Tomorrow’s Children Riane Eisler

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Porque ensinar Ciências na Escola?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
I- Concepção de Educação
Máscaras Africanas.
Teorias Pós-críticas do Currículo
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Parâmetros Curriculares Nacionais
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professora Suraia Rahmé
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Etnografia e Etnologia
Público Escola.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Profa. Reane Franco Goulart
O que é ensinar história?
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Construindo a cultura educacional inclusiva
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
“Um país se faz de homens e livros”
A teoria pós-colonialista do currículo
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Matriz de avaliação processual
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Transcrição da apresentação:

Tomorrow’s Children Riane Eisler Da Habilidade de contar aos Acontecimentos Atuais

Da Habilidade de contar aos Acontecimentos Atuais ...”até nós vermos o que nós somos, nós não podemos pular etapas para nos tornar o que poderíamos ser.” Charlotte Perkins Gilman Da Habilidade de contar aos Acontecimentos Atuais

Tarefas chaves da educação: oferecer um quadro mais realístico e otimista de quem nós somos e podemos ser. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

Proposta do capítulo: Mostrar como as histórias se relacionam para vários aspectos de nossa aventura humana na terra e que podem ser incorporados dentro do currículo existente pelo seu entrelaçamento com os fios horizontais da aprendizagem de parceria entrelaçada. Da Habilidade de aos Contar Acontecimentos Atuais

Tipos de fios horizontais: Primeiro feixe: consiste de um campo estabelecido e emergente (os 3 R, as ciências físicas, as ciências da vida, as ciências sociais, as humanidades, arte, música e educação física). Segundo feixe: inclui questões de interesse imediato dos estudantes (relacionamento, sexualidade, televisão e outros meios de comunicação). Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais A aprendizagem ocorre através: da cognição (o intelecto) do afeto (as emoções) da conação (a vontade) soma (corpo) Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Ciências da Vida: A educação do século XXI deve incluir fundamentos sólidos em ciências. Nas séries iniciais a aprendizagem sobre as ciências pode ser facilitada por meio de formas de vida com as quais nós compartilhamos em nosso habitat natural. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Ciências da Vida: No ensino médio e na universidade os estudantes estarão prontos para aprender as últimas descobertas científicas. Ao estudar as ciências da vida num contexto evolucionário, os estudantes podem ser tornar conscientes que vivemos num relacionamento simbíotico com os demais organismos vivos. Da Habilidade de Contar Acontecimentos Atuais

As Ciências da Vida: Professores podem ajudar os jovens a eliminar as idéias equivocadas: documentários e programas de televisão focam o comportamento predatório dos animais e não o cooperativo. Cavalos Marinhos e Pingüins Imperadores compartilham o nascimento. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Ciências da Vida: Estudo dos Chimpanzés Bonobo ajuda na aprendizagem da sexualidade humana. Estudo das espécies leva a sentimentos de empatia e assim a uma consciência ecológica. As aulas das ciências da vida nós leva a ver que estamos todos interconectados – um com o outro e com o nosso habitat. Da Habilidade de Contar Acontecimentos Atuais

