Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
O PLANO DE MARKETING.
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Segmentação de mercado
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Marketing Conceitos Básicos.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Análise Financeira Hermano Perrelli
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Elaborando Um Plano de Negócios
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Implementação de Sistemas
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Plano de Negócio Elber Sales.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Sumário executivo Apresentação da Empresa
Módulo de Gestão Aplicada à TIC
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
Universidade Federal Fluminense
PLANO DE NEGÓCIOS.
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Planejamento estratégico
PLANO DE NEGÓCIO.
Sumário executivo A empresa Plano de Marketing Plano Financeiro
BUSINESS PLAN Como montar um Business Plan Profs. Luiz C. Di Serio
UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V)
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Como estabelecer e organizar
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Plano de Negócios Prof. Joel Brogio
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SUMÁRIO EXECUTIVO Enunciado do projeto Competência dos responsáveis
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Plano de negócio.
Empreendedorismo ________________________________________
Plano de Negócio Exercício.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios)
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Abertura e Estruturação Organizacional
Transcrição da apresentação:

Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia Controle Estatístico de Qualidade Robert Samohyl, PhD. Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia Capítulo 4 Do Sonho ao Plano Capítulo 1 Introdução ao CEQ

“Eu achei que ia vender mais.” “Eu não sabia que precisaria de um investimento tão alto no primeiro ano.” “Entrega a 3.000 kilômetros daqui????”

Objetivos do Capítulo • Conhecer os principais passos para a construção de um negócio tecnológico; • Entender o que é, para que serve, e qual a importância de desenvolver e manter atualizado um plano de negócios; • Saber quais informações um plano de negócios deve conter; entender a organização das informações em um plano de negócios; • Conhecer modelos de planos de negócios, e seus diferentes usos; • Desenvolver habilidades iniciais para elaborar um plano de negócios, em especial no que se refere a escolha dos tópicos, e sua organização em um documento; • Iniciar o desenvolvimento de um plano de negócios.

O Caminho para um Negócio Linha do tempo Produto Tecnológico Estrutura de Negócios Teste de Mercado Start Up (Crescimento) $ $ $ Saída dos Investidores Seed Money Capital de Risco (investidores) Plano de Negócios

Conceito de Plano de Negócios Linha do tempo Plano de Negócios Produto Tecnológico Estrutura de Negócios Teste de Mercado Start Up (Crescimento) $ $ $ Forma estruturada de planejar e documentar todo o ciclo de vida de um negócio Saída dos Investidores Seed Money Capital de Risco (investidores)

Quando Elaborar um Plano de Negócios? • Planejamento de uma nova empresa; • Nova unidade de negócios; • Lançamento de novo produto; • Expandir vendas a novos mercados; • Negociar com investidores.

Para Que Serve um Plano de Negócios? Planejamento / Análise / Gestão • Fornecer uma visão clara dos objetivos do negócio, e da forma de atingi-los; • Disciplinar o pensamento, organizar idéias, harmonizar diferentes aspectos de um empreendimento; • Auxiliar o acompanhamento da implantação e da operação; • Controlar os riscos; aumentar a probabilidade de sucesso.

Para Que Serve um Plano de Negócios? Comunicação / Integração de Equipes • Focar os esforços da equipe nos maiores desafios do negócio; • Facilitar a comunicação entre os membros da equipe; • Integrar esforços dos diferentes membros da equipe, comprometendo-os com um objetivo comum;

Para Que Serve um Plano de Negócios? Comunicação / Negociação • Transmitir a imagem da equipe e do negócio a potenciais parceiros; • Demonstrar a potenciais investidores ou parceiros porque é interessante investir no empreendimento; • Obter financiamentos.

Características Desejáveis • Objetivo: propósitos devem ser declarados; • Claro: minimizando termos técnicos e obscuros; • Conciso: o tanto quanto possível, sem omissão de detalhes; • Detalhado: o suficiente para dar credibilidade; • Abrangente: os diversos aspectos cobertos, sem foco em um único aspecto; • Honesto: riscos e fraquezas documentados, premissas realistas; • Continuidade: sempre em desenvolvimento.

