SEMINÁRIOS Profa. Marta
SEMINÁRIO = ESTRATÉGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM -Que inclui pesquisa, discussão e debate. -Ele pode ser individual ou em grupo.
SEMINÁRIOS Estudo de um tema a partir de fontes de dados Visa construir uma visão geral “Fazer germinar” idéias Não é uma simples divisão de textos em grupos
Por que aprender???
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS “Competência é uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles” (Perrenoud, 1997) Elementos constitutivos das competências: Conhecimentos – informação adquirida através de estudos ou pela experiência - “Saber” Habilidades – capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões “Saber fazer” Atitudes – comportamento que envolve traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação “Querer fazer”
SEMINÁRIO ENVOLVE: DISCUSSÕES EM GRUPO Envolve a análise e a discussão de determinado tema, em grupos. GRUPO EXPOSITOR, cuja função é provocar o debate. GRUPO COMENTADOR, cuja função é a de questionar, criticar e aprofundar a abordagem apresentada pelo grupo expositor.
SEMINÁRIO Vantagens Favorecem a reflexão Possibilitam enfocar uma questão por diferentes ângulos Desenvolvem habilidades interpessoais Adequado para analisar problemas sob diferentes enfoques Estimula a pesquisa sobre determinados temas ou resolução de problemas Desvantagens (quando não conduzido adequadamente): Baixo envolvimento dos alunos em relação a temas que não pertençam a seu grupo Fuga dos objetivos Descontrole em relação ao tempo Superficialidade nas discussões
SEMINÁRIOS Recursos figuras texto resumo para os colegas dinâmicas data show transparências recortes de revistas ou jornais vídeos objetos diversos, entre outros.
SEMINÁRIOS - ETAPAS 1 – Introdução Apresentar o tema Justificar sua importância, estimular os alunos 2 – Desenvolvimento Discussão do tema 3 – Conclusão interpretação pessoal e não a repetição da opinião dos autores estudados
SEMINÁRIOS Critérios de avaliação: Clareza e coerência na apresentação Domínio do conteúdo apresentado Participação do grupo durante a exposição Utilização de dinâmicas ou recursos audiovisuais na apresentação O planejamento equilibrado, com seqüência A adequação da matéria com o grau de conhecimento da classe A exposição oral (controle da turma, voz, vocabulário e relacionamento com a classe) A seleção e uso de material didático (uso de quadro negro, ilustrações, texto-resumo para os colegas, etc).
BIBLIOGRAFIA - BASE GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A.- Fundamentos de Metodologia Científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1990.