A Rede Em Rede: A Formação Continuada na Educação Infantil Secretaria Municipal De Educação DOT Educação Infantil 2005-2008
Readequação da Proposta Demandas apresentadas pelas CEs: Ampliação do atendimento para 100% das UEs; Inviabilidade da proposta em função da realidade geográfica das regiões: os pólos apresentados poderiam inviabilizar a operacionalização da proposta; Reivindicação da CEs quanto à participação no processo de formação.
Readequação da Proposta Demandas das CEs Nova proposta da DOT EI: Formação de 26 grupos de CPs Assim atingiremos a meta de 100% dos CPs já em 2006 Coordenação dos Grupos : 21 grupos coordenados pelos formadores das CEs + 5 grupos coordenados pelos formadores da DOT-EI Supervisão dos grupos: A equipe de DOT EI assume, em parceria com a assessoria, a supervisão de todos os grupos coordenados pelas CEs
Objetivos Fortalecer o papel das DOTs Pedagógicas das CEs Apoiar a tarefa dos trios gestores de elaborar e implementar projetos locais de formação continuada de professores em todas as unidades educacionais, cada especialista a partir das especificidades de sua função Fortalecer o papel do CP na formação continuada dos professores e das comunidades educativas Aperfeiçoar o trabalho pedagógico desenvolvido Criar referências para a organização de rotinas pedagógicas
Oferecer formação para Meta 2006 Oferecer formação para 100 % dos CPs de CEIs e EMEIs
Estratégia Criação de uma Rede de Formação Continuada de Educação Infantil, de caráter descentralizado em sua execução e integrado em sua concepção, que articule os esforços da DOT EI e das CEs na formação continuada das comunidades educativas a partir das orientações expressas pela DOT
A Rede de Formação : Os Coordenadores em Ação Formação da rede: A rede será formada a partir dos CEIs e EMEIS, representados por seus CPs e Diretores, apoiados pelas CEs (Supervisores e Técnicos) e sustentados pelas orientações de DOT
Quem participará? Como se expande? Coordenadores Pedagógicos de CEIs e EMEIs que aderirem ao programa de formação, desde que atendam às condições de inscrição Como se expande? Em três fases, de 2006 a 2008, articuladas entre si, oferecendo diferentes oportunidades de interlocução aos participantes
Princípios do trabalho Concepção de formação profissional: apropriação pelo sujeito de formas de sentir, pensar e agir em situações criadas no ambiente onde a profissão é exercida e de formas de atribuir significados ao processo de formação. Valorização do CP na posição de estudioso e de especialista na área: criar oportunidades para o CP desenvolver competências para estudar, criar novas práticas e formar conceitos, opiniões fundamentadas e atitudes de promoção humana. Formação ao redor de um eixo temático que articule o trabalho nas UEs
Princípios do trabalho Metodologia de formação visa ampliar a experiência de formação que os CPs já realizam em suas unidades. Além disso o processo de formação dos CPs deve enriquecer o ambiente das UEs. Valorização das linguagens infantis como instrumentos culturalmente elaborados e como seu desenvolvimento pode se beneficiar do contacto com modelos que são familiares à criança. Apoio do Diretor e do Supervisorcontinuidade do trabalho com os Trios Gestores.
Fase 1 Apropriação 18 encontros Constituição dos Grupos (CPs e formadores) Coordenação: DOT EI e CEs Supervisão: DOT EI Focos Conteúdos básicos da EI e instrumentos do CP Temáticas Tempos e espaços para o trabalho com as linguagens nos CEIs e EMEIs O CP como formador local e seus instrumentos de trabalho
O CP como formador local e seus instrumentos de trabalho O CP como parceiro mais experiente no reconhecimento das práticas e concepções presentes no cotidiano do CEI e da EMEI O CP e o debate de idéias pedagógicas na formação dos professores A mediação do coordenador pedagógico na concepção, organização e manutenção dos ambientes de CEIs e EMEIs
Os diferentes tipos de registro na formação do professor O planejamento dos professores e a mediação do coordenador pedagógico A observação dos ambientes de aprendizagem e a devolutiva aos professores A elaboração de planos de formação de professores
Introdução às idéias e conceitos presentes na educação infantil Educar e cuidar: por que a educação infantil passou a tratar desses dois conceitos de modo integrado? Aprendizagem e desenvolvimento O que significa ensinar na educação infantil Rotina: espelho das concepções⇨ atividades permanentes, seqüenciais e projetos
