ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias da Produção
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
Estratégia de operações
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Cadeia logística integrada supply chain
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Gestão Estratégica de Operações
Repensando a Logística
11. INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE
Estratégia Empresarial
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS OPERAÇÕES
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO SALES VIDAL
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Análise do Meio Ambiente
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Como estabelecer e organizar
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Estratégia de operações
Equipe de Gestão.
Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
Administração da Produção
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
Planejamento e estratégia
Gestão Estratégica das Informações
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o C OMPETITIVIDADE E E STRATÉGIA DE O PERAÇÕES Estratégia de negócios – baixo.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o C OMPETITIVIDADE E E STRATÉGIA DE P RODUÇÃO Sumário do Capítulo Tem Tudo a.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Estratégia Organizacional
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Processos Administrativos Aula 1
Estratégia de Operações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégias de Marketing
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Plano de Negócio Exercício.
MARKETING EM HOTELARIA
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

ESTRATÉGIA CORPORATIVA Define o (s) negócio (s) da empresa Seleciona as oportunidades Identifica ameaças no ambiente Identifica os objetivos de crescimento Define como a empresa vai diferenciar-se da concorrência. Serve de estrutura para todas as funções da empresa.

ESTRATÉGIA CORPORATIVA Ambiente dinâmico  nicho competitivo Estratégia de operações concentrada no cliente. Consiste em coordenar as metas globais com as competências essenciais. Define clientes e produtos. Reações às mudanças no ambiente empresarial e sócio econômico. Estratégias para o mercado internacional.

ESTRATÉGIA CORPORATIVA Análise de mercado classifica os clientes, identifica as necessidades e avalia os pontos fortes dos concorrentes.  Desenvolvimento de prioridades (trade-offs) competitivas que são as vantagens operacionais.

Estratégia corporativa Metas Competências essenciais Respostas ambientais Novos produtos/serviços Estratégias globais Análise de mercado Segmentação Avaliação das necessidades Prioridades competitivas Operações Marketing Custo Qualidade Finanças Tempo Flexibilidade Outros Estratégias das áreas funcionais Finanças, Marketing, Operações, Outras Habilidades Atuais Necessárias Planejadas

CRITÉRIOS DE DESEMPENHO PREÇO/CUSTO: custo de produzir; custo de servir VELOCIDADE: acesso; atendimento; cotação;entrega CONFIABILIDADE: pontualidade; integridade; segurança; robustez QUALIDADE: desempenho; conformidade; consistência; recursos; durabilidade; limpeza; conforto; estética; competência; atenção FLEXIBILIDADE: produtos; mix; entregas; volume; horários; área

TRADE-OFFS A melhoria de desempenho em um critério compromete o desempenho do outro. Analogia da gangorra Mudança do pivô da gangorra através da melhoria de aspectos relativos ao processo (lead-times, previsões) Análise de CLIENTES e CONCORRENTES

CRITÉRIOS QUALIFICADORES São aqueles critérios de desempenho nos quais a empresa deve atingir um nível mínimo de desempenho que vai qualificá-la a competir por determinado mercado

CRITÉRIOS GANHADORES DE PEDIDOS São aqueles critérios de desempenho com base nos quais o cliente vai decidir qual vai ser seu fornecedor, dentre aqueles qualificados.

VANTAGEM COMPETITIVA Matriz de 5 Forças- Michael Porter Diferenciação, Liderança de Custos, Resposta Rápida Análise SWOT Missão – Objetivos – Metas Definição da Estratégia Globalização da Produção

IMPLEMENTAR ESTRATÉGIA Análise Ambiental Identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças. Conhecer o ambiente, os clientes, a indústria e os concorrentes. Determinar a Missão Corporativa Estabelecer o motivo da existência da empresa e identificar o valor que ela quer criar. Desenvolver uma Estratégia Criar uma vantagem competitiva, como preços baixos, flexibilidade de projeto ou de volume, Qualidade, entrega rápida, confiabilidade, serviços pós-vendas, amplas linhas de produtos

DECISÕES PRODUÇÃO X ESTRATÉGIA Instalações - Localização geográfica, tipos de processos, tecnologia, volume e ciclo de vida do produto, mercado. Tecnologia - Equipamentos, processos. Integração Vertical e Relação com Fornecedores - Parcerias Capacidade - Produção em massa, Escala, Produção Flexível, Sazonalidade. Estoques

DECISÕES PRODUÇÃO X ESTRATÉGIA Recursos Humanos - Gestão Centralizada, Participativa, Learning Organization. Qualidade - objetivos (dimensões), meios, processos e programas de obtenção. Novos Produtos e Processos - Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação. Sistemas Gerenciais - MRP, JIT, OPT, Integração Interfuncional.