RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
GUARDA MUNICIPAL.
Prática de Ensino: Educação Básica
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
PLANO DE GESTÃO.
CATÁSTROFES E DESASTRES: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE APH
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
CONSAD A SOLICITAÇÃO. “Vídeo-conferência para integração dos sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão”
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Controle de Recursos Públicos
Uma ação conjunta em benefício da população
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Cartão de Pagamento de Defesa Civil CPDC.
ISO 9001:2000
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Princípios do SCO.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
MINISTÉRIO DO ESPORTE CENESP UFRGS REDE CENESP GESTORES ESTADUAIS
SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES
A DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS
PLANO NACIONAL DE CONTINGÊNCIA PARA INCIDENTES DE POLUIÇÃO POR ÓLEO
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Políticas para redução dos desastres C. de Ville de Goyet.
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
Os Novos Marcos Regulatórios
Cruz Vermelha Brasileira
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Contexto de atuação do CME
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Programa de Inclusão Digital
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
Número do processo: SLIE Clinicas de Taekwondo nas escolas publicas de Baixo rendimento na cidade de São Carlos.
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Administrador Público – CRA/DF
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores A RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, foi criada pela Portaria do Ministério da Integração Nacional n° 302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União n.º 201, Seção 1, de 26 de outubro de 2001. www.defesacivil.gov.br clicar aqui

ANTECEDENTES HISTÓRICOS RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores ANTECEDENTES HISTÓRICOS Bug do Milênio (2000) - Prevenção Solicitação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Providências da LABRE Testes efetuados Planejamento para o grande dia Instalação de estação Respostas Sucesso absoluto

ANTECEDENTES HISTÓRICOS RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores ANTECEDENTES HISTÓRICOS Atentados Terroristas de 11 de setembro (EUA - 2001) Resposta caos total dos meios de comunicação atuação dos radioamadores radioamadores brasileiros reconhecimento do MI palestra de esclarecimento início da RENER

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores O Radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população. Países como Estados Unidos da América, Japão, México, Espanha, Colômbia, Argentina, para citar alguns, possuem Redes de Emergência de Radioamadores, integrada com as autoridades competentes, sempre disponíveis e operantes, nas situações de terremotos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias, furacões, secas, busca e salvamento de aeronaves e embarcações e outras.

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores OBJETIVO - A RENER tem a finalidade de prover ou suplementar as comunicações em território brasileiro, quando os meios normais forem insuficientes, ineficazes ou impedidos para operação na ocorrência de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública.

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores DEFINIÇÕES - A RENER consiste em uma rede formada por radioamadores voluntários, devidamente autorizados que, com seus equipamentos, se colocam à disposição do interesse público quando acontecem os desastres.

SUBORDINAÇÃO E ATIVAÇÃO DA REDE RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores SUBORDINAÇÃO E ATIVAÇÃO DA REDE Subordinação A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER é parte integrante do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, e estará subordinada operacionalmente à Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC. Ativação A RENER poderá ser ativada nos estados e municípios afetados por desastres, através das Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil - CEDEC e das Comissões Municipais de Defesa Civil - COMDEC, apoiadas pela LABRE. Parágrafo único. Um radioamador devidamente cadastrado na RENER, presente em um local de desastre, poderá ativar a rede independente de instruções superiores

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores No caso de ativação da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER, somente os radioamadores pertencentes à Rede poderão fazer uso das freqüências previamente designadas e, em caráter excepcional, qualquer outro radioamador, desde que o faça com a finalidade precípua de transmitir uma informação útil para aquele momento. FISCALIZAÇÃO DA REDE A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores submete-se à fiscalização prevista em Lei pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL A ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, a LABRE, as Estações Coordenadoras Federal, Estadual e Municipal deverão ser comunicadas sobre a ativação e o término de qualquer rede de emergência pelo responsável por sua ativação.

RENER X DEFESA CIVIL CAMPINAS RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores RENER X DEFESA CIVIL CAMPINAS Diretoria do Departamento de Defesa Civil de Campinas ESTAÇÃO DA RENER, COORDENADORA MUNICIPAL é a estação oficial designada pela Federação Estadual de Radioamadorismo – LABRE/UF, incumbida de ser o elo de ligação entre o Departamento de Defesa Civil de Campinas, e a estação da Rener Coordenadora da Rede, no seu Estado. Avaliar a real necessidade de ativação da Rede Municipal; Fazer a abertura da Rede de Emergência Municipal; Coordenar e comandar da RENER Municipal; Estabelecer as prioridades operativas da Rede; Fazer o encerramento da Rede Municipal

