_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Advertisements

Programa Permanente de Racionalização de Fluxos de Informações P R F I DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO - DEFIN.
1.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS. TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS TRANSPARENCIA DAS CONTAS PÚBLICAS PUBLICIDADE COMPREENSIBILIDADE UTILIDADE PARA DECISÃO.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Revisão 1° semestre Técnicas de Relações Públicas IV
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Assessoria Organizacional e RP
_PROPAGANDA DE RP Propaganda Institucional. PP de RP Compra de tempo / espaço. Paga PP - estimular a mudança da opinião – princípios do sec. XX Ivy Lee.
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
CAPACITAÇÃO EM MICROCRÉDITO.
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Desafio das novas tecnologias
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE TRANSFORMAÇÕES, EVOLUÇÃO E DESAFIOS BELO HORIZONTE, 06 a 08 de Outubro Juarez Domingues Carneiro.
OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
MARKETING FARMACÊUTICO
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Implantação e reorganização de ouvidorias.
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Uma Visão para Empresas de TI
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Noções de Relações Públicas
O sistema de administração de recursos humanos
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Lei de bases da actividade física e desportiva
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
QUEM SOMOS A IDEROL tem produtos e serviços para todas as necessidades, focando seus esforços em posicionar sua empresa frente aos seus colaboradores.
AULA 1 - Comunicação Organizacional
PESQUISA COM ASSOCIADOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
CRB/7 – O FUTURO É AGORA 14ª GESTÃO METAS ALCANÇADAS Exercer fiscalização preventiva que estimule a abertura de novos postos de trabalho.
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Planejamento e Responsabilidade Social
Série Lancet Brasil Seminário Rio Rio de Janeiro 14/9/2011 Artigo seis.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
Origem das assessorias. A chamada comunicação organizacional, empresarial ou institucional tem seus contornos traçados em 1906, quando um jornalista dos.
Ética e Contabilidade.
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
Estratégias de Comunicação
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
Questões introdutórias
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS RP

EUA – primeiras manifestações de RP Guerra de Secessão (1860) Enorme desenvolvimento. (especuladores/industriais/Estado controlado/interesses) Condições trabalhadores. (salários e jornadas) Willian Henry Vanderbilt – Magnata ferrovias “The public be damned” – Times - Lema para industriais sem escrúpulos. Falta de sintonia – empresa / públicos

EUA – primeiras manifestações de RP Reação. Defesa e correção.(estratégia) Divulgar notícias favoráveis às empresas.(tática)

IVY LEDBETTER LEE – Pai RP

EUA – primeiras manifestações de RP Ivy Ledbetter Lee (1906). (JOR a RP de NY) Momento propício para criar Assessoria. 1º momento: Produzia e distribuía notícias em caráter jornalístico (nada pago) Informações reais e de importância para público. Evitava denúncias.

EUA – primeiras manifestações de RP 1º cliente: Pennsylvânia Railroad Várias ferrovias, empresas e setor público. Greve Colorado Fuel and Iron CIA. Em dez (1914) consultor pessoal de Johnn Rockefeller Jr. Altera imagem (velho capitalista voraz – bondoso ancião - lenda)

EUA – primeiras manifestações de RP Profissão se estrutura. Práticas, técnicas, princípios de RP em ação: Promoção para patriotismo (I e II Guerra) Esforços para esclarecer situação financeira (Grande Depressão) Campanhas de RP eleitoral/político/social (Milhões de $ beneficentes) (entre as guerras) Sofisticação de RP (empresas, governo, sindicatos e instituições sociais).

BRASIL – primeiras manifestações de RP Canadense The San Paulo Tramway and Power Company Limeted (EletroPaulo). (1º Depart. de RP no Brasil 30/01/1914) Objetivo: cuidar das relações com usuários e autoridades (lobby) – ação prematura. Eduardo Pinheiro Lobo – 1º RP Brasil 02/12/1876 – data RP no país.

EDUARDO PINHEIRO LOBO – Pai RP no BR

BRASIL – RP expansão efetiva RP se firma nos anos 40. Cia Siderurgia Nacional em Volta Redonda (RJ) Expansão profissional na década de 50. Capital estrangeiro e exigência de competência e preparo profissional.

BRASIL – Décadas de 50 e 60 Anos 50 Curso FGV - Profº Eric Carlson sobre RP na Adm. Pública. Fundação da ABRP. Inclusão da disciplina RP na ESAN. Seminário do Gov. SP para conscientizar redatores sobre os modernos serviços de informação governamental.

BRASIL – Décadas de 50 e 60 Anos 60 Reconhecimento da profissão pela Lei nº 5377 – 11/12/67. (privativo p/ bacharéis) Disciplina o exercício e fiscaliza a profissão Decreto nº 63.283 – 26/09/68.

DEFINIÇÕES DE RELAÇÕES PÚBLICAS Não há uma definição precisa. Vários significados atribuídos. Recente surgimento nos países. 1952 catalogaram 987 definições nos EUA. Exame da natureza de suas atividades e funções.

Definição pela ABRP “O esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente, entendendo-se por grupos os acionistas, clientes, fornecedores, governo, indústria, escolas, financiadores, etc..”

Definição pela CONRERP “É uma função de caráter permanente, planificada e regular, que partindo do pressuposto de que a boa vontade da opinião pública é fundamentalmente importante para a vida de qualquer empresa, pessoa, entidade ou órgão governamental, trabalha junto aos setores que lhe são mais relevantes ou próximos visando a:

Definição pela CONRERP a) conhecer e analisar suas atitudes. b) recomendar à empresa ou entidade meios e modos pelos quais ela possa satisfazer os anseios da opinião pública. c) informar a opinião pública sobre a satisfação de seus anseios, por parte da empresa ou entidade; d)promover a imagem da entidade ou empresa e de seus produtos junto à opinião pública”.

Definição pela Effective Public Relations Uma função da administração distinta, que ajuda a estabelecer e manter linhas mútuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e os seus públicos; envolve a gestão de problemas ou temas importantes; ajuda a administração a manter-se informada sobre a opinião pública e pronta a responder perante ela; define e sublinha a responsabilidade da administração em servir o interesse do público; ajuda a administração a ficar a par da mudança e a usá-la, serve como um mecanismo de aviso prévio para antecipar modas; usa a pesquisa e uma comunicação racional, sã e ética como ferramentas principais.