Transformação da Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

E-Business e E-Commerce
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
Sistemas de Informação Capítulo 5
Agentes Inteligentes e Sistemas Cooperativos
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Teorias de Sistemas de Informação
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Administração de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Comércio eletrônico mídias digitais
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
50 © 2004 by Pearson Education Impactos dos leilões Leilões como mecanismo de coordenação Lelões como mecanismo social para determinar um preço Leilões.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
OPORTUNIDADES.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Logística de distribuição
Modelos de E-business.
ERP – CRM - BI.
Sistemas de Informação Capítulo 5
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Tecnologia da Informação
Comércio Eletrônico.
Estratégias do agronegócio
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
Categorias do E-Business
Profª: Adriana Vettorazzo
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Administração de e-Business
E-business e E-commerce
Aplicações na Internet
Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
Repensando a Logística
Administração de Marketing I
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
B2B: Comércio eletrônico
Gildo de Almeida Leonel
Comércio Eletrônico.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Sistemas de Informação
Disciplina:Comércio Eletrônico
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Iniciando na logística empresarial
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Princípios de Sistemas de Informação
FERRAMENTAS DE MARKETING
Logística Integrada Engenharia de Produção
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
9- COMÉRCIO ELETRÔNICO 9.1- Comércio eletrônico Conceitos relacionados e-procurement: compra de suprimentos na internet, utilizando seus recursos.
Situações de compra no B2B
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Canais de Distribuição
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Profº Adilson Lima Aula 10: e-Commerce. ftp://ftpaluno.umc.br/Aluno/Adilson_Lima/
Sistemas de Informação Capítulo 5 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Transformação da Internet Internet promoveu: Novos padrões de funcionamento Novas formas de comercialização. O maior exemplo desta transformação é o E-Business (Negócios Eletrônicos) que é a utilização da Tecnologia da Informação para promover transações eletrônicas. E-business Definição: um enfoque seguro, flexível e integrado de entrega de valor de negócio diferenciado pela combinação de sistemas e processos, que executam operações do foco principal dos negócios com a simplicidade e o alcance que a tecnologia Internet tornaram possível.

Vantagens: acessibilidade global e alcance de vendas Relacionamento mais próximo Testes gratuitos Custos reduzidos Mudanças de meio de comunicação Tempo para comercialização Lealdade dos clientes

Problemas: Conflito de canal (desintermediação) Competição (global) Direitos Autorais Aceitação do Cliente Aspectos legais Lealdade Preço (comparação) Segurança Serviços Oferecidos (comparação) Viabilidade do negócio

O que está acontecendo no mundo “virtual”? O e-Business tende a “copiar”alguns princípios do mundo “real”. As principais diferenças são a velocidade de formação das empresas e o ciclo de vida para formação e amadurecimento reduzido (aproximadamente 12 meses). Franco, 2001. Razões para se torna um on-line: Expansão do alcance do mercado Visibilidade Poder de resposta Novos serviços Fortalecimento do relacionamento nos negócios

A evolução do e-Commerce ao e-Business Como a empresa fornece valor aos seus clientes Transações comerciais por meio de canal eletrônico integrado a sistemas e processos internos Relações de negócios entre consumidor-empresa-fornecedor baseado num modelo virtual, integrando sistemas e processos de ponta a ponta

Relembrando... O que as pessoas querem hoje em dia... VELOCIDADE + COMODIDADE A associação destes dois elementos seria a chave para levar os clientes para o e-commerce !!!

Principais Regras para Atrair Clientes: Definição do público alvo; A campanha de marketing deve ser adequada e constantemente aprimorada; Parcerias com outras empresas são fundamentais.

Pontos Chaves para Converter Visitantes em Clientes: Simplicidade no processo de compra; Quanto mais simples o processo, mais visitantes serão convertidos em compradores; Capacidade de recuperar “carrinhos de compras”abandonados; Utilização de processos de pagamento fáceis, seguros e confiáveis; Personalização das ofertas.

