CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Proposta para formação continuada
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Essa é minha escola.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Programas sociais para a infância
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Gestão da Educação Infantil
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
nem elogios, nenhuma fama, simplesmente
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
PAIC 2013.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Vamos refletir sobre a Educação Infantil!
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Transcrição da apresentação:

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 A concepção de Educação e Infância perpassa o observado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: “ A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que desenvolve, mas também o marca” Entende-se a Infância e a própria Educação infantil como um tempo precioso, em que se tem muita curiosidade para explorar e descobrir tudo o que cerca, em que se brinca, em que se aprende, em que se observa e se é observado, em que se fala e também se escuta, em que constroe e descontroe, enfim um tempo precioso, em que se tem muita curiosidade para explorar e descobrir tudo que o cerca.

CONCEPÇÃO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 CONCEPÇÃO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 Na situação atual, em que os Centros de Educação Infantil vem construindo sua identidade dentro da Educação Municipal, a equipe escolar vem discutindo e buscando refletir dentro das situações ocorridas no cotidiano a concepção de qual é o papel do CEI diante dessas demandas e desafios que se apresentam, principalmente na tentativa de superar a idéia de assistencialismo e compensação enraizada neste espaço. O grupo está no processo de construção de uma proposta educacional que contemple as possibilidades das crianças a aprender e se desenvolver, de reorganizar e organizar os tempos e espaços para atender as necessidades das crianças, a organizar a rotina de forma que respeite o diferentes ritmos das mesmas e que, portanto seja mais flexível e de discutir e refletir o planejamento e avaliação das propostas da rotina de modo que aperfeiçoe o cuidar e o educar, enquanto tarefas integradas voltadas a atender as diversas dimensões da infância.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 O CEI

RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO: Marta Delgado Koch da Silva CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO: Marta Delgado Koch da Silva COORDENAÇÃO: Cristina Antunes Tavares Ferreira CORPO DOCENTE: 31 AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO: 05 AGENTE ESCOLAR: 04 AGENTE DE APOIO: 05

RECURSOS FÍSICOS 1 sala com trocador; 6 salas comuns; CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 RECURSOS FÍSICOS 1 sala com trocador; 6 salas comuns; 4 banheiros infantis; 2 refeitórios; 1 lactário; 1 cozinha com sua respectiva dispensa; 1 lavanderia 1 almoxarifado 1 depósito; 1 sala para materiais pedagógicos;

RECURSOS FÍSICOS 1 secretaria; 1 sala de Diretor de Escola; CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 RECURSOS FÍSICOS 1 secretaria; 1 sala de Diretor de Escola; 1 sala de Coordenação Pedagógica; 1 banheiro da secretaria; 1 banheiro feminino para funcionários; 1 banheiro masculino para funcionários; 1 solário; Área externa com parque e pátio descobertos.

Turmas Quantidade Alunos Atendidos CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 Número de vagas Turmas Quantidade Alunos Atendidos Berçário I 02 14 Berçário II 02 18 Mini Grupo I 06 72 Mini Grupo II 02 50 Total 12 154 Período: Integral

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 As crianças atendidas por esta Unidade Educacional são advindas do próprio bairro, marcado por construções realizadas através de invasões, cujos moradores vieram das mais diversas regiões, principalmente do nordeste brasileiro. Uma característica evidente no bairro é que a construção das casas, em sua maioria, não possuem quintal e estão inacabadas, por não contar com nenhuma área de lazer, a rua se torna o único espaço onde as crianças costumam compartilhar suas brincadeiras. Muitas vezes tão pequenas num espaço tão inseguro sem nenhum acompanhamento de um adulto. Em uma entrevista realizada pelo CEI os pais relataram que as crianças possuem pouco acesso aos jornais, revistas e aos livros, bem como ao computador e internet. A situação das famílias constitui-se de baixa renda, mas possuem perspectiva de melhoria na qualidade de vida.

OBJETIVOS E FINALIDADES CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 OBJETIVOS E FINALIDADES

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 Entende-se como competência e responsabilidade inerentes a esse Centro de Educação Infantil, atentar para o respeito à dignidade e aos direitos da criança, considerando suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, religiosas, entre tantas. Oferecendo às crianças o acesso aos bens culturais, possibilitando o seu desenvolvimento das capacidades de pensar, expressar, comunicar e interagir.

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 METAS

Que ao final do Mini-Grupo II a criança seja capaz de: CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 Que ao final do Mini-Grupo II a criança seja capaz de: Expressar-se através das múltiplas linguagens com autonomia; Cuidar de si, de seus objetos de uso pessoal, do outro e do ambiente, respeitando as diferenças e valorizando atitudes que contribuem para uma vida saudável; Resolver conflitos sem o auxílio de um adulto e sem agressividade.

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 AÇÕES

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 Possibilitar experiências com as diferentes linguagens no cotidiano da criança, estimulando a mesma a expressar seus pensamentos, idéias, sentimentos e emoções; Propiciar a aquisição de autonomia através da prática dos hábitos alimentares saudáveis, higiene pessoal e cuidados com o seu corpo e com o do outro; Seleção e aquisição de novos brinquedos e realização de oficinas para a confecção de brinquedos pelos alunos, com o intuito de promover, através do lúdico (brinquedos e brincadeiras), a apropriação das diferentes linguagens e propiciar experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento global da criança; Discutir, refletir e definir claramente as etapas e níveis de aprendizagem a serem alcançados pelas crianças em cada agrupamento, elaborando o planejamento didático de todo o trabalho pedagógico de forma sequencial e construí-lo coletivamente.

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 DESAFIOS

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 Reorganizar o tempo e os espaços para que as crianças possam atingir os objetivos propostos; Desenvolver nas crianças, cuja faixa etária é de 0 à 4 anos, noções de cidadania; Possibilitar uma maior interação entre as crianças das diferentes faixas etárias.

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 Mini Grupo II

Mini Grupo I

Berçário I

Berçário II