Competências  Constitucionais Arts. 70 e 71, 72, §1º, 74, §2º e 161, parágrafo único, da Constituição Federal - competências relacionadas à fiscalização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I FÓRUM ESTADUAL DE AUDITORIA
Advertisements

Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
Controle de Recursos Públicos
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araujo
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Tribunal de Contas da União
Bom governo, é claro, é aquele cuja ação se orienta pelo respeito à lei e a ética e pela busca do melhor resultado possível para a comunidade. (Ministro.
CONVÊNIOS Adriano de Souza Cesar TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Conhecendo o Tribunal de Contas da União
Tribunal de Contas da União Ministério Público Federal
O controle Externo no TCE
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
TCU - MISSÃO E MARCOS - Missão: assegurar efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Criação: Decreto 966-A, de
Aprovação das Contas do Inmetro
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Marco Aurélio Pereira de Souza
O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
CONTROLE INTERNO MUNICIPAL TCE/PR – DIRETORIA DE CONTAS MUNICIPAIS
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
Ciclo de Planejamento PPA.
XVIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Pública IMPLANTAÇÃO DO NOVO MODELO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO UMA VISÃO DA AUDITORIA.
CADIN/RS.
TCU e o Controle Externo na Área de Assistência Social
Tribunale Contas da União Tribunal de Contas da União MARIA SALETE FRAGA SILVA PALMA SECRETÁRIA DE CONTROLE EXTERNO
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
d i á l o g oPúblico O Controle Externo no TCE/RR
Processo no Tribunal de Contas da União. Noções Gerais processosNo âmbito do TCU, como de resto em todo o serviço público, praticamente todos os fatos.
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Diálogo Público 2005 O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Conhecendo o TCU Francisco Carlos Ribeiro de Almeida Secretário de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro.
Atuação do TCU no exercício do Controle Externo
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
MODALIDADES DE AUDITORIA
Sistema de Prestação de Contas
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
Processo no Tribunal de Contas da União. Introdução TCU => Atuação mediante formalização de processos Legislação específica => Lei nº 8.443/92 e RI/TCU.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
PRESTAÇÃODECONTAS. Significado de Prestar: Dar com presteza e cuidado; Dar ou fazer segundo certas condições; Exibir, comunicar.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

Competências  Constitucionais Arts. 70 e 71, 72, §1º, 74, §2º e 161, parágrafo único, da Constituição Federal - competências relacionadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e à obrigatoriedade de prestação de contas.

Constituição Federal 4apreciar as contas anuais do Presidente de República; 4julgar as contas dos administradores por dinheiros, bens e valores públicos; 4apreciar a legalidade dos atos de admissão de pessoal, concessão de aposentadorias, reformas e pensões; 4realizar inspeções e auditorias; 4fiscalizar a aplicação de recursos repassados pela União; 4prestar informações solicitadas pelo CN; 4aplicar sanções em caso de irregularidade; 4representar ao Poder competente sobre abusos apurados.

Competências  Legais - decorrentes de várias leis ordinárias ou complementares, como por exemplo:  decidir sobre consulta acerca da aplicação de dispositivos legais e regulamentares ( Lei nº 8.443/92);  decidir sobre representações acerca de irregularidades em procedimentos licitatórios (Lei nº 8.666/93);  fiscalizar o cumprimento de normas fixadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000);  acompanhar e apreciar a documentação dos processos de desestatização ( Lei nº 9.491/97);  criar e manter página na Internet para publicação de informações sobre contas públicas ( Lei nº 9.755/98);  decidir sobre representações contra a falta de notificação das Câmaras Municipais pelo recebimento de recursos federais ( Lei nº 9.452/97).

Competências decorrentes da LDO/2004 4Realizar auditoria para avaliar a gestão dos ativos imobiliários do INSS, contendo relação dos imóveis com valores atualizados; 4verificar a inclusão de responsáveis em débito com o INSS no Cadin; 4verificar se os órgãos/entidades disponibilizaram no Siasg informações sobre os contratos e convênios firmados; 4classificar, no parecer prévio acerca das contas de que trata o art. 95 da LDO, os resultados dos programas em satisfatórios e insatisfatórios; 4realizar auditorias de obras e informar ao CN os indícios de irregularidades graves encontradas; 4adotar as providências para instituir uma sistemática de acompanhamento do cumprimento das metas e objetivos das entidades privadas beneficiadas com recursos públicos a qualquer título.

PET Cumprir com tempestividade e qualidade as competências do TCU. 2 - Fortalecer o relacionamento com a sociedade, órgãos públicos, Congresso Nacional e a mídia. 3 - Combater a corrupção, o desvio e a fraude na gestão dos recursos públicos federais. 4 - Contribuir para a melhoria da prestação dos serviços públicos. 5 - Aprimorar política interna da gestão de pessoas.

