PROJETO PEDAGÓGICO 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

MONITORES MIRINS POIE EDMILCE
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Nazaré Marta M. C. Lazarone
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Máscaras Africanas.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Esta é a escola onde trabalho
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Ateliê Cultural Oficinas Lezanfan 2014
OS TRÊS PORQUINHOS.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LEILÃO DE JARDIM.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Projetos Literários na
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Escola Secundária Fernando Namora
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROJETO.
Tema central e eixos temáticos
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Construção de um jogo de boliche
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
TRABALHO COLABORATIVO
Transcrição da apresentação:

PROJETO PEDAGÓGICO 2010

PERFIL DAS CRIANÇAS NO INÍCIO DO ANO Crianças ansiosas para iniciar a escola; Demonstração de expectativas sobre o que irão fazer; Agrupamento das crianças por vínculo em relação ao ano anterior por afinidade ou gênero; Autonomia das crianças durante a realização das atividades; Crianças ativas e falantes;

Demonstração de interesse e curiosidade; Crianças que se apropriam do espaço; Confiantes; Cooperativas; Alegres; Amigas e afetuosas; Crianças iniciantes na escola: questionadoras, autônomas, com algumas atitudes de convivência já interiorizadas; Crianças do 1º Estágio apresentando algumas atitudes agressivas.

PRIORIDADE CONSTRUÇÃO e OTIMIZAÇÃO dos espaços e tempos das crianças, pois acreditamos que elas devem ser vistas como protagonistas dos seus fazeres, participando e elaborando de forma ativa e autônoma de sua infância.

M E T A S Promover o conhecimento, o relacionamento franco e a participação das famílias das crianças na vida escolar. Desenvolver a socialização da criança, visando uma boa convivência com o outro, onde todas as relações sejam permeadas por valores éticos, respeitando as diferenças e fazendo uso de valores / princípios importantes para a convivência em sociedade (respeito, solidariedade, cooperação, tolerância, verdade, honestidade, entre outros).

Contribuir para a formação da identidade das crianças como um ser com sua singularidade, história de vida, reconhecendo e valorizando as diferenças existentes entre as crianças e, dessa forma, beneficiando a todas no que diz respeito ao seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos. Interagir com os meios físico e social de forma autônoma. Despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento e aprendizagem. Favorecer o desenvolvimento do pensamento /raciocínio através de situações problematizadoras envolvendo jogos, brincadeiras, histórias. Construir e otimizar espaços e tempos onde as crianças possam desenvolver os diferentes sentidos e a capacidade criadora nas diferentes linguagens.

Sala de Aula Brinquedoteca Sala de Leitura Sala de Música ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE SALAS / ESPAÇOS AMBIENTES Sala de Aula Brinquedoteca Sala de Leitura Sala de Música Sala de Vídeo Parque Laboratório de Informática Educativa Pátio (área externa)

PROJETOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS 1º Estágio A Construindo a identidade da criança através da Literatura Infantil 1º Estágio B Identidade e artes visuais 1º Estágio C Brincadeiras e música 1º Estágio D Meu corpo

PROJETOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS 2º Estágio A Construindo a identidade da criança através da Literatura Infantil 2º Estágio B Construindo valores através das histórias infantis 2º Estágio C Auto-retrato 2º Estágio D O mundo e eu

PROJETOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS 3º Estágio A Construindo valores através de histórias e brincadeiras 3º Estágio B Música e movimento 3º Estágio C Corpo e movimento 3º Estágio D Cuidando do meio ambiente

RECURSOS UTILIZADOS Atividades em grupo / individual Exploração das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) Jogos e brincadeiras diversas Jogos e brincadeiras cooperativas Jogos de mesa (dominó, memória, quebra-cabeças, etc)

Exploração a observação do meio físico e natural Conversas na roda Relatos Leitura de histórias Atividades com diferentes portadores de textos Manuseio de livros Projeto “Empréstimo de Livros” Desenhos

Produção de textos coletivos Escrita espontânea Pesquisa Fotos Laboratório de Informática Atividades culturais / recreativas / eventos com a participação da comunidade: Festa da alegria Festa da Páscoa

Teatro: O Flautista de Hamelin Comemoração do “Dia das Mães” Passeio ao Jardim Zoológico Festa Junina Comemoração do “Dia dos Pais” Ida ao Circo dos Sonhos Festa da criança 2ª Mostra Cultural da Unidade Ida à Sitiolândia Festa de encerramento

EMEI ESTRADA TURÍSTICA DO JARAGUÁ - 2010 EXPLORAÇÃO das diferentes técnicas em artes visuais (desenho, pintura, modelagem, recorte, colagem) PROJETO SELF – SERVICE DRAMATIZAÇÃO MÚSICA IMITAÇÃO DANÇA EMEI ESTRADA TURÍSTICA DO JARAGUÁ - 2010