As Ciências da Vida: As aulas das ciências da vida também ajudam a entender como o conhecimento científico é construído. Meta da Educação Multicultural: ajudar os estudantes a analisar criticamente o conhecimento que eles dominam e ajudá-los a construir suas próprias interpretações do passado, do presente e do futuro. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Matemática: A matemática deve ser ensinada: em caminhos mais contextualizados, por exemplo, a partir de uma conexão multicultural e a dentro de uma dimensão emocional. Discutir a matemática no contexto da vida pode ajudar as crianças a estudá-la com um meio de sentido qualitativo e quantitativo de seu mundo. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Matemática: Os números, como as palavras, são ferramentas mentais. As mulheres são desencorajadas a estudar a matemática o que as exclui de estudar física, química, biologia e outras ciências. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Arte e a Criatividade: A arte é uma importante forma de expressão humana. Ensinada desta forma a partir das séries iniciais, ela ajuda as crianças a expressar a criatividade e a familiarizá-las com outras tecnologias criativas. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Arte e a Criatividade: A arte das mulheres têm sido classificada como artefato e a arte das culturas tribais tem sido descrita como “primitivas”. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Arte e a Criatividade: A arte pode ser ensinada em todos os níveis escolares e integrar todas as disciplinas. As representações artísticas retratam a realidade de diferentes épocas. A arte pode ser uma ferramenta de inspiração para criar um mundo mais justo e menos violento. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Arte e a Criatividade: Muitos artistas contemporâneos estão usando a arte como um caminho para a análise crítica e para imaginar um mundo melhor. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Arte e a Antiga História Ocidental: O estudo da arte como parte integrante das aulas de história ajuda a formar cidadãos mais ativos na criação de uma sociedade mais pacífica e justa. As primeiras artes celebravam a vida e a natureza. As posteriores mostravam guerreiros matando e mutilando outros. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Arte e a Antiga História Ocidental: O uso das imagens artísticas aumenta e amplia o conhecimento dos jovens sobre a história Grega e Romana. Através da arte, os estudantes podem ter conhecimento de civilizações anteriores a civilização Grega e Romana que viviam em sistemas de parceria. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A História dos Estados Unidos A história dos EUA é marcada por ações de dominação e violência de indígenas e escravos-africanos. O ensino de história dos EUA focalizou a versão do vencedores (homens brancos) iniciando com os primeiros colonos brancos. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A História dos Estados Unidos Deve se primar por uma concepção de história multicultural. O professores devem tratar a história como ela foi construída, considerando as relações de dominação. Questionando e contribuindo com os princípios básicos como liberdade de expressão. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A História dos Estados Unidos Questionando e contribuindo com os princípios básicos como liberdade de expressão. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Literatura: pode ajudar na compreensão de como as atitudes são moldadas de forma inconsciente pelas histórias. Perspectiva multicultural e equilibrada em termos de gênero desenvolve maior compreensão e empatia por grupos marginalizados. No currículo convencional o estudo da literatura raramente leva em conta o contexto histórico e cultural. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Literatura: Os textos clássicos refletem a desvalorização das mulheres e espelham e reforçam uma ordem social dominada pelo sexo masculino. Analisar nossa herança literária pelas lentes analíticas do ‘continuum’ parceria-dominação é discutir as histórias em que personagens masculinos brutalizam e traumatizam mulheres. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Literatura: Os textos clássicos refletem a desvalorização das mulheres e espelham e reforçam uma ordem social dominada pelo sexo masculino. Analisar nossa herança literária pelas lentes analíticas do ‘continuum’ parceria-dominação é discutir as histórias em que personagens masculinos brutalizam e traumatizam mulheres. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Literatura: Os educadores começam a reconhecer que ler poesia e outros escritos de mulheres consiste em uma experiência de aprendizagem importante. ‘Herland’, Charlotte Perkins Gilman imagina uma sociedade governada e organizada por mulheres: cuidar das crianças consiste na principal preocupação social. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Literatura: Discutir os contextos sociais que promovem comportamentos nocivos versus aqueles que traduzem auxílio e cuidado para compreender a diferença entre os modelos de parceria e de dominaçãocomo possibilidades humanas. De forma podemos criar um mundo no qual a parceria e não a dominação, seja a norma aceita? Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Linguagem: a educação da parceria possibilita compreender como nossa linguagem pode inconscientemente reforçar uma visão de mundo dominadora, como as palavras moldam nossos sistemas de valores, nossa visão de mundo. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

A Linguagem: A maioria dos clássicos literários e humanitários é escrita em uma linguagem racista e sexista: as palavras são um desafio para professores e alunos. Os alunos podem criar uma linguagem de parceria, usando e inventando palavras e frases que a reforcem. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Humanidades: por uma perspectiva de parceria, os assuntos humanos são mais multiculturais, equilibrados em termos de gênero e centrados nos direitos humanos e em responsabilidades. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Humanidades: A matéria segue o pensamento dos filósofos ocidentais e discute questões básicas como o nosso cosmos e a nossa espécie. Ensinada dessa forma excluiu a maior parte da cultura não ocidental e metade da humanidade: a mulher. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Humanidades: Tudo o que é freqüentemente incluído sob a descrição das humanidades tem contribuído para uma grande desumanidade. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Humanidades: Uma abordagem mais equilibrada em termos de gênero ao estudo das humanidades incentivará os alunos de ambos os sexos a traços e comportamentos de alto valor, em geral considerados estereótipos femininos: a não violência, a empatia, o cuidado e o carinho. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Humanidades: Devido ao trabalho dos soldados ser considerado socialmente valioso, recebem pensões governamentais, mas não existe isso para mulheres e homens que realizam o trabalho essencial e exigente de cuidar de crianças. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Humanidades: Essas questões são importantes se os professores incluírem o elemento da conação - ou vontade de agir - na aprendizagem. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

As Humanidades: Os alunos ao usarem os modelos de parceria e de dominação como guias para examinar valores, podem participar ativamente na criação de um sistema de valores mais humano, necessário para um futuro melhor. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

Acontecimentos Atuais/Atualidades: Visão Holística Multicultural Ideológica Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

Acontecimentos Atuais: Encorajamento da discussão política Discussão Social e Discussão Individual Liberal “muito liberal” vs. Conservadora Manter o controle Promoção de políticas (femininas) Divisão de poder na sala de aula Cidadãos do Mundo – Ação Social Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais