Gerência de Educação Profissional/SEE Desenho Organizacional dos Centros
Gerência de Educação Profissional/SEE Desafio: compatibilizar estrutura hierárquica com os princípios estabelecidos
Gerência de Educação Profissional/SEE Modelo de Gestão interno Gestão aberta Trocas constantes Decisão descentralizada e participativa Ambiente Externo GT2 GT4 GT1 Ambiente GT3 GPDP GRPA GPC GG
Gerências de programas Gerência de Educação Profissional/SEE Gerências de programas
Atividades Sistêmicas Gerência de Educação Profissional/SEE Atividades Sistêmicas Política de educação permanente; Desenvolvimento do Projeto Pedagógico da rede; Assessoramento aos Centros de E.P; Na elaboração e implementação dos planos de cursos. Monitoramento do planejamento; Política de acompanhamento de egressos; Articulação com a sociedade; Levantamento de demandas; Desenvolvimento de produtos; Captação de recursos. Desenvolvimento de pessoal; Gestão orçamentária e financeira; Gestão Patrimonial do órgão gestor e da rede; Avaliação institucional. GPC GPDP GRPA Gerência de Recursos e Processos Administrativos Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Gerência Pedagógica e Curricular
GT G1 G2 G3 PE GT G1 G2 G3 Organizacionais Funções Funções Recursos humanos, financeiros e tecnológicos Insumos G1 Organizacionais Funções Competências Pedagógicas Metodologias Foco G2 Articulação Coordenação Operacionalização G3 G1 G2 G3 PE Parceiros Externos Competências técnicas específicas GT Funções Administrativas Demanda / Projeto / Tarefas / Resultado Planejamento Coordenação Comunicação Tomada de decisão Avaliação GT
Dificuldades Gerência de Educação Profissional/SEE Papéis confusos Descontrole Incompatibilidades com a rigidez legal e a cultura organizacional do serviço público Política salarial?
Vantagens Gerência de Educação Profissional/SEE Agilidade/flexibilidade Eficiência/eficácia Envolvimento das equipes Otimização de recursos Integração com o meio Desenvolvimento de lideranças Transdisciplinaridade Geração do conhecimento/inovação Inteligência coletiva