PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO ÍNDICE DEFINIÇÃO 1. MISSÃO 2. VISÃO DA EMPRESA Descreva a condição presente, definindo seu negócio e o setor no qual está inserida. Defina os planos para o futuro; qual o seu rumo. Descreva o crescimento da empresa, seu histórico, ofertas de produtos, volume de vendas e mercados. Análise dos diversos ambientes que podem ter impacto na organização - social, econômico, tecnológico, legal, político, competitivo, natural e outros conforme o caso. 3. ANÁLISE DA SITUAÇÃO: 3.1 HISTÓRICO 3.2 AMBIENTES ATENDIDOS 3.3 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
PLANO DE MARKETING 3.4 MERCADO ALVO ÍNDICE DEFINIÇÃO 3.4 MERCADO ALVO 4. OBJETIVOS DE MKT Grupo de pessoas (consumidor típico) p/o qual a empresa decide direcionar seus esforços de marketing. Metas/objetivos a atingir. Informações que podem ajudar a descrever/ prever o que os consumidores atuais e/ou potenciais da empresa farão agora e no futuro. Podem incluir dados demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais.) Técnicas de diferenciação de produto, posicionamento e decisões sobre preço e qualidade ETC. 5. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 6. ESTRATÉGIAS DE MKT
PLANO DE MARKETING 7. TÁTICAS DE MKT ÍNDI CE DEFINIÇÃO 7. TÁTICAS DE MKT Inclui informação sobre como um produto é desenvolvido – benefícios, atributos, embalagem etc. – e seu conceito de produto total. Objetivos e políticas de preços, descontos e prazos de pagamento. Decisões tomadas sobre o tipo de sistema de canal desejado, sua estrutura e seu gerenciamento. São as diversas variáveis que compõem o mix de comunicação e devem estar todas integradas e comunicando a mesma coisa para todos os interessados e consumidores. 7.1 PRODUTO 7.2 PREÇO 7.3 DISTRIBUIÇÃO 7.4 PROMOÇÃO
PLANO DE MARKETING 8. ORÇAMENTO 9. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE ÍNDI CE DEFINIÇÃO 8. ORÇAMENTO 9. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE Deve incluir quanto dinheiro será alocado a cada um dos elementos do mix e também informação sobre a alocação dos recursos humanos. Determine como será feita a monitoração da resposta do mercado alvo escolhendo as estatísticas que serão avaliadas, tais como: participação de mercado, vendas em unidades, cobertura da audiência em comparação com os objetivos globais de marketing. Defina cronograma de implementação do plano.