Processos Apreciados

Fiscalizações realizadas

Conseqüências do Julgamento  Em caso de irregularidade condenação do responsável ao pagamento do débito; possibilidade de aplicação de multa de até 100% do valor do dano; cobrança judicial do débito; possibilidade de aplicação de multa de até R$ ,32; inclusão do nome do responsável no Cadirreg e oportuno encaminhamento à Justiça Eleitoral; inabilitação para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança, por período de cinco a oito anos;

Conseqüências do Julgamento  Em caso de irregularidade inclusão no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal – CADIN; ações civis e penais, nos casos de dano ao Erário por ato de gestão ilegítimo ou antieconômico, e desfalque de recursos públicos; declaração de inidoneidade para licitar com a Administração Pública Federal; decretação de indisponibilidade de bens; suspensão do recebimento de transferências voluntárias.

Condenação de responsáveis

Evolução das condenações Em mil

Cobranças Executivas

Medidas cautelares 4afastamento temporário do responsável; 4suspensão do ato ou do procedimento impugnado; 4decretação de indisponibilidade dos bens; 4arresto de bens dos responsáveis julgados em débito.

Projeto Certificação da Gestão Pública “O novo Processo de Contas do TCU”

Questão Estratégica “ O processo de exame e julgamento de tomada e prestação de contas anuais é a expressão máxima do poder controlador do TCU, exercido em auxílio ao Congresso Nacional, dado que, contrariamente aos sistemas de controladoria adotados em outros países, permite ao Tribunal exercer juízo sobre a gestão dos responsáveis pela administração de recursos públicos federais, bem como fazer determinações e impor sanções, as quais não são recorríveis, no que tange ao mérito, a outro órgão que não o próprio TCU, o que lhe confere independência e respeito.” GP Tendências do Controle da Gestão Pública (2000)

Ampliação do conceito de Contas Conjunto das informações que se possa obter, direta ou indiretamente, a respeito de uma dada gestão, desde que garantida a sua confiabilidade (veracidade e representatividade), e que permita a avaliação da legalidade, eficácia, eficiência, economicidade e desempenho dessa gestão.

 Desenvolver nova sistemática de controle por meio de tomadas e prestações de contas, fortemente integrada com os instrumentos de fiscalização e orientada à avaliação da legalidade, eficácia, eficiência, economicidade e desempenho da gestão. Objetivo

Seletividade = Conhecer o cliente SIMPLIFICAR CONSOLIDAR DIFERIR AUTOMATIZAR DISPENSAR ACOMPANHAR COLETAR / SOLICITAR PADRÕES / INDICADORES EXAMINAR / INTERPRETAR CERTIFICAR / JULGAR PUBLICAR / DIVULGAR EXECUTORAS (OPERACIONAIS) SUPERVISORES (TÁTICO) DIREÇÃO (ESTRATÉGICOS) UJs - Gestores RISCORISCO RELEVÂNCIARELEVÂNCIA MATERIALIDADEMATERIALIDADE COMPLEXIDADECOMPLEXIDADE Matriz de Seletividade

Efetividade = Resultados LEGALIDADE LEGITIMIDADE ECONOMICIDADE EFICÁCIA EFICIÊNCIA QUALIDADE DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO OBJETIVOS/METAS CONTROLES INTERNOS RESULTADOS/AVALIADOS QUALIDADE DOS SERVIÇOS CONFORMIDADE (CONTÁBIL) DESEMPENHO (GERENCIAL)

Metodologia de Certificação COLETA METODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO ROTINA DE RECEBIMENTO DAS CONTAS ANUAIS ACOMPANHAMENTO APRESENTAÇÃO DAS CONTAS EXAME PRIORIZAÇÃO DO EXAME DAS CONTAS NÃO CERTIFICADAS METODOLOGIA DE EXAME (MANUAL) PLANO DE CERTIFICAÇÃO ANÁLISES RELATÓRIOS PLANEJAMENTO PLANO DE ACOMPANHAMENTO CONTEÚDOS DAS CONTAS MATRIZ DE SELETIVIDADE

Siscontas Coleta Eletrônica de Contas  Principais peças:  Rol de responsáveis;  Relatório de gestão;  Relatório de certificado de auditoria do Controle Interno;  Demonstrações financeiras e contábeis;  Outras peças.

Siscontas - módulos  Siscontas - via internet;  Siscontas off line ( importação e exportação de dados); e  Recepção.

Sistema Radar - Objetivos  Acompanhar as deliberações do Tribunal;  Melhorar a qualidade das informações para o Congresso Nacional e para a sociedade;  Gerar informações gerenciais.

Sistema Radar - módulos  Registro das apreciações e deliberações;  Acompanhamento das deliberações;  Comunicações Processuais.

 O que é:  Cadastro de Responsáveis cujas contas foram julgadas irregulares pelo Tribunal.  Finalidades:  Elaborar a lista dos responsáveis com contas julgadas irregulares a ser enviada à Justiça Eleitoral (“lista dos inelegíveis”). CADIRREG

 Auxiliar nas emissões de certidões pelo TCU.  Fornecer informações que subsidiem estudos sobre a atividade de controle externo.

Cobrança Executiva ãServiço de Cobrança Executiva (Scbex) - criação em 1º/08/2003, ao final do Pjex. 4Cbex/Processus - nova forma de autuação das cbex. 4link com a AGU - acompanhamento das ações de execução. 4Manual Cbex - orientações sobre os novos procedimentos de formalização e autuação.

Contato Secretaria Adjunta de Contas - Adcon Secretário: Alexandre Valente Xavier Fone: Fax: