ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ESTRATÉGIA CORPORATIVA Define o (s) negócio (s) da empresa Seleciona as oportunidades Identifica ameaças no ambiente Identifica os objetivos de crescimento Define como a empresa vai diferenciar-se da concorrência. Serve de estrutura para todas as funções da empresa.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA Ambiente dinâmico nicho competitivo Estratégia de operações concentrada no cliente. Consiste em coordenar as metas globais com as competências essenciais. Define clientes e produtos. Reações às mudanças no ambiente empresarial e sócio econômico. Estratégias para o mercado internacional.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA Análise de mercado classifica os clientes, identifica as necessidades e avalia os pontos fortes dos concorrentes. Desenvolvimento de prioridades (trade-offs) competitivas que são as vantagens operacionais.
Estratégia corporativa Metas Competências essenciais Respostas ambientais Novos produtos/serviços Estratégias globais Análise de mercado Segmentação Avaliação das necessidades Prioridades competitivas Operações Marketing Custo Qualidade Finanças Tempo Flexibilidade Outros Estratégias das áreas funcionais Finanças, Marketing, Operações, Outras Habilidades Atuais Necessárias Planejadas
CRITÉRIOS DE DESEMPENHO PREÇO/CUSTO: custo de produzir; custo de servir VELOCIDADE: acesso; atendimento; cotação;entrega CONFIABILIDADE: pontualidade; integridade; segurança; robustez QUALIDADE: desempenho; conformidade; consistência; recursos; durabilidade; limpeza; conforto; estética; competência; atenção FLEXIBILIDADE: produtos; mix; entregas; volume; horários; área
TRADE-OFFS A melhoria de desempenho em um critério compromete o desempenho do outro. Analogia da gangorra Mudança do pivô da gangorra através da melhoria de aspectos relativos ao processo (lead-times, previsões) Análise de CLIENTES e CONCORRENTES
CRITÉRIOS QUALIFICADORES São aqueles critérios de desempenho nos quais a empresa deve atingir um nível mínimo de desempenho que vai qualificá-la a competir por determinado mercado
CRITÉRIOS GANHADORES DE PEDIDOS São aqueles critérios de desempenho com base nos quais o cliente vai decidir qual vai ser seu fornecedor, dentre aqueles qualificados.
VANTAGEM COMPETITIVA Matriz de 5 Forças- Michael Porter Diferenciação, Liderança de Custos, Resposta Rápida Análise SWOT Missão – Objetivos – Metas Definição da Estratégia Globalização da Produção
IMPLEMENTAR ESTRATÉGIA Análise Ambiental Identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças. Conhecer o ambiente, os clientes, a indústria e os concorrentes. Determinar a Missão Corporativa Estabelecer o motivo da existência da empresa e identificar o valor que ela quer criar. Desenvolver uma Estratégia Criar uma vantagem competitiva, como preços baixos, flexibilidade de projeto ou de volume, Qualidade, entrega rápida, confiabilidade, serviços pós-vendas, amplas linhas de produtos
DECISÕES PRODUÇÃO X ESTRATÉGIA Instalações - Localização geográfica, tipos de processos, tecnologia, volume e ciclo de vida do produto, mercado. Tecnologia - Equipamentos, processos. Integração Vertical e Relação com Fornecedores - Parcerias Capacidade - Produção em massa, Escala, Produção Flexível, Sazonalidade. Estoques
DECISÕES PRODUÇÃO X ESTRATÉGIA Recursos Humanos - Gestão Centralizada, Participativa, Learning Organization. Qualidade - objetivos (dimensões), meios, processos e programas de obtenção. Novos Produtos e Processos - Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação. Sistemas Gerenciais - MRP, JIT, OPT, Integração Interfuncional.