Pontos Chaves para Reter Clientes: Atualização constante dos perfis dos clientes; Promoções direcionadas; Confiabilidade na execução operacional básica; Personalização dos sites de acordo com o perfil do cliente.

Segurança na Internet Informação aberta e sem controle Conflito com necessidade de privacidade / confidencialidade e integridade das transações Ameaças: perda de integridade dos dados / perda de serviço / perda de controle. Criptografia / senha / auditoria / servidor / soluções de segurança.

Segurança na Internet – conceitos Autenticação: conhecer e confirmar as identidades das partes que se comunicam. Bloqueio: bloquear informações não desejadas ou acesso a pessoas não autorizadas. Criptografia: tornar a informação indecifrável, exceto para aqueles que conhecem o algoritmo e/ou chave de decodificação. Disponibilidade: conhecer quando os serviços de informação e de comunicação estarão (ou não) disponíveis. Falsificação: criar pacotes falsificados com endereços internos para ganhar acesso a redes privadas e roubar informações.

Segurança na Internet – conceitos Firewall: filtro entre a rede corporativa e a Internet que mantém a rede corporativa segura contra intrusos ou acessos indevidos. Integridade: assegurar que as informações armazenadas e transmitidas não serão alteradas ou destruídas, maliciosa ou acidental. Negação de serviços: negar acesso e serviço a usuários não autorizados. Privacidade: controlar quem vê (ou não pode ver) as informações e sob quais termos.

Segurança nas transações: Sistemas de pagamentos eletrônicos: Mais utilizado: cartões de crédito SET: transação eletrônica segura Criptografia e Certificação -Cartões de débito Transferência eletrônica de fundos. Dinheiro eletrônico Cartões pré-pagos Cheque eletrônico Similar a transferência eletrônica de fundos

Segurança nos sistemas de pagamentos eletrônicos: Criptografia Chave secreta única para envio / recepção Chave pública para usuários e privada para envio (mais segura) Assinatura Digital Autenticação do envio com chave pública reversa Certificado Organização certifica nível de segurança transação.

Natureza das Transações Business to business (B2B): entre empresas Business to consumer (B2C): empresa e consumidor Business to employee (B2E): empresa e funcionários Business to management (B2M): pessoa jurídica e governo Consomer to consumer (C2C) Consumer to business (C2B) Consumer to management (C2M): pessoa física e Nonbusiness E-b Intrabusiness (organizacional) E-b

Interações na Cadeia de Valor força de venda Extranet indústria Internet B-to-E distribuidor consumidor B-to-B varejo parceiros B-to-C Intranet

Intermediários em E-b: Agentes econômicos entre as partes ou transações (provedores): Equipamentos: servidores e clientes, roteadores. Acesso a rede: Aol, Terra Acesso a Informação: Netscape, Explorer Pagamento de transações: Visa, Master Card Pesquisa de informações: Yahoo, Cadê, Google

Preparação para E-business Análise da competição Localizar os competidores Paradigmas nova economia Dinamicidade na relação com clientes. Analisar Plano de negócios: Tipo de negócio envolvido Avaliação da Internet como canal de venda / distribuição Usar a Internet para deduzir custos e aumentar vendas. Definir localização do site. Projetar um modelo de venda on-line. Obter informações sobre os clientes on-line. Divulgar o site. Definir sistemas de pagamento on-line. Verificar aspectos legais.

B2B Desenvolvimento de transações eletrônicas entre empresas. Objetivo é eliminar intermediários que não agregam valor Clientes poderão configurar completamente seus produtos e “ditar” o preço; Aplicações de B-to-B Controlando pedidos em tempo real Interface móvel para lances em leilões Automação da equipe de entrega de mercadorias e-Markets Portais que reúnem compradores e fornecedores de determinado segmento;

B2B Este tipo de portal permite: A integração de empresas em uma comunidade de negócios; A criação de um ambiente de relacionamento e troca de informações entre os parceiros de negócio; Que a empresa possa tirar proveito de um site com transações eletrônicas sem gastar nem um tostão com a implementação de tal.

