I ENCONTRO DE GESTÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO: Disseminação de Custos e Qualidade do Gasto APRESENTAÇÃO DO INFRASIG SICGESP DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Importância do Controle Interno no Âmbito Municipal
Advertisements

Implantação do Sistema de Custos na Prefeitura do Rio de Janeiro
DESAFIOS DO CONTROLE INTERNO E DA GESTÃO Secretário-Executivo
Contabilidade Pública e Governamental
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
SISTEMA DE CUSTOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
AVANÇOS E VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Sistema de Informações de Custos do Governo Federal
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Situação da Setorial Contábil - MEC
Coordenação-Geral de Contabilidade da União
Controle de Recursos Públicos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRINCÍPIO DA ENTIDADE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA Brasília-DF, 10 de agosto de 2004 O.
A CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Sistema de Custos do Estado do Rio Grande do Sul
Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Padronização de Procedimentos Contábeis entre os Entes da Federação
ORÇAMENTÁRIA DO ESTADO DO AMAZONAS NO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO
Contabilidade Aplicada aos RPPS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
FONDCF – 2013 FLORIANÓPOLIS
Aprovação das Contas do Inmetro
Visão Geral sobre a STN/COSIS
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO:
A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública
Coordenação Geral de Contabilidade
Sistema de Informações de Custos do Estado do Rio Grande do Sul
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
1 O papel da informação de custos para a Secretaria do Tesouro Nacional SETEMBRO B R A S Í L I A.
Macroprocesso de Planejamento, Orçamento e Finanças
Setoriais de Custos Planejamento de Atividades 2013 COORDENAÇÃO GERAL DE CONTABILIDADE E CUSTOS DA UNIÃO.
XVIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Pública IMPLANTAÇÃO DO NOVO MODELO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO UMA VISÃO DA AUDITORIA.
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
1 Brasília – DF 23 DE SETEMBRO DE 2014 Custos no Serviço Público.
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Experiência na Gestão de Custos ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO.
Gerente de Informação de Custos - Substituto
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Controles Internos Primários
Proposta de novo modelo de gestão patrimonial das rodovias federais MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 15 de maio de 2014.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
MODALIDADES DE AUDITORIA
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO DE GESTÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO: Disseminação de Custos e Qualidade do Gasto APRESENTAÇÃO DO INFRASIG SICGESP DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) Marilson Dantas

Legislação e Regulamentação relacionada a informação de Custos Lei 4.320/64 Decreto-Lei 200/67 Lei 8.112/90 Lei Complementar 101/00(LRF) Lei /01 Normas do CFC (NBCT 16) Portaria da STN Recomendações dos Órgãos de Controle IPSAS

Desafios Conceituais e Metodológicos Para ser útil, a informação precisa representar com fidedignidade o objeto se propõe a mensurar. É IMPRESCINDÍVEL que a informação de custos seja comparável, verificável, tempestiva e compreensível. Um sistema de informação de custos deve ser apoiado em três elementos essenciais : Sistema de Acumulação; Método de Custeio; e Modelo de Mensuração

Dimensão Cultural – inexistência de uma cultura de custos no âmbito da Administração Pública Federal Abrangência – Administração Direta e Indireta Diversidade - Órgãos e Entidades atuando em diversas áreas – Educação, Defesa, Saúde... GRADUALISMO – Estratégia de Modelagem do Sistema de Informação de Custos de forma Sistêmica e Concomitante: 1ª etapa – Dedutiva: A partir dos Órgãos Centrais via sistemas estruturantes para a base de dados do SIC 2ª etapa – Indutiva: A partir da base de dados do SIC para Unidades Administrativas via INFRASIG Condições ambientais e Estratégica de implementação

COMPARABILIDADE (Regra comum) COMPARABILIDADE Implementação de Sistemas de Custos aplicado ao Setor público Seccional COMPARABILIDADE (Regra comum) Infrasig Seccional Incorpora e Trata dados vindos dos Sistemas Internos (Folha, Patrimônio, Material, etc) COMPARABILIDADE (Regra comum)

Impactos esperados da Informação de Custos Possibilitar a comparação dos custos das diversas estruturas operacionais exercidas pelo Setor Público; Melhorar o processo de tomada de decisão do gestor público; Melhorar a qualidade dos gastos; Avaliar a eficiência da aplicação dos recursos públicos; Estabelecer uma medida comparável de avaliação sistêmica das atividades do Setor Público.

Modelo Conceitual Modelo Operacional Modelo Legal Estrutura Conceitual Metodológica do Sistema de Custos do Governo Federal

Estrutura do Sistema de Custos do Governo Federal Infrasig Seccional Incorpora e Trata dados vindos dos Sistemas Internos (Folha, Patrimônio, Material, etc) COMPARABILIDADE (Regra comum) COMPARABILIDADE RCASP-Relatório de Custos Aplicado ao Setor Público Setor Público (Gera informação Comparável dos Programas e Unidades Unidades Administrativas) Administrativas)

Modelo Conceitual A Lei nº /2001, que organiza e disciplina os sistemas de planejamento, orçamento, administração, contabilidade e controle interno do Governo Federal, determina que o sistema de contabilidade deve evidenciar a informação de custos dos programas e das unidades da Administração: “Art. 15. O Sistema de Contabilidade Federal tem por finalidade registrar os atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial da União e evidenciar: (...) V - os custos dos programas e das unidades da Administração Pública Federal;” Custos dos programas

DW do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal Acesso ao Sistema de custos:

DW do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal Acesso ao Sistema de custos:

Modelo Operacional do Sistema de Informação de Custos – DW SIC

SIAFI SIAPE a partir de 2013 SIOP

Modelo Operacional do Sistema de Informação de Custos – DW SIC

Estrutura do Sistema de Custos do Governo Federal Infrasig Incorpora e Trata dados vindos dos Sistemas Internos (Folha, Patrimônio, Material, etc) COMPARABILIDADE (Regra comum) COMPARABILIDADE RCASP-Relatório de Custos Aplicado ao Setor Público Setor Público (Gera informação Comparável dos Programas e Unidades Unidades Administrativas) Administrativas)

Geração de Informação de Custos Comparável RELATÓRIO – CUSTO TOTAL POR UNIDADE ADMINISTRATIVA Grupo Semelhante de Unidade Administrativa Período: Mês/Ano UA= Unidade administrativa =Valor Médio $ ,00 +$ ,00 +$ ,00 -$ ,00 -$ ,00 UA = Unidade Administrativa qualquer UA2 σ – Desvio padrão UA1 UA4 UA3 UA5 UA6 UA7 UA8 UA9 UA11 UA12 UA13 UA14 UA18 UA16 UA17 UA15 UA19 UAx = Valor do desvio de x em relação a média ( ), representada por ( x - )

INFRASIG ( Modelo Operacional do Infrasig SICGESP

RELATÓRIO DO INFRASIG SICGESP ( RCASP - Relatório de Custos Aplicado ao Setor Público

Secretaria do Tesouro Nacional - STN Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União- CCONT Coordenação de Suporte às Informações Fiscais e de Custos - CSINC Gerência de Informações Fiscais e de Custos – GEINC Tel: (61) Fax: (61) Institucional: Acesso ao Sistema de custos: