Projetos Literários na

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
Esta é a escola onde trabalho
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Software 101 atividades. Trabalhos realizados pelos alunos do Pré II com a professora Ingrid nas aulas de informática.
OS TRÊS PORQUINHOS.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Currículo oficial de São Paulo
PROJETO DE LIBRAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Percepção do Espaço Pela Criança
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Relatório de Proposta de Projeto
Novas Tecnologias no EJA,
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Construção de um jogo de boliche
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Edição: Site da Educação – SEDUC
Coordenadora: Eliana Magalhães
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
O cinema na vida de cada um
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
“Um país se faz de homens e livros”
Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Estratégias para o atendimento pedagógico
Transcrição da apresentação:

Projetos Literários na Escola Infantil 20 de Agosto de 2005 Hotel InterCity POA

ROTINA: CHEGADA E BRINQUEDO LIVRE OLHAR AS AGENDAS TRABALHINHO PÁTIO HIGIENE E LANCHE BRINQUEDO LIVRE MASSINHA ORGANIZAÇÃO PARA SAÍDA

CENTRO DE INTERESSE O QUE É QUE VOCÊS QUEREM ESTUDAR? ELEIÇÃO

Centro de Interesse: AS BALEIAS

TEM O SEU PORQUÊ E PARA QUÊ TODA AÇÃO EDUCATIVA TEM O SEU PORQUÊ E PARA QUÊ

O QUE É CONSTRUTIVISMO?

O sanduíche da Maricota Regras do jogo: jogar o dado e comprar o ingrediente sorteado.

TODA AÇÃO EDUCATIVA TEM O SEU PORQUÊ E PARA QUÊ

DESENVOLVIMENTO MOTOR CAPACIDADE MOTORA FINA HABILIDADES AUTONOMIA DESENVOLVIMENTO MORAL CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL GRUPO 3 - TRIMESTRE I IDENTIDADE E AUTONOMIA * Desenvolver a atenção através de jogos, atividades e rodas literárias; * Desenvolver a socialização, a participação em grupo e o espírito de colaboração; * Construir e respeitar regras e combinações do grupo; * Exercitar a construção da autonomia; * Expor opiniões, confrontando idéias; * Saber ouvir e respeitar os colegas; *Organizar jogos e materiais da sala; * Reconhecer a rotina das atividades, respeitando-as; * Cuidar e organizar seus pertences

LÓGICA , CIÊNCIAS E CONHECIMENTOS GERAIS * Desenvolver orientação espacial; * Reconhecer seu crachá – na chamada e na mochila; * Construir o conceito de noção do tempo (antes/depois, ontem/hoje/amanhã); * Estimular percepções sensoriais; * Identificar as cores, nomeando-as; * Reconhecer e participar de datas comemorativas da família, escola, comunidade; * Identificar e nomear as partes do corpo; * Participar das aulas especializadas;

MATEMÁTICA * Contar objetos de 1 a 3; * Explorar blocos lógicos, classificando-os; * Classificar e seriar objetos respeitando diferentes atributos (cor, forma, tamanho); * Realizar todas as etapas dos jogos, e seus relatórios; * Realizar escrita gráfica de 1 a 3; * Quantificar objetos utilizando materiais concretos; * Representar quantidades através de colagens, desenhos ou materiais concretos; * Estabelecer relações de grandeza (alto/baixo, pequeno/grande); * Ordenar objetos do > ao < e vice-versa; * Estabelecer relações termo-a-termo; * Trabalhar conservação de quantidade e inclusão de classe (sobrou/faltou)

LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA * Narrar histórias, fatos e acontecimentos; * Identificar personagens e seqüenciar narrativas; * Diferenciar a escrita gráfica do desenho; * Estimular a linguagem escrita; * Reconhecer a letra inicial do nome; * Escrever o seu nome com o auxílio do crachá; * Produzir novas histórias, a partir de uma contada ou não; * Explorar livros infantis, relacionando as histórias aos fatos do dia-a-dia;

ARTES PLÁSTICAS MUSICAIS * Desenvolver a capacidade de criar, inventar, descobrir; * Explorar diferentes materiais, com diversas texturas e técnicas; * Utilizar o pincel adequadamente; * Manusear a tesoura, recortando livremente; * Rasgar, amassar e colar com diversos materiais; * Nomear as cores; * Representar graficamente a figura humana; MUSICAIS *Desenvolver a percepção auditiva e a memória; * Conhecer e cantar diferentes músicas infantis e populares; * Expressar-se corporalmente ao som de variados ritmos; * Identificar instrumentos musicais (pandeiro, flauta, tambor, chocalho...);

INFÂNCIA “Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representa-la. É difícil crer que essa ausência se devesse à incompetência ou à falta de habilidade. É mais provável que não houvesse lugar para infância neste mundo.” (ARIÈS, 1981: 50).

“Os projetos literários partem de histórias voltadas para as crianças “Os projetos literários partem de histórias voltadas para as crianças. As histórias servem de pretextos para descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar chato.” Monteiro Lobato A professora lista os conteúdos a serem desenvolvidos no trimestre, dentro das diferentes áreas: literatura e língua portuguesa, matemática, lógica, ciências e conhecimentos gerais, identidade e autonomia, artes plásticas e música. Escolhida a história desencadeadora do projeto literário, ela vincula alguns conteúdos do trimestre para aquela história, trabalhando-os de maneira lúdica e prazerosa.

Projeto Literário: O CARACOL Língua Portuguesa: Jogos de Interpretação C/L/CG: Mostrar um caracol, ver suas características, o que come... Matemática: Seriação, trilha Artes: Construção dos animais da história (sucata, massinha, móbiles...)

Projeto Literário: ÉRICA E OS IMPRESSIONISTAS Língua Portuguesa: História coletiva, Escrita espontânea Matemática: Trilha do museu, Combinações de numerais com o total 5 L/C/CG: Pintores Impressionistas: Degas, Monet, Renoir Artes Plásticas: Releitura das obras

“Pode-se viver no mundo uma vida magnífica quando se sabe trabalhar e amar: trabalhar pelo que se ama e amar aquilo em que se trabalha”