ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

Elisa Maria de Assis
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
Ensino de Administração do Geral ao Específico 1 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ENADE EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes.
ENADE DEAES/INEP/MEC.
ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
STEMA ACIONAL VALIAÇÃO DUCAÇÃO S UPERIOR DE DA A E
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
RELAÇÕES ENTRE O ENADE E A AUTO-AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Sistema Seriado de Avaliação SSA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Simone Braz Ferreira Gontijo
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
Avaliação Educacional Externa
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
SINAES: Concepções e Diretrizes
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Avaliação Educacional Externa
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
DESENHO DO.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
2015 ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.  Componente curricular obrigatório;  Aferir o desempenho dos estudantes em relação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
O papel pedagógico do órgão gestor
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Documentos e Propostas legais
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004

OBJETIVOS avaliar o desenvolvimento de competências dos estudantes; oportunizar maior amplitude quanto aos objetivos educacionais; articular-se aos demais instrumentos que compõem o SINAES.

CONCEPÇÕES ênfase nas expectativas em relação ao perfil profissional que se deseja formar em cada curso; foco de avaliação no desenvolvimento de competências, para além dos conteúdos programáticos previstos.

CARACTERÍSTICAS GERAIS aplicação anual (a um conjunto de cursos pré-selecionados); utilização de procedimentos amostrais;utilização de procedimentos amostrais; aplicação de dois instrumentos: uma prova e um questionário.aplicação de dois instrumentos: uma prova e um questionário.

SOBRE A PROVA (1) investiga habilidades, saberes e competências fundamentais da área profissional; considera as Diretrizes Curriculares; evidencia: conhecimentos que compõem o perfil profissional, articulação teoria e prática, desenvolvimento do processo pedagógico.

SOBRE A PROVA (2) final do primeiro anoa mesma prova é aplicada aos estudantes do final do primeiro ano (7 a 22%) e do último ano (80%) (7 a 22%) e do último ano (80%); valor agregado a comparação dos resultados permite analisar o valor agregado adquirido durante a formação.

SOBRE A PROVA (3) Composta de duas partesComposta de duas partes : Primeira parte Primeira parte (componente comum): aplica-se a todos os cursos; avalia aquisição de competências gerais. Segunda parte Segunda parte (componente específico): contempla a especificidade de cada curso no domínio das competências.

SOBRE A PROVA (4) Formato da prova: Formato da prova: explora níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão; elabora estudo de caso, questões abertas, situações problemas, contextualizadas; propicia respostas por meio de: escala de respostas, Verdadeiro (V), Falso (F) e Não Sei (NS), múltipla escolha com alternativas problematizadoras.

SOBRE A PROVA (5) Formato da prova: Formato da prova: abrangência total do currículo não é exigida; complexidade em níveis diferenciados para estudante de 1º ano.

SOBRE A PROVA (6) Formato da Prova: Formato da Prova: enunciados claros, sem abuso de terminologia excessivamente técnica; identidade temática da área assegurada; rigor da avaliação.

SOBRE O QUESTIONÁRIO busca informações sócio-econômicas dos alunos e de seus familiares; contempla função social da profissão e aspectos fundamentais da formação profissional.

RESULTADOS Âmbito Interno à IES Espaço de Interlocução sobre o processo formativo: Estudante: visibilidade sobre a sua formação; Estudante: visibilidade sobre a sua formação; Professores e Coordenação do curso: avaliação e reflexão sobre o curso; Professores e Coordenação do curso: avaliação e reflexão sobre o curso; Dirigentes da IES: programas e ações comuns de interesse a vários cursos ou específicos. Dirigentes da IES: programas e ações comuns de interesse a vários cursos ou específicos.

Âmbito Externo à IES Subsídios aos processos avaliativos do SINAES; Subsídios aos processos avaliativos do SINAES; Componente do SINAES que subsidia a formulação de políticas públicas para a educação superior e o ensino médio. Componente do SINAES que subsidia a formulação de políticas públicas para a educação superior e o ensino médio. RESULTADOS

ENADE 1 o Ano do Curso 1ª Parte: 2ª. Parte 1ª Parte 2ª. Parte: Mensuração do Valor Agregado: Valor Agregado VA1 Valor Agregado VA2 ComparabilidadeInter-Cursos Subsídios para a Avaliação dos Cursos de Graduação e Avaliação Institucional SINAES Subsídios para o Ensino Médio Subsídios Educação Continuada ENADE Final do Curso ENADE: Desenho Operacional

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004