Universidade Católica de Goiás Engenharia de Produção

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Transcrição da apresentação:

Universidade Católica de Goiás Engenharia de Produção Introdução às Novas Técnicas de Gestão Professora: Ms. Tatiany Paço Aula 02 Capítulo 01

Ferramentas do Sucesso O que é o sucesso empresarial? 1º caminho: A maximização do retorno para os sócios e acionistas da empresa no mais curto espaço de tempo? Mas qual é o lucro máximo e o mínimo? Como defini-los e obtê-los por meio da organização? 2º caminho: Microsoft, Johnson & Johnson e 3M. O que caracteriza o sucesso dessas organizações? Não será o objetivo de assegurar sua perpetuidade, consolidada por meio de sua supremacia nos mercados nos quais operam, com crescimento da atividade, retorno adequado aos acionistas e colaboradores e demais stakeholders?

2º Caminho Aceitando o 2º caminho, qual seria a ferramenta para alcançá-lo? Pensamento Crítico da organização, que deve anteceder a ação. Definindo o que a empresa quer ser, o seu perfil futuro desejado, como afetar os recursos, como envolver e estimular os colaboradores. Na prática – os processos de pensamento e formação de decisão não são explícitos. Como é possível fazer com que as pessoas produzam os resultados esperados, se os processos de pensamento não são explícitos?

Todas as pessoas se preocupam com a racionalidade dos processos formais tangíveis de sua organização, como faturamento, logística e produção. Por que não preocupar com os processos intangíveis, de raciocínio?

LEMBRANDO Os processos intangíveis, se utilizados corretamente, otimizam as decisões de investimento, as ações relativas aos concorrentes, a seleção de oportunidades.

Teste Inicial Roteiro inicial para despertar o pensamento crítico Existe uma formulação clara e expressa da estratégia global da sua empresa? Qual seu objetivo? Quem a formulou? Que processo foi utilizado para sua formulação? Como se processa sua implementação e execução? Essa estratégia global orienta realmente, de forma coerente e consistente, as principais decisões que são tomadas em sua organização?

Teste Inicial Roteiro inicial para despertar o pensamento crítico 5) Essa estratégia global estabeleceu o modelo para gestão eficaz e distribuição eficiente da informação estratégica, que inclui os resultados que devem ser produzidos na perspectiva do (s) negócio (s), antes de adquirir no mercado as soluções técnicas adequadas de produção dos resultados por ela buscados? 6) Existe, em sua empresa, um processo de inovação de produtos? 7) Quantos produtos novos para o mercado sua empresa produziu nos últimos 12 meses? 8) Quem inova em sua empresa?

Não parece ser viável qualquer sucesso na atividade empresarial nos dias de hoje sem um pensamento crítico esclarecido que: Seja produzido por todos os que possam dar uma contribuição útil. Formule e sustente a implementação e execução de uma estratégia global clara. Gire eficazmente e distribua de maneira eficiente a informação estratégica interna e externamente. Incorpore um processo de inovação sistemático, com consistentes componentes de criação e comercialização de produtos. Examine e aja sobre as estratégias de concorrentes. Avalie as necessidades tecnológicas futuras e planeje a forma de sua satisfação.

Nova Economia do Conhecimento Países Desenvolvidos 50% do PIB gerado sobre a base de investimentos em novos produtos Bens e serviços de alta tecnologia (TIC)

Velha e Nova economia

Problema Como se mede conhecimento? O que se entende por conhecimento e como investir nele? Como se valora os retornos desses investimentos? Para responder essas perguntas vamos primeiro classificar os tipos de conhecimento!!!

Conhecimento Classificação Implícito ou tácito não pode ser transmitido por documentos escritos está presente no cérebro humano (capacidade interna) Know-how, experiência, relações pessoais. difícil de ser transmitido Exemplos: talento de Mozart, habilidade de um ciclista Explícito ou codificável Pode ser armazenado fora do cérebro humano Pode ser expresso em palavras, números Facilmente transmitido Exemplos: livros, páginas da web, fórmulas, CDs

Novas tecnologias da informação Possibilitam a manipulação, armazenagem e distribuição do conhecimento codificado de maneira mais rápida, com maior qualidade e para um maior número de pessoas. As pessoas tem que está cada vez mais especializadas em recuperar, analisar e transformar esses conhecimentos codificados para criação de novos produtos, serviços, processos e para geração de riqueza e bem-estar social.

Ciência & Tecnologia Ciência Tecnologia É o conjunto organizado dos conhecimentos relativos ao universo objetivo, envolvendo seus fenômenos naturais, ambientais e comportamentais. Tecnologia É uma ciência aplicada – definição imperfeita, um exemplo disso é a invenção do contêiner. É o conjunto organizado de todos os conhecimentos, científicos, empíricos ou intuitivos, empregados na produção e comercialização de bens e de serviços.

Produção de Tecnologia Insumos básicos para produção de tecnologia são conhecimentos e idéias que se podem originar de três fontes principais: Mercado Exercício da produção Avanços da ciência e da tecnologia A produção de tecnologia pode ser feita de forma: Cativa – quando pertence a uma empresa cuja finalidade principal não é a comercialização da tecnologia. Independente – quando seu objetivo é a produção e comercialização de tecnologia.

Circuito Ciência Tecnologia Indústria Sociedade

Inovação Tecnológica É a “religião” industrial no final do século XX. O mundo empresarial a vê como a chave para lucros e fatias de mercados crescentes. Os governos a buscam quando tentam pôr ordem na economia. Definição: É a criação de um produto ou processo melhor. Ou a substituição de um material por outro mais barato em um produto existente. Ou uma maneira melhor de comercializar, distribuir ou apoiar um produto ou serviço.

Inovação Tecnológica Casos 1º Introdução de um novo bem, que os consumidores não conheçam, ou de uma qualidade nova do bem. 2º Introdução de um novo método de produção, ainda não testado no meio industrial em questão, que tenha sido baseado em uma nova descoberta científica e que possa constituir-se em um novo modo de manusear comercialmente um bem. 3º Abertura de um novo mercado, em que o ramo da indústria em questão não tenha penetrado, seja este mercado preexistente, ou não. 4º Conquista de uma nova fonte de fornecimento já existente, ou a ser criada. 5º Levar a cabo uma nova organização, uma indústria, tal como criar ou romper uma posição de monopólio.

Melhoria de Processo e Inovação de Processo

Fontes de Oportunidade de Inovação O sucesso inesperado, que é recebido com gratidão, mas raramente é dissecado para ver como ocorreu. A incongruência entre o que realmente acontece e o que deveria ter acontecido. A inadequação de um processo básico que é considerado natural. As mudanças na estrutura do setor ou mercado que tomam a todos de surpresa. As mudanças demográficas causadas por guerras, melhorias na medicina e até mesmo superstição. As mudanças na percepção, no humor e na moda, provocadas pelos altos e baixos da economia. As mudanças no nível de consciência causadas por novos conhecimentos.

Fatores externos que impulsionam o surgimento de inovações: Fluxo de Informações (transferência de informações) – informações obtidas no ambiente externo, seja por observação, comunicação interpessoal ou experiências. Receptividade a mudanças – é necessário que a nova solução seja assimilada e adotada por um grupo social. Disponibilidade de Capital - Investimento

Transferência de Informações Atritos e Soluções

Supercompetição Fenômenos mercadológicos que impulsionam essa tendência: Globalização Ânsia pelo novo Personalização: customização, diferenciação