Oswaldo H. Yamamoto Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Ciência Política e Teoria do Estado
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
A Mulher e a Legislação Brasileira
Aumento sistemático dos juros como única arma de combate à inflação -Círculo vicioso: investimentos em títulos do governo e não em atividades produtivas.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Psicologia e sua Ideologia
1-HISTÓRICO do trabalhando Competências Básicas Necessidade pessoal de AFIRMAR Competências Brasileiras Necessidade pessoal de AFIRMAR Competências Brasileiras.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Cenário da Construção Civil
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Colégio Adventista da Cohab
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Parte II: Determinantes do Produto
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
Organização dos sistemas de ensino
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
A INVERSÃO DA REALIDADE
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
IDEOLOGIA.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Sociologia Clássica e Educação II
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
DUBAR, cap. 6 e 7 alguns pontos de reflexão julho de 2007.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Questões introdutórias
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
Desenvolvimento do Serviço Social na América Latina
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
Transcrição da apresentação:

Oswaldo H. Yamamoto Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira QUESTÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: REVENDO O COMPROMISSO DA PSICOLOGIA Oswaldo H. Yamamoto Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira

Traços de uma profissão autônoma: Profissão é uma prática institucionalizada, socialmente legitimada e legalmente sancionada. Traços de uma profissão autônoma: Expertise – domínio por parte dos profissionais de um conjunto específico e relativamente esotérico (todo o ensinamento ministrado a círculo restrito e fechado de ouvintes. Saber secreto) de conhecimentos e habilidades que estariam fora do alcance da maioria das pessoas exteriores da ocupação. Credenciamento – institucionalização da expertise, supõe uma organização da profissão para o treinamento e para a certificação da competência profissional, restringindo o acesso aos recursos daquela profissão somente aquele grupo selecionado de pessoas (Freidson, 1998). Teresa Cristina Barbo

Propriedade do conhecimento – nossa sociedade é regulada pela regra da competência. IDEOLOGIA É um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Teresa Cristina Barbo

O corpus de representações e normas é prescrito e fixam o que se deve e como se deve pensar, sentir e agir. É predeterminados por anterioridade padronizados e automatizados o que significa ação sem reflexão. Uma das operações fundamentais da ideologia consiste, segundo Lefort, em passar do discurso de... ao discurso sobre... Ex: quando o discurso da loucura teve que ser silenciado, em seu lugar surgiu um discurso sobre a loucura. Discurso da mulher ---- discurso sobre a mulher Teresa Cristina Barbo

“Discurso de... ao discurso sobre...” A passagem do “discurso de... ao discurso sobre...” caracteriza - várias de nossas atividades intelectuais, como a ciência (psiquiatria que fala sobre a loucura, sexologia que fala sobre o sexo, tecnologia que fala sobre o trabalho..) O discurso “sobre” oculta o seu caráter ideológico chamando-se de si mesmo de teoria. O conhecimento tende a cristalizar-se no “discurso sobre...” Teresa Cristina Barbo

Regra da competência Não é qualquer um que pode dizer a qualquer outro qualquer coisa em qualquer lugar e em qualquer circunstância. A regra da competência também decide de antemão, quais são os excluídos do circuito de comunicação e de informação. Teresa Cristina Barbo

Justificativas Além do corporativismo Expertise – Credencialismo: Prestação qualificada de serviço; Necessidade de proteção do publico da incompetência Estimular profissionais ao desempenho comprometido. Profissão do Psicólogo no Brasil: Lei federal nº 4.119/62 Teresa Cristina Barbo

Industrial/organizacional Primeiros estudos – três grandes áreas (1988) : Clínica, Escolar e Industrial/organizacional Área Clinica Escolar Industrial/organizacional % 55,3% 19,2% 11,7% Teresa Cristina Barbo

Área que atua como psicólogo Quadro comparativo da situação dos psicólogos brasileiros de 1988 a 2001 com relação a área de atuação: Área que atua como psicólogo 1988 2001 Clínica 55,3 54,9 Escolar 11,3 9,2 Organizacional/ trabalho 19,2 12,4 Docência 6,6 2,2 Pesquisa 1,3 0,6 Social/comunitária 2,8 1,7 Saúde - 12,6 Trânsito 3,9 Jurídica 2,5 Esportes 0,1 Outros 3,0 Teresa Cristina Barbo

Questão social e políticas públicas: Questão social – conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos postos pela emergência da classe operária no processo de constituição da sociedade capitalista (Cerqueira Filho, 1982). Processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade (...). É a manifestação no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia. (Iamamoto & Carvalho, 1983, p. 77). Teresa Cristina Barbo

Ajuste neoliberal e desajuste social Elevação das taxas de juros; Contração da emissão de moeda monetária; Diminuição da taxação de altos rendimentos; Abolição sobre os fluxos financeiros; Criação de níveis maciços de desemprego; Controle e repressão do movimento sindical; Corte dos gastos sociais pela desmontagem dos serviços públicos; Amplo programa de privatizações. Teresa Cristina Barbo

Caso do Brasil Apesar da melhora dos índices específicos: aumento da expectativa de vida, dos níveis de escolarização, diminuição da mortalidade infantil, o tratamento dado a questão social foi insuficiente para tirar o Brasil da posição que ocupa nos indicadores do Programa das Nações Unidas do Desenvolvimento (PNUD), de médio desenvolvimento humano.Em 1990 40 milhões de brasileiros (de 147 milhões) estavam abaixo da linha de pobreza, 32 milhões em situação de indigência. Teresa Cristina Barbo

Psicologia, políticas sociais e compromisso social: Há ainda uma tendência hegemônica da psicologia se vincular com a elite. Existe um movimento do psicólogo parcelas mais amplas da população. Há necessidade de viabilização de uma prática de políticas de vigilância da saúde; Necessitamos ampliar os limites da dimensão política de sua ação profissional Teresa Cristina Barbo