Curso: Análise de Sistemas – 4º ano

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Transcrição da apresentação:

Curso: Análise de Sistemas – 4º ano INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – UNIP Curso: Análise de Sistemas – 4º ano Análise e Modelagem de Negócios 5. Plano de Negócio, Análise Competitiva, Ciclo de Vida, BCG, SWOT etc. Prof. Fernando Machado frm53@yahoo.com

Business Plan – Plano de Negócio Ferramenta de conquista de mercado Salto tecnológico Gestão do Conhecimento PLANO DE NEGÓCIO MODELAGEM DE NEGÓCIOS TECNOLOGIA

Estratégias Competitivas Genéricas PORTER, Michael. Estratégia Competitiva Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

Barreiras PORTER, Michael. Estratégia Competitiva Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

Ciclo de Vida de um Produto ou Empresa Participação no Mercado Aposta Estágio de Introdução Estrela Estágio de Crescimento Vaca Leiteira Estágio de Maturidade Abacaxi Estágio de Declínio / Obsoles-cência Tempo Entrada de Caixa Baixa Alta - Saída de Caixa Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

Ciclo de Vida de Adoção de Tecnologia Inovadores Adeptos iniciais Maioria inicial Maioria tardia Retardatários Fontes: The Chasm Group - www. chasmgroup. com MOORE, Geoffrey. Dentro do Furacão. Ed. Futura

Progressão Desejada do Ciclo do Produto Oferecer produtos para os entusiastas de tecnologia  ajudar a educar os visionários Conquistado o interesse dos visionários  torná-los clientes satisfeitos  referência para os pragmáticos Obter a maior receita servindo os pragmáticos  tornar-se líder de mercado para criar o padrão de fato Gerar volume e experiência suficiente com os pragmáticos  tornar os produtos confiáveis e baratos  satisfazer a necessidade dos conservadores Os céticos... No Way!! Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

Modelo de Desenvolvimento do Mercado Via Principal Assimilação Total Mercado Inicial Abismo Pista de Boliche Fonte: The Chasm Group - www. chasmgroup. com

Ciclos de Vida de Tecnologia X Categoria * From Boston Consulting Group portfolio management model Fonte: The Chasm Group - www. chasmgroup. com

Quatro Estruturas de Marketing Fonte: The Chasm Group - www. chasmgroup. com

Ciclo de Vida de Adoção de Tecnologia Alto Protótipos Mercado Inicial Choque de Paradigma Ciência Pura Entusiastas da Tecnologia Visionários Abismo Conservadores Pragmáticos Fim de Vida Pista de Boliche Via Principal Furacão Baixo Baixa Revolução da Aplicação Alta Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

Vantagem Competitiva Baseada em 3 Disciplinas / Atributos de valor: Liderança do produto Excelência operacional Intimidade com o cliente Intel MacDonalds British Airways Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

Disciplinas de Valor no Ciclo de Vida Liderança do Produto + Excelência Operacional Excelência Operacional + Intimidade com o Cliente Liderança do Produto Apenas Liderança do Produto + Intimidade com o Cliente Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

Análise da Concorrência Benchmarking * Peso atribuído pelo cliente

Formulação de Estratégia de Negócios Análise SWOT Analisar o ambiente interno da empresa:  pontos fortes e fracos Analisar o ambiente externo da empresa:  oportunidades e ameaças Associar: 1º) Pontos fortes X oportunidades 2º) Pontos fracos X ameaças 3º) Pontos fortes X ameaças 4º) Pontos fracos X oportunidades Desenvolver estratégias para as combinações mais importantes, nas prioridades acima Chave: Explorar oportunidades onde a empresa é forte. Defender-se das ameaças onde possui pontos fracos.

Ex. Análise SWOT / DAFO Análise Externa da Empresa AMEAÇAS OPORTUNIDADES Concorrentes avançam rapidamente no mercado de consultoria estratégica Mercado ainda confuso com as soluções atuais Nossos concorrentes mantém um número grande de parcerias empresariais Muitos casos de sucesso por parte de nossos concorrentes Demanda de mercado para consultoria de negócios em e-business. Soluções de B2B e B2C em desenvolvimento (CRM, e-procurement, Market-Place entre outros) Empresas começaram a investir em consultorias estratégica de negócios, após os investimentos do Bug do Milênio Parcerias com grandes players do mercado como ACentury, Price WaterHouseCoopers, LucinsKi entre outras

Ex. Análise SWOT / DAFO Análise Interna da Empresa FORÇAS DEFICIÊNCIAS Falta de conhecimento no mercado brasileiro da empresa XYZ em relação a consultoria estratégica em e-business. Falta de profissionais com conhecimentos estratégicos de negócios Dificuldade de contratação por falta de profissionais no mercado Carência de uma política de marketing Soluções completas realizadas pelo grupo XYZ Grande conhecimento do mercado de TI no Brasil Competência estratégica Intercâmbio de soluções com empresas do Grupo

Ex.: Divisão Consultoria - Linhas de Ação Objetivos Ações Prazo