Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado

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O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
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Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado Orientação de Produção Orientação de Produto Orientação de Vendas Orientação de Marketing Orientação Societal ou Social

Orientação de Produção A Orientação de produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo Alta eficiência + Baixos Custos Distribuição de Massa - Ex. Tigres Asiáticos

Orientação de Produto A Orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras Qualidade + Desempenho - Ex. 3M

Orientação de Vendas A Orientação de Vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidades suficiente A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção contra: Inércia ou resistência dos consumidores que devem ser persuadidos - Ex. Organizações sem fins lucrativos,produtos não procurados etc..

Orientação de Marketing A Orientação de Marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados - alvos selecionados. Satisfazer a necessidade dos consumidores

Orientação de Marketing X Vendas A orientação de marketing adota uma perspectiva de fora para dentro, ao contrário da orientação de vendas. Venda e Promoção Lucros por meio do volume de vendas Fábrica Produto Orientação de Vendas Mercado Alvo Necessidade do Cliente Marketing Integrado Lucros por meio da Satisfação do Cliente Orientação de Marketing

Marketing Integrado PRODUÇÃO MARKETING CLIENTE FINANÇAS REC. HUM. O Cliente como função controladora e o marketing como a função integradora CLIENTE FINANÇAS REC. HUM.

MARKETING INTEGRADO PRODUÇÃO P REC. HUM. C COMERCIAL P P P FINANÇAS

Organograma Tradicional X Orientada para o cliente Clientes Alta Administração Pessoal da linha de frente Gerência de nível médio Gerência de nível médio Alta Administração Pessoal da linha de frente Pessoal da linha de frente Clientes Organograma de Empresa Moderna Orientada para o Cliente Organograma Tradicional

Orientação de Marketing Social A Orientação de Marketing Social sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficazes e eficientemente do que a concorrência, de maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade Satisfazer a necessidade dos consumidores + Interesses públicos

Orientações de Marketing

Orientações de Marketing Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

Marketing como Filosofia de Negócio Marketing é uma orientação para o cliente, que tem como retaguarda o marketing integrado, gerando a satisfação do cliente e seu bem estar a longo prazo como chave para o atingimento das metas organizacionais

Visão de longo prazo como pré requisito para a perpetuação da empresa Satisfação e bem estar do cliente a longo prazo Visão de longo prazo como pré requisito para a perpetuação da empresa

Metas Organizacionais LUCRO e SOBREVIVÊNCIA

Marketing Integrado PRODUÇÃO MARKETING CLIENTE FINANÇAS REC. HUM. O Cliente como função controladora e o marketing como a função integradora CLIENTE FINANÇAS REC. HUM.

Orientações de Marketing Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

Ambiente de Marketing AMBIENTE MERCADO EMPRESA PREÇO ECONOMICO POLÍTICO/LEGAL TECNOLOGICO SÓCIOCULTURAL DEMOGRAFICO AMB. NATURAL EMPRESA CONSUMIDOR INTERMEDIÁRIO CONCORRENTE FORNECEDOR PRODUÇÃO FINANÇAS COMERCIAL RH etc DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO PRODUTO PREÇO

É PRECISO ADAPTAR AS VARIÁVEIS INTERNAS, CONTROLÁVEIS, ÀS VARIÁVEIS EXTERNAS, INCONTROLÁVEIS

Esta adaptação estratégica da empresa ao seu ambiente de negócios em linha com o seu posicionamento é o: “COMPOSTO MERCADOLÓGICO ESTRATÉGICO”

Orientações de Marketing Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

É um conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo

É UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESEMPENHADAS PARA OBTER E MANTER CLIENTES COM O MELHOR RETORNO PARA A EMPRESA

Conjunto de Atividades PREÇO PREÇO DE LISTA DESCONTOS CONCESSÕES CONDIÇÕES DE CRÉDITO... DISTRIBUIÇÃO CANAIS COBERTURA LOCALIZAÇÃO ESTOQUES LOGÍSTICA... PRODUTO CARACTERÍSTICAS QUALIDADE DESIGN MARCA SERVIÇOS VARIEDADE... COMUNICAÇÃO PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETING DIRETO

COMUNICAÇÃO. PREÇO PRODUTO DISTRIBUIÇÃO PÚBLICO -ALVO DISTRIBUIÇÃO

Resumo Marketing como Filosofia de Negócio É o marketing integrado, isto é, toda a empresa mobilizada para obter e manter clientes Marketing Estratégico É a adaptação estratégica da empresa às condições do ambiente e do mercado Marketing Operacional São as atividades de (pesquisa), produto, preço, distribuição e comunicação

Atividade 2 - Grupo 1) Quais as Orientações de Mercado que uma empresa possa estar voltada? Cite um exemplo de cada empresa segundo cada Orientação. Justifique a sua resposta. 2) O que é Marketing integrado? 3) Qual a principal diferença entre o Organograma Tradicional x Orientada para o Cliente? Cite um exemplo de empresa e justifique a sua resposta 4) Qual a principal característica do Marketing como Filosofia de Negócio? 5) O que vem a ser Marketing estratégico? 6) O que é Marketing Operacional e quais são os seus Pilares?