Professora - Irene Reis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
Vendas & Atendimento.
Atender Bem ou Tratar Bem?
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
O QUE É RELAÇÃO HUMANA? PROFESSOR IVAN.
Comunicação e Animação de Grupos
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
PERCEPÇÕES.
DISSONÂNCIA COGNITIVA
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Eu sou seu cliente sabia?
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Competência Interpessoal
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Psicologia das Relações Interpessoais
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.
SENAC - RJ Aula - 5 Professor Eduardo Borges - -
Os tipos de comportamento no meio social
Feedback Realimentação ou retroalimentação
JANELA DE JOHARI É um modelo conceitual para uma visão do relacionamento interpessoal. Com os quatro quadrantes de uma janela pode-se ver como as pessoas.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Quando falamos em aprender...
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Funções Mentais Superiores
Comunicação Empresarial
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E O ATENDIMENTO
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
PERCEPÇÃO.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo
Recursos Humanos do Projeto
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
Competência Interpessoal
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Solidificando seus relacionamentos
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
FEEDBACK.
Capítulo 7 Direção.
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
Gestão Estratégica de Pessoas
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Mercado de Trabalho.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Docência universitária: repensando a aula
Capítulo 7 Direção.
Introdução à Administração
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
1.
Competências Interpessoais Objetivos
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Competências básicas para o sucesso profissional..
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Professora - Irene Reis O QUE É RELAÇÕES HUMANAS? Professora - Irene Reis

RELAÇÕES HUMANAS UMA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO VOCÊ JÁ DEVER TER OUVIDO FALAR EM: Relações Públicas Relações Comunitárias Relações Internacionais Dinâmica de Grupo Relações Humanas Professora - Irene Reis

COMPORTAMENTO INTRAPESSOAL RELAÇÕES HUMANAS PODEM SER ENTENDIDAS COMO: Comunicação interpessoal Comunicação intrapessoal Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis RELAÇÕES HUMANAS É O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis DA SECRETÁRIA MODERNA EXIGE-SE NAO SÓ CONHECIMENTOS ECONÔMICOS E TECNICO-FINANCEIROS EXIGE-SE TAMBÉM COMPORTAMENTO INTERPESSOAL E COMPREENSÃO DAS PESSOAS COM QUEM SE RELACIONA PARA COMPREENDER AS PESSOAS, É NECESSÁRIO COLOCAR-SE DENTRO DO MUNDO PSICOLÓGICO DELAS Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis “AS RELAÇÕES HUMANAS RESUMEM-SE EM OBTER E CONSERVAR A CONFIAÇA DOS SEMELHANTES” A SECRETÁRIA DEVERÁ TRABALHAR HARMONIOSAMENTE COM COLEGAS DE TRABALHO SEM FAZER DISTINÇÃO DE QUALQUER ESPÉCIE Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis PRIMEIRAS ETAPAS NO ESTUDO DAS RELAÇÕES HUMANAS: OUVIR TÃO BEM QUANTO FALAR Não interromper o outro quando está falando Não ser agressivo Não impor as próprias idéias Compreender as pessoas a partir do ângulo de visão delas “Sentir o que os outros pensam e sentem” (Minicucci, 1984, p.26) Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis AS RELAÇÕES HUMANAS SE INTERESSA SOBRETUDO PELOS ASPECTOS DO COMPORTAMENTO: ATITUDE MOTIVAÇÃO SATISFAÇÃO DE NECESSIDADE FRUSTAÇÃO COMPORTAMENTO DEFENSIVO ESTERIÓTIPOS Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis JULGAMENTO DE VALORES PERCEPÇÃO SELETIVA EFEITO DE HALO CONTRASTE PROJEÇÃO ESTEREOTIPAGEM Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis SECRETÁRIA E AS RELAÇÕES ROTINEIRAS DE MANDO COMUNICAÇÃO DE ORDENS RELACIONAMENTO COM OS COLEGAS Cumprimetar os colegas, datas de aniversários, lembrar nomes, etc..) RELAÇÕES PÚBLICAS Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis COMO ESTÁ O SEU RELACIONAMENTO INTERPESSOAL? COMO VOCÊ SE PERCEBE? CAPACIDADE DE DIRIGIR? CAPACIDADE DE COORDENAR SUAS ATIVIDADES? CAPACIDADE DE DAR ESTÍMULOS AOS OUTROS? COMO ANDA SUA LIDERANÇA? ? Professora - Irene Reis

RELAÇÕES INTERPESSOAIS EU E OS OUTROS Como trabalhar com os outros? Como entender os outros e fazer entender? Porque os outros não conseguem ver o que eu vejo? Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis A PRIMEIRA IMPRESSÃO Através do contato inicial = impacto inicial que um causa ao outr, estará concidionada: FATORES PSICOLÓGICOS EXPERIÊNCIA ANTERIOR EXPECTATIVAS MOTIVAÇÃO Poderá ser positiva – haverá tendências de simpatia (dos dois lados) que facilitará as relações ineterpessoais; Quando são negativas – torna – se difícil o relacionamento, trazendo aborrecimentos desnecessários. Professora - Irene Reis

COMPETÊNCIA INTERPESSOAL “É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação” (Fela Moscovici pg 36) Professora - Irene Reis

Professora - Irene Reis ATIVIDADE EM GRUPO Com base na teoria estudada, e acontecimentos relacionados as atividades ao trabalho do (a) secretário (a) executivo(a), desenvolver a atividade: Papel de diretor Papel de secretário executivo Papel de colaboradores Grupo deverá montar uma cena de relacionamento humano no ambiente de trabalho (20 minutos) Apresentar a cena à classe (5 minutos) Discutir a cena e propor soluções (em grupo)(10 minutos) Professora - Irene Reis