Classes de transações Inter-organizacionais (B2B) Gerência de distribuição Workflow interno e externo Logística de distribuição Gerência de estoques Redução estoques, maior giro Integração com fornecedores Gerência de suprimentos Reduzir custos e ciclos de ordem de compra. Relacionamento com fornecedores. Gerência de pagamento Conexão entre fornecedores e distribuidores.

Classes de transações Inter-organizacionais (B2B) Comunicação de grupos de trabalho Comunicação entre funcionários. E-mail, vídeos, CIs Publicações eletrônicas Organização, publicação e disseminação de informações para pessoal (RH), sobre produtos e reuniões. Melhorar o processo decisório organizacional. Produtividade da força de venda Melhora nas informações para vendedores e clientes. Acesso a informações de mercado

Classes de transações Consumidores to business (B2C) Interação Social Permite consumidores a interagirem entre si. Gerência de finanças pessoais. Compra de produtos. Acesso a informações. Publicações Eletrônicas Organização, publicação e disseminação de informações para pessoal, sobre produtos e reuniões. E-Learning m-banking Bilhetes eletrônicos de empresas aéreas Campanhas de marketing com localização geográfica

No ponto de vista administrativo: B2C (E-Commerce) No ponto de vista administrativo: Ele permite que as organizações sejam mais eficientes e flexíveis em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores e, ao mesmo tempo, permite que ela seja mais ágil às necessidades e expectativas de seus clientes. No ponto de vista do consumidor: Define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de caráter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade.

B2E Modalidade de E-Business para desenvolver interações entre a empresa e seus funcionários. Exemplos: Comunicação interna; Endomarketing; Treinamento corporativo; E-trabalho etc.

B2M Modalidade de E-Business que acontece entre governo e as empresas para o desenvolvimento de serviços variados. Novamente o Brasil possui posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: GIA eletrônica; IRPJ etc.

C2M Modalidade de E-Business que acontece entre o governo e seus cidadãos, no desenvolvimento de serviços que antes eram considerados de grande burocracia. O Brasil possui uma posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: Receita federal; Eleições eletrônicas etc.

Boas práticas de E-Business O E-Business necessita de uma administração específica sendo diferente da administração convencional. A falta de planejamento e a falta de características específicas de administração de empresas virtuais foram os fatores que levaram da riqueza à pobreza muito rapidamente tais empresas.

Inteligência de Negócios BI - BUSINESS INTELIGENCE Inteligência de Negócios “Conjunto de técnicas e ferramentas que oferecem aos tomadores de decisão a possibilidade de organizar, analisar, distribuir e agir, ajudando o processo de tomada de decisões.” “Descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar as informações (contidas em um BD), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.” “É a utilização de uma série de ferramentas para coletar, analisar e extrair informações, que serão utilizadas no auxílio ao processo de gestão e tomada de decisão.”

Principais Características do BI Extrair e integrar dados de múltiplas fontes Fazer uso da experiência Analisar dados contextualizados Trabalhar com hipóteses Procurar relações de causa e efeito Transformar os registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial Permite o cruzamento de dados, visão em cenários, análise de indicadores de performance empresarial, curvas de tendência etc.

Benefícios de um Sistema Formal de BI Antecipar mudanças no mercado Antecipar ações dos competidores Descobrir novos ou potenciais competidores Aprender com os sucessos e as falhas dos outros Conhecer melhor suas possíveis aquisições ou parceiros Conhecer novas tecnologias, produtos ou processos que tenham impacto no seu negócio Conhecer sobre política, legislação ou mudanças regulamentais que possam afetar o seu negócio Entrar em novos negócios Rever suas próprias práticas de negócio Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais

Segundo Louis W. Gerstner “O E-Business é muito mais que simplesmente comércio, ele é a possibilidade de operacionalizar, além do comércio eletrônico, qualquer outro tipo de transação: entre funcionários dentro de uma empresa, entre uma empresa e seus fornecedores e distribuidores, entre médicos e pacientes, entre governo e cidadãos, professores e alunos e até a comunidade e seus líderes políticos. Presidente do Conselho e CEO - IBM