Resultados e Ações Pré-Certificação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
FACULDADE METROPOLITANA
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS – USP
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Semana de Recepção aos Calouros de 2006
Estratégias e Experiências
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO 14001
Sistemas de Gestão Integrada
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Programa Algar Educa “Educação Integral”
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Sugestões de ações para implantações
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Curso Técnico em Meio Ambiente
Instrutor: Objetivos:.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Auditoria da Qualidade
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Qualidade de Produto de Software
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
Sistema de Gestão Ambiental
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Capitulo 9 Análise de Sistemas da Qualidade. 4 empresas em diferentes setores industriais: Empresa 1 – autopeças, Empresa 2 – construção civil, Empresa.
Transcrição da apresentação:

Resultados e Ações Pré-Certificação IX SEMINÁRIO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA FCFUSP 14 de setembro de 2006 SGA da FCF-USP: Resultados e Ações Pré-Certificação Profa. Dra. TEREZINHA DE JESUS A. PINTO

Projeto de Implementação do SGA na FCFUSP O trabalho tem por objetivo estabelecer para a FCFUSP uma política ambiental apropriada às atividades, produtos e serviços através de Sistema de Gestão Ambiental (SGA), permitindo à Unidade atingir e controlar sistematicamente o nível de desempenho ambiental visando ao seu aprimoramento contínuo, em consonância com as iniciativas Institucionais.

Esquema da metodologia utilizada na implantação do SGA na FCFUSP PROJETO DE IMPLANTAÇÃO Etapa 1 - Avaliação para o Planejamento Análise do sistema Treinamento: Seminário de Gestão Ambiental Etapa 2 - Planejamento Assessoria Treinamento: Curso para Formação de Coordenadores do Sistema de Gestão Ambiental Etapa 3 - Implantação Treinamento: Curso para Formação de Auditores Internos do Sistema de Gestão Ambiental Etapa 4 – Avaliação da Implantação Análise do Sistema Etapa 5 – Ações de Pré-Certificação Treinamento: Curso de Preparação para Certificação PLANEJAR IMPLEMENTAR VERIFICAR AJUSTAR / APRIMORAR

Etapa 1 Avaliação para o planejamento Consistiu na atividade inicial que permitiu mapear todos os aspectos frágeis, merecendo maior preocupação, em toda a unidade. Nesta etapa foram definidos os colaboradores e indicados os bolsistas (acadêmicos) a fazerem parte do grupo.

Etapa 2 Planejamento Foram definidas as ações aplicáveis à melhoria e a abrangência do Programa, com vistas à análise de objetivos, diretrizes e política ambiental da FCFUSP Após esta definição foi realizado um levantamento das necessidades em termos de elaboração de procedimentos e instruções, processos, treinamento entre outros Elaboração de cronograma que, desdobrado pelos departamentos e áreas, serviu como instrumento fundamental para monitorar o atendimento aos objetivos do SGA e corrigir os problemas encontrados.

Etapa 3 Implantação A etapa caracterizou-se pela preparação dos documentos do Sistema, conforme a estrutura definida na etapa de planejamento (Procedimentos, Instruções de Trabalho, Manual do Sistema de Qualidade, Registros), realizada pelo grupo de coordenadores, divulgando-se as práticas inerentes e treinando-se o pessoal quanto aos procedimentos adotados. Durante esta etapa está previsto o programa de auditorias internas, que irá assegurar a contínua adequação documental aos requisitos especificados, para posterior avaliação da eficácia prática dos métodos adotados.

RESULTADOS OBTIDOS

CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS CRÍTICOS

ATUALIZAÇÃO DAS PLANTAS DA FCF (Rotas de Fuga, Mapas de Riscos, Plano de Abandono, Identificação Visual etc)

CRIAÇÃO DO PROGRAMA “PARCEIROS DA FCF”

ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA OBTENÇÃO DO ALVARÁ DO CORPO DE BOMBEIROS

DIVULGAÇÃO DO SGA EM EVENTOS Trabalho Painel “Comissão Interna de Q&P da FCF –Trajetória e Perspectivas” 9º Encontro de Q&P da USP, 2001 Palestra “Implementação de SGA na FCFUSP” Congresso “Global Conference”, 2002 “Comissão Interna de Q&P da FCF: Trajetória e Perspectivas” II Semana deQualidade “USP QUE FAZ” Campus Bauru 2002 “A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e a Questão Ambiental” I Fórum das Universidades Públicas Paulistas de Ciência e Tecnologia de Resíduo, 2003

ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E MANUAL DO SGA PSGA 09 CONTROLE DE DOCUMENTOS Página: 1 / 16 Data:29/07/03 Revisão: Doc.Nº: Identificação TÍTULO DO DOCUMENTO ESPECIFICAÇÃO DO DOCUMENTO Aprovado por: Revisado por: Elaborado por:

ELIMINAÇÃO DO PASSIVO QUÍMICO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS

FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

SINALIZAÇÃO EXTERNA E INTERNA

ENCAMINHADOS À RECICLAGEM COLETA SELETIVA E CAMPANHA DE MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS Redução 50% 2002 a 2005 (2536 X 1256 unidades de copos descartáveis) ENCAMINHADOS À RECICLAGEM Papel 300 kg/mês Plástico 100 kg/mês Vidros 400 kg/mês

OBTENÇÃO DE LICENÇAS DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS CADRI’s (Certificado de Destinação de Resíduos Industriais) Licença CETESB

CONTRATAÇÃO DE BOLSISTAS DO SGA 5200/horas de trabalho Levantamento dos aspectos e impactos Levantamento de equipamentos críticos Confecção da documentação do SGA Atualização das plantas Apresentação de trabalhos em Congressos Trabalho de conscientização

REALIZAÇÃO DE OITO EVENTOS ANUAIS DE Q&P COM FOCO NO SGA

UNIDADE DE TRATAMENTO E RECICLAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

TREINAMENTOS FINAL E CONTINUADO Entrega do Manual de Gestão Ambiental e Procedimentos Procedimentos Gerais: que todos devem ter conhecimento Procedimentos Específicos: de cada dependência

Etapa 4 Avaliação da Implantação Esta avaliação será conduzida após a implantação dos procedimentos e instruções, e permitirá o Gerenciamento do Sistema, quanto à adequação e eficácia de toda a documentação necessária.

Etapa 5 Ações de pré e pós certificação Após avaliações descritas na etapa anterior, e tendo por base o relatório de recomendações elaborado, o grupo de trabalho irá finalizar a implantação do Sistema e preparar o processo de certificação. Os procedimentos e instruções serão revisados e a implementação complementada em tempo hábil para atender os prazos de certificação. Serão, após certificação, propostas melhorias a serem adicionalmente incorporadas.

Obrigada Profa. Dra. TEREZINHA DE JESUS A. PINTO www.fcf.usp.br tjapinto@usp.br