Objetivo: familiarizar-se com as informações / organização. Atividades Objetivo: familiarizar-se com as informações / organização. Atividade 4.1 Pesquisar Modelos de Planos de Negócios. Atividade 4.2 Pesquisar Exemplos de Planos de Negócios. business plans examples

Comparando Modelos (Exemplos) Software SPPlan (Sebrae) Sumário Executivo Descrição da Empresa Produtos e Serviços Estrutura Organizacional Plano de Marketing Plano Operacional Estrutura de Capitalização Plano Financeiro Software MakeMoney Básico (Starta) Resumo Executivo A Empresa Plano de Marketing O Projeto Plano Financeiro

Perguntas a Serem Respondidas a) Qual é o público alvo? b) Qual é a necessidade atendida? c) Qual é o produto ou serviço oferecido? d) Fonte de receita? Preços? e) Como o produto oferecido satisfaz as necessidades? f) Quanto vale, para o público alvo, o produto ou serviço oferecido?

Perguntas a Serem Respondidas g) Mercado atual / futuro (clientes, volume financeiro)? Crescimento? Fatias? h) Concorrência? Pontos fortes e fracos? Segmentos / necessidades bem atendidos? i) Diferencial / vantagens do produto? j) É possível manter ao longo do tempo? k) Como atingir todo o público alvo? l) Expectativa de vendas?

Perguntas a Serem Respondidas m) Infra-estrutura (produção, desenvolvimento, assistência técnica)? n) Parcerias? o) Equipe de empreendedores? Carências (aptidões)? p) Estágio de desenvolvimento? Próximos passos? Cronograma?

Perguntas a Serem Respondidas q) Receitas e despesas (atuais / próximos anos)? r) Investimento necessário? Em que momento? Para que? s) Investidor? Quanto? Qual a oferta (%, taxa de retorno)? t) Riscos? Como elimina-los ou minimiza-los? u) Missão da empresa? Visão estratégica?

Atividades Atividade 4.3 Onde Você Responderia? Atividade 4.4 Proponha Seu Próprio Modelo. nos modelos de planos de negócios que você consultou na Atividade 4.1, em qual seção você responderia... • As perguntas i, j • A pergunta l • A pergunta m • A pergunta s • As perguntas t,u • As perguntas a,b,e,f apropriado às necessidades do seu projeto.

Possível Organização Plano de Negócios Sumário Executivo Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro Plano de Negócios

Possível Organização Conceito do Negócio Público alvo; Plano de Negócios Sumário Executivo Conceito do Negócio Público alvo; Necessidades do público alvo; Produto(s); Valor para o cliente – como o produto satisfaz as necessidades não atendidas, e o quanto isso vale. Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro

Possível Organização Análise de Mercado Tamanho do Público Alvo; Plano de Negócios Sumário Executivo Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro Análise de Mercado Tamanho do Público Alvo; Crescimento; Concorrência; Vantagens sobre a concorrência.

Possível Organização Plano de Marketing Produto; Preço; Praça; Plano de Negócios Sumário Executivo Plano de Marketing Produto; Preço; Praça; Promoção; Expectativa de vendas. Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro 4 Ps

Possível Organização Estrutura Organizacional Plano de Negócios Estrutura Organizacional Missão e visão da empresa; Estrutura Legal, sócios, investidores; Quadro de pessoal; Patentes e marcas; Infra-estrutura tecnológica - linha de produção, equipe de desenvolvimento. Sumário Executivo Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro

Possível Organização Plano de Implantação Fases, resultados esperados; Plano de Negócios Sumário Executivo Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro Plano de Implantação Fases, resultados esperados; Cronograma; Riscos e forma de tratá-los.

Possível Organização Planejamento Financeiro Plano de Negócios Sumário Executivo Planejamento Financeiro Projeção de fluxo de caixa; Investimento necessário; Negociação com Investidores; Projeção da Rentabilidade e do Retorno Sobre Cada Investimento Realizado. Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro

Atividades Atividade 4.5 Em Qual Seção? Considerando essa possível organização, em qual seção você responderia cada pergunta proposta anteriormente - (a), (b), (c), (d)... (s), (t), (u)? Atividade 4.6 Primeira Redação do Sumário Executivo. No máximo duas páginas; No máximo meia página para produto / serviço; Resumo dos elementos mais relevantes do plano de negócios: marketing, finanças, etc.

Troque Decepções por Planejamento