Natureza e características

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Transcrição da apresentação:

Natureza e características Marketing Esportivo Pontifícia Universidade Católica Módulo 1 - Aula 1 Natureza e características do marketing

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social A natureza especial do marketing esportivo De onde vem ? O que é ? Como aplicá-lo ? Marketing Básico Marketing Esporte Marketing Esportivo é o marketing convencional aplicado ao ambiente de negócios do esporte 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O que é marketing ? Neologismo norte-americano usado internacionalmente, para designar a moderna técnica de comercialização Tem como objetivos promover, divulgar e sustentar um produto ou serviço no mercado de consumo e/ou ainda assegurar o sucesso comercial de um empreendimento Raízes teóricas: anos 50, disciplinas dedicadas ao estudo do comércio fundem-se numa nova especialidade, a Mercadologia –logo substituída pela expressão "Marketing", subsumindo tudo o que pudesse estar relacionado ao Mercado 2

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Para que serve ? Marketing é bom senso para converter necessidades (sociais) em oportunidades de novos negócios Tem relação direta com o mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também usado para "vender" idéias, hábitos e comportamentos Sua amplitude permite aplicá-lo em praticamente todos os tipos de atividades humanas: na política, cultura, negócios, esporte, sociedade... P M C T 3

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Origens do marketing Comércio: primórdios da humanidade Transição: 2ª GGM Reconstrução econômica da Europa Liderança econômica dos EUA (Plano Marshall) Vantagens estratégicas empresas norte-americanas 4

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Formas de pensar o marketing/mercado Foco na produção Foco no produto Foco na venda Foco no marketing Foco no (marketing) social 5

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Motores do desenvolvimento Pós-guerra: incertezas quanto ao futuro Expansão empresas (multinacionais) Novo consumidor Pesquisas comportamento Técnicas de incentivo Motivações de compra 6

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Elementos básicos do marketing No início da década de 60, Jerome McCarthy apresentou o clássico conceito dos quatro Ps: Product (Produto) Price (Preço) Place (Lugar ou Ponto de Venda) Promotion (Promoção) MIX DE MARKETING Os quatro Ps são um denominador teórico decisivo para a ciência do marketing e fundamento universal para o desenvolvimento das estratégias de mercado de uma empresa. 7

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Afirmação do marketing Da consolidação da base teórica do marketing, chega-se a uma adaptação mais atualizada e mais abrangente dos 4 Ps, que passaram a ser definidos como: Produto Preço Distribuição Comunicação Essa concepção é uma decorrência do longo processo de transformação do campo sociocultural em mercado, particularmente a partir dos anos 80, com o avanço das políticas neoliberais, dos países capitalistas ocidentais 8

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Sistema integrado de marketing Raimar Richers propõe um modelo comportamental, de que partem as empresas, para suas ações no mercado, face suas dinâmicas. É a teoria dos 4As. Análise Adaptação Ativação Avaliação Para dar unidade as atividades da empresa os 4As devem girar em torno de uma definição prévia dos objetivos e metas do empreendimento como um todo. Sistema integrado de informações mercadológicas Composto de Apresentação Marketing Mix Composto de Comunicação Sistema integrado de informações mercadológicas 8

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Novas abordagens Robert Lauterborn desenvolveu em 1990 uma nova visão para o Marketing Mix. Ao contrário de Mc Carthy que afirmava que a mistura de variáveis para uma atividade de Marketing deveria ser dosada com os 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção, Lauterborn ofereceu 4 novos ingredientes.   Para o Autor, os 4 Ps poderiam perfeitamente ser substituídos por 4Cs: Consumers Wants and needs (Necessidades e Desejos do Consumidor) Cost To Satisfy (Custo para satisfazer o Consumidor) Convenience to buy (Conveniência para comprar) Communication (Comunicação ) 8

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Visões de marketing “Marketing é a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos através de processos de troca” (Marcos Cobra) “Marketing é uma técnica, que visa conjugar uma série de instrumentos objetivando um melhor aproveitamento das oportunidades de mercado” (Roberto Simões) “Marketing é conseguir produzir o produto certo, para as pessoas certas, no lugar certo, na hora certa e com o preço e a comunicação certa” (Philip Kother) “Marketing é conquistar e manter cliente, através da satisfação das suas necessidades, por intermédio de um produto ou de um serviço” (Theodore Levitt) 9

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Um conceito clássico de marketing “Haverá sempre uma necessidade de (trocar ou) vender. Mas o objetivo do marketing é conhecer e compreender o consumidor tão bem, que o produto ou o serviço o atendam completamente e, em conseqüência, vendam-se sozinhos. Idealmente, o marketing deve resultar em um consumidor que está pronto para comprar. Tudo o que é preciso é tornar disponível o produto ou serviço” Peter Druker 10