Como lidar com a concorrência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto - Plano de Negócios
Advertisements

Análise das cinco forças de Porter
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
CONCORRÊNCIA.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Estratégias competitivas de marketing
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Marketing Estratégico
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Como lidar com a concorrência
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
©2000 Prentice Hall ObjetivosObjetivos ä Identificação dos concorrentes ä Análise dos concorrentes ä Sistema de inteligência competitiva ä Elaboração.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Análise do Meio Ambiente
Segmentação de Mercado
Posicionamento.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
MARKETING.
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Planejamento de marketing de [nome do produto]
Estratégias Competitivas de Marketing
Desenvolvimento Publicitário
Parte II – Plano de Negócios
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Estratégia no nível de negócios
Modelo de Planejamento
Planejamento Estratégico
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Como lidar com a concorrência
Marketing Essencial 2a. Edição
Estratégias de Marketing
MERCADO INDUSTRIAL: COMPORTAMENTO DO COMPRADOR
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Desenvolvimento de Marcas Fortes Como Lidar com a Concorrência
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
Estratégia Organizacional
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Rua Álvares Cabral, 163 Campo do Galvão. Guaratinguetá/SP CEP Apresentação dos Produtos e Serviços.
MATRIZ BCG.
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
A base – Inteligência de mercado
Empreendedorismo ________________________________________
Carlos Freire 2014 Produtos, Marcas, Embalagens e Seviços Administração de Marketing Kotler e Keller.
Micros e Pequenas Empresas
Gestão da Tecnologia da Informação
Estratégias de Marketing
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Plano de Negócio Exercício.
Marketing de Relacionamento
Planejamento Estratégico de Marketing
Understanding the Game Industry Leitura do texto.
CONCORRÊNCIA.
MARKETING EM HOTELARIA
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Objetivos Estratégicos Crescimento: crescimento pela penetração cada vez maior de mercados onde são negociados produtos e/ou serviços que a empresa já.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Como lidar com a concorrência

A concorrência “O concorrente é o nosso maior aliado, pois nos obriga todo dia a lutar sem descanso para ter sucesso no mercado, além de apontar todos os nossos erros, nos dando assim a oportunidade valiosa de melhorar e crescer nosso negócio e nossa performance.”

O modelo das 5 forças de Michael Porter                                                                                                                                                           

Identificação dos concorrentes Quem são meus concorrentes? E quando o meu fornecedor vende direto para o meu cliente? Quem é concorrente da Varig? A Gol? A Embratel? A internet?Investidor Informado: Dados da Anac em maio mostram Azul ganhando mercado A internet ajuda ou atrapalha as telefônicas? Quem vai concorrer comigo através da internet? Miopia em marketing, de Theodore Levitt YouTube - Miopia de Marketing

Conceitos sobre a concorrência Conceito setorial Setor: é um grupo de empresas que oferecem um produto ou uma categoria de produtos que são substitutos próximos uns dos outros. a) Tipos de estrutura setorial: Monopólio puro; Oligopólio; Concorrência monopolística; Concorrência pura. vertical. Pasta 2010 1\ADM 1390Marketing Estratégico\2010 - 1\Estrutura de mercado.doc b) Barreiras à entrada, à mobilidade e à saída. c) Estrutura de custos. d) Grau de integração e) Grau de globalização. Conceito de mercado da concorrência “Concorrentes são empresas que atendem às mesmas necessidades dos clientes” Ex.: Necessidades de comunicação: internet, telefone, transporte aéreo e terrestre são concorrentes.

Análise dos concorrentes O que uma empresa precisa saber sobre seus concorrentes? 1- Objetivos 2- Estratégias 3- Pontos fortes 4- Pontos fracos 5- Padrões de resposta

Perguntas sobre cada concorrente Objetivos - O concorrente está basicamente buscando lucratividade imediata? Crescimento da sua participação de mercado? Liderança tecnológica? - O concorrente está mais interessado em investidas agressivas ou na coexistência pacífica? Estratégias - Como o concorrente está tentando vencer? Com preços mais baixos?Maior qualidade? Melhor atendimento? Custos mais baixos? - As ações do concorrente são orientadas basicamente para o curto ou para o longo prazo?

Perguntas sobre cada concorrente (continuação) Pontos fortes e fracos - Em que o concorrente é superior a nós? - Que fraquezas principais do concorrente podemos explorar? Padrões de resposta - Como o concorrente vai reagir se elevarmos nosso preço? E se o baixarmos? - Como o concorrente vai reagir se aumentarmos agressivamente nosso orçamento de promoções ou o tamanho de nossa força de vendas?

Sistema de inteligência competitiva Como e onde coletar informações? - Jornais, revistas, publicações setoriais, anúncios, embalagens e entrevistas do concorrente. - Home page do concorrente. - Contratando ex-profissionais do concorrente, para conhecer a mentalidade e suas iniciativas e reações. - Entrevistas com vendedores e intermediários do concorrente. - Avaliando o desempenho do concorrente por meio de entrevistas com clientes, fornecedores e consultores do concorrente. - Comprando do concorrente para descobrir mais coisas sobre seus produtos e serviços.

Elaboração de estratégias competitivas Estratégias de líder de mercado. http://under-linux.org/content/o-hiphop-e-estrategia-de-mercado-do-facebook-276/ Pasta 2010 1\ADM 1390Marketing Estratégico\2010 - 1\Líderes de Mercado.pdf Estratégias de desafiante de mercado. Estratégias de seguidora de mercado. Estratégias de ocupante de nicho de mercado

Estratégias de defesa Expansão do mercado total Defesa da participação do mercado - Defesa de posição - Defesa de flanco - Defesa contra-ofensiva - Defesa móvel - Defesa por retração Expansão da participação de mercado

Estratégias de ataque Atacar a líder de mercado Atacar empresas de porte semelhante que estejam trabalhando mal ou sem recursos Atacar empresas locais ou regionais Estratégias específicas: desconto no preço, produtos mais baratos, bens de prestígio, proliferação do produto, inovação do produto, melhores serviços, inovação na distribuição, redução de custos, promoção e propaganda intensivas.

Estratégias de empresas seguidoras de mercado Falsificação Clonagem Imitação Adaptação Procuram obter vantagens para seu mercado-alvo: localização, serviços, formas de pagamento

Estratégias de ocupantes de nicho Ser líder no seu segmento (nicho) Especialização em: - usuário final, nível vertical, porte de cliente, clientes específicos, região geográfica, um produto ou uma linha de produtos, atributos de produto, customização, preço-qualidade, serviço, canal

Orientação para o cliente e para o concorrente Vantagens e desvantagens do enfoque no concorrente Vantagens e desvantagens do enfoque no cliente (Debate em sala sobre o assunto)

Até amanhã! “Os obstáculos são essas coisas que as pessoas vêem quando deixam de mirar suas metas” E. Joseph Cossman