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores Coordenadoria do Setor Administrativo do Departamento de Defesa Civil Dar o suporte administrativo a estação RENER Coordenadora Municipal em caso de ativação

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores Coordenadoria de Planejamento do Departamento de Defesa Civil Manter atualizada a relação dos radioamadores integrantes da RENER em Campinas; Promover, em conjunto com a LABRE-CPS, a execução dos treinamentos para capacitação de radioamadores participantes da rede, pelo menos duas vezes ao ano; Armazenar o cadastro dos integrantes da RENER - Coordenadora Municipal Campinas; Avaliar a real necessidade de ativação da Rede Municipal; Dar suporte para Ativação de Estação base; Fazer, após um desastre, o relatório das atividades da Rede e encaminhá-lo para o comando nacional, no prazo máximo de 15 (quinze) dias após a ocorrência do fato; Promover reuniões de avaliação com os participantes da Rede Estadual no sentido de identificar e corrigir erros de operação; Definir a divisão geográfica de interesse do Departamento de Defesa Civil.

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores Coordenadoria de Operações da Defesa Civil Avaliar a real necessidade de ativação da Rede Municipal Dar o suporte logístico a RENER - Coordenadora Municipal Campinas em caso de Ativação Estação móvel/portátil Estação HF/VHF.

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores LABRE Campinas Ser elo de ligação com o Departamento de Defesa Civil; Fiscalizar para que todos os radioamadores estejam regularizados com a RENER; Garantir que outros radioamadores, embora não cadastrados, mas que venham a participar de uma situação de emergência. Esses radioamadores deverão, posteriormente, providenciar o cadastramento junto à RENER; Receber e seguir as orientações do comando Estadual; Elaborar relatório de atividades; Participar dos treinamentos oferecidos pelo comando Municipal; Orientar os membros da rede municipal e estabelecer prioridades de ação para atendimento ao desastre local; Seguir as normas contidas no Manual de Procedimentos.

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores Estação da Rener - Coordenadora Municipal É a estação oficial designada pela Federação Estadual de Radioamadorismo – LABRE/UF, incumbida de ser o elo de ligação entre o Departamento de Defesa Civil de Campinas, e a estação da Rener Coordenadora da Rede, no seu Estado. WANDERLEY DE JESUS BRIGNONE – PY2PYP Rua Serra Formosa, 103 Jardim Paranapanema Campinas – SP CEP 13100268

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores TREINAMENTO Os radioamadores voluntários que pertencerem à RENER devem ser treinados nos seguintes assuntos básicos: comunicações de emergência, tráfego dirigido de mensagens pela rede ou repetidor, conhecimento técnico e ética operacional geral e específica para respostas aos desastres. Pelo menos, uma vez ao ano, a estação Coordenação Federal promoverá a realização de uma operação simulada de resposta a desastres.

TREINAMENTO: DEFESA CIVIL - RENER - LABRE CAMPINAS RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores TREINAMENTO: DEFESA CIVIL - RENER - LABRE CAMPINAS DATA: 25 DE MARÇO DE 2006 - Treinamento Defesa Civil/Rener A Defesa Civil de Campinas, ministrou mais um curso de capacitação de voluntários da Defesa Civil a radioamadores. A palestra contou com a participação do General Mário de Oliveira Seixas - Secretário SMCASP de Campinas, Sidnei Furtado Fernandes e do palestrante Eng. Gerson Kenji Agata. DATA: 01 DE JUNHO DE 2006 - II Curso de Formação de Agente II Curso de Formação de Agente para os funcionarios do Departamento de Defesa Civil - Palestra sobre Radioamadorismo e Rener Labre Campinas DATA: 15 DE SETEMBRO DE 2006 - Simulado Defesa Civil - Vazamento Amônia O simulado de vazamento de amônia com vitimas contou com a participação de vários voluntários, estudantes, e demais orgão públicos e privados. DATA: 16 DE MARÇO DE 2007 - Simulado Soterramento Sanasa O simulado organizado pela Defesa Civil foi realizado em um estação de tratamento de água da Sanasa/Campinas. Participaram desse simulado aproximadamente 35 pessoas entre bombeiros, samu, voluntários da sanasa, integrantes da defesa civil de várias cidades da região metropolitana de Campinas.

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

GERSON MOTARELI – PY2BRZ WILSON ROBERTO KINDERMANN – PY2KIN RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores PALESTRANTE GERSON MOTARELI – PY2BRZ py2brz@uol.com.br http://py2brz.amprnet.com WILSON ROBERTO KINDERMANN – PY2KIN wkin@itelefonica.com.br LABRE SP http://www.labre-sp.org.br labresp@labre-sp.org.br (11) 6193-9888