Tempo e espaço para viver, crescer e aprender Um olhar formativo para a questão dos ambientes nos CEIs e EMEIs As diferenças entre espaço e ambientes Princípios da organização de ambientes de qualidade Critérios para a organização dos espaços Critérios para a organização de materiais Critérios para a organização do tempo
Infância, cultura e a brincadeira no CEI e na EMEI Jogo, brincadeira e faz-de-conta Os jogos de imitação Da imitação à representação O faz-de-conta e as narrativas infantis
A comunicação no CEI e na EMEI Avaliação e diagnóstico como instrumentos para o planejamento do professor: Os materiais disponíveis As interações Referências para a organização do tempo e do espaço
Um olhar formativo no planejamento de um trabalho com diferentes linguagens: comunicação e expressão gestual; ambientes comunicativos de crianças de 0 a 2 anos a comunicação verbal e os primeiros jogos de imitação as palavras: a brincadeira cantada e outros textos de tradição oral e seu papel no jogo, na brincadeira e nos processos de letramento da criança a roda de conversa e as situações informais de comunicação apropriação da leitura e da escrita a roda de histórias: o papel da leitura cotidiana na infância
Criação plástica e visual Os fazeres dos bebês A gestualidade do bebê e as primeiras marcas gráficas O papel da garatuja no percurso de criação infantil A questão dos modelos e o do desenho livre Propostas e intervenções do professor
A dança e a música: os fazeres musicais Os primeiros sons do mundo e a musicalidade entre os bebês Música e movimento, uma relação delicada A questão dos modelos e do repertório musical que se apresenta às crianças A escuta e a criação musical na infância Propostas e intervenções do professor
Fase 2 Aprofundamento Após a primeira fase os Coordenadores poderão elaborar um projeto de formação de professores, em parceria com a sua CE, que aprofunde os conteúdos trabalhados na Fase 1.
Fase 3 Criação Partilhada Realização, apresentação, debate de projetos inter-unidades de trabalho com as diferentes linguagens com as crianças de CEIs e EMEIs
As primeiras ações: DOT EI e CEs Organização da rede: divulgação da formação, inscrições, seleção de locais, elaboração/ organização dos materiais de apoio... Apoio dos representantes das CEs aos CPs através da articulação dos Trios Gestores
Ações complementares Divulgação das produções realizadas na formação: vídeos, periódicos, portal... Grandes encontros de formação do Trio Gestor, de acordo com os conteúdos desenvolvidos nos módulos: seminários, congressos...
Ações das CEs Promover o relacionamento com e entre as Unidades: investimento nos Trios Gestores Participar das reuniões de planejamento e supervisão na DOT EI formadores* das CEs Discutir com a DOT EI as condições para inscrição dos CPs: freqüência, tarefas, estudo... Implementar a infra estrutura regional Disponibilizar os materiais necessários para a formação: reproduções, fitas...
Formadores das CEs Ter, preferencialmente, participado dos grupos de Gestão Pedagógica e/ ou dos Grupos de Trabalho de DOT EI Ter disponibilidade de tempo para realizar a formação, participar das reuniões e assessorias em DOT EI e elaborar os relatórios necessários.
Materiais de apoio Documento elaborado com participação de representantes das CEs Tempos e Espaços para a Infância e suas Linguagens nos CEIs, Creches e EMEIs Conjunto do ADI Magistério: cadernos e vídeos Fichário de 2 furos Roteiros de estudo e formação: apoio à ação formativa dos CPs, alimentando seus projetos de trabalho nos CEIs e EMEIs Banco de referências bibliográficas e de assessorias
Ações da DOT EI Gerenciamento da proposta Planejamento Supervisão Diretrizes Conteúdos Planejamento Pautas (2 momentos) Organização dos encontros de formação Supervisão
2006 Quadro de Distribuição PÓLO UNIDADES EDUCACIONAIS TOTAL % CEI EMEI FORMADORES TOTALIZAÇÃO 803 100 336 467 100% 66 44 30 43 2 3 4 5 7 8 73 25 16 41 13 SÃO MATEUS 28 26 56 12 GUAIANASES 39 37 76 11 SÃO MIGUEL PTA. 22 40 62 10 ITAQUERA 32 46 78 9 PENHA 27 52 18 SANTO AMARO CAPELA DO SOCORRO 83 6 CAMPO LIMPO PIRITUBA BUTANTÃ 31 FÓ/BRASILANDIA 47 JAÇANÃ/TREMEMBÉ 61 24 65 1 IPIRANGA
2006 Calendário MÊS FEVEREIRO 14 21 MARÇO 7 - 21 14 - 28 ABRIL 04 - 18 11 - 25 MAIO 2 - 16 - 30 9 - 23 JUNHO 13 - 27 06 - 20 AGOSTO 08 - 22 01 - 15 - 29 SETEMBRO 05 - 19 12 - 26 OUTUBRO 03 - 24 17 - 31 NOVEMBRO 07 - 21 18 ENCONTROS MÊS