Partidas Dobradas Contabilidade Necessária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Advertisements

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA FINANCEIRO
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Financiamento de campanhas e prestação de contas
Eleições 2012 Prestação de Contas Eleitorais
Eleições Arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas eleitorais
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL POR CAPTAÇÃO OU USO ILÍCITO DE RECURSO PARA FINS ELEITORAIS Silvana Batini.
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Auditoria no Terceiro Setor
NOVO ESTATUTO DAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Prestação de Contas Anual
Lei
Prestação de Contas Lei 9.504/97.
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
Aplicações de Certificados Digitais
PRESTAÇÃO DE CONTAS (RES. TSE. Nº /3/2012)
REGULATÓRIO CERTIFICAÇÕES E ISENÇÕES
Contas Eleitorais e Partidárias Escola Judiciária Eleitoral TRE-RS Curso de Formação em Direito Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Prestação de Contas.
ASSOCIAÇÕES.
PARTIDOS POLÍTICOS.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
Instituições Financeiras do SFN
SEMINÁRIO DE TRANSPARENCIA NAS PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAL CONTADOR: JOAQUIM DE ALENCAR BEZERRA FILHO.
Partidas Dobradas Contabilidade Necessária
Normas de arrecadação, aplicação de recursos e prestação de contas
Crédito, Cadastro e Cobrança.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
Secretaria Municipal de Educação
PROJETO DE TRANSPARÊNCIA NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2012.
Micro Empreendedor Individual
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
Documentos para Prestação de Contas Mais Educação, de acordo com a Resolução FNDE nº 15 de 10 de julho de 2014, PDDE.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III Avançar.
APRESENTA.
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Convênios.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Código Eleitoral – Lei n , de 15 de julho de 1965; Lei dos Partidos Políticos – Lei n , de 19 de setembro de 1995; Lei das Eleições – Lei.
Qbbadvocacia. qbbadvocacia LEGISLAÇÃO ELEITORAL Código Eleitoral – Lei n , de 15 de julho de 1965; Lei dos Partidos Políticos – Lei n ,
Normas que Regulamentam
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Financeiro - Como controlar(completo)
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Eleições 2014 Arrecadação, Gastos de Campanha e Prestação de Contas Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo Coordenadoria de Controle Interno.
PRESTAÇÃO DE CONTAS Resolução nº / TSE ELEIÇÕES 2012.
Aspectos procedimentais SEÇÃO DE EXAME DE CONTAS PARTIDÁRIAS (SECOP) IVETE ARALDI 1.
CONTROLO EXTERNO E ESCRUTÍNIO LEGISLATIVO DAS CONTAS DOS PARTIDOS POLÍTICOS E DAS CAMPANHAS ELEITORAIS Seminário de Alto Nível Sobre Fiscalização Legislativa.
P RESTAÇÃO DE C ONTAS Katherine Schreiner Seminário de Transparência na Prestação de.
Direito Eleitoral Profª Márcia Lopes Resumo Esquemático Arrecadação e Aplicação de Recursos nas Campanhas Eleitorais 2. Prestação de Contas.
Lei Orçamentária Anual
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 352, DE 2013.
Elton Carioni Carsten Eleições Fluxo do processo Arrecadação de recursos Realização de Gastos Sobras ou dívidas de campanha Prestação de contas.
DESINCOMPATIBILIZAÇÃO DOS DIRIGENTES SINDICAIS PANORAMA BÁSICO ELEIÇÃO 2012.
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Tribunal Regional Eleitoral de Goiás Coordenadoria de Controle Interno
SEMINÁRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAL
Transcrição da apresentação:

Partidas Dobradas Contabilidade Necessária José João Appel Mattos

Financiamento Das Campanhas Eleitorais

Limite de gastos Cada partido deve fixar o limite de gastos a ser observado, por candidatura. O valor deve ser informado na fase de registro de candidaturas, no DRAP. É possível alterar o valor posteriormente, mas é preciso autorização do Juízo Eleitoral, demonstrando a ocorrência de fatos supervenientes e imprevisíveis. A desobediência ao limite fixado sujeita à multa de 05 a 10 vezes o excesso.

Comitê Financeiro Único Para cada eleição Comitê Financeiro O partido que lançar apenas candidato a vice-prefeito deve constituir comitê financeiro relativo à respectiva eleição. O partido coligado, nas eleições majoritárias, estará dispensado de constituir comitê financeiro desde que não apresente candidato próprio.

Comitê Financeiro: Constituição O Comitê Financeiro será composto por tantos membros quantos o partido indicar, devendo ter, pelo menos, um presidente e um tesoureiro. O Comitê Financeiro será criado em reunião da Comissão Executiva do Partido, na qual será lavrada a respectiva ata. Não existe Comitê Financeiro de coligação.

Comitê Financeiro: Atribuições Arrecadar e aplicar recursos de campanha eleitoral; Fornecer aos candidatos orientação sobre os procedimentos de arrecadação e aplicação de recursos e sobre as respectivas prestações de contas de campanhas eleitorais; Encaminhar ao Juízo Eleitoral a prestação de contas do candidato a prefeito, que abrangerá a do vice-prefeito, caso eles não o façam diretamente; Encaminhar ao Juízo Eleitoral a prestação de contas dos candidatos a vereador, caso eles não o façam diretamente.

Conta Bancária: É obrigatória a abertura de conta bancária específica para os candidatos, comitês financeiros e partidos políticos, em todos os níveis de direção, a fim de registrar todo o movimento financeiro da campanha e que será vinculada ao CNPJ atribuído pela Receita Federal. A conta poderá ser aberta na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira com carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil. Os bancos não podem condicionar a abertura da conta a depósito mínimo, nem cobrar taxas e/ou outras despesas de manutenção.

Conta Bancária: Abertura facultativa Os candidatos a vice-prefeito não são obrigados a abrir conta bancária específica, mas se o fizerem, os respectivos extratos deverão compor a prestação de contas dos candidatos a prefeito. Municípios onde não haja agência ou correspondente bancário. Candidatos a vereador em municípios com menos de 20 mil eleitores.

Recibos Eleitorais Emissão diretamente no SPCE – Sistema de Prestação de Contas Eleitorais Estilo Nota Fiscal Eletrônica

Fonte de Recursos Recursos próprios dos candidatos Recursos e fundos próprios dos partidos políticos Doações, em dinheiro ou estimáveis em dinheiro, de pessoas físicas e de pessoas jurídicas Doações por cartão de crédito e de débito Doações de outros candidatos, comitês financeiros ou partidos políticos Repasse de recursos provenientes do Fundo Partidário Receita decorrente da comercialização de bens ou da realização de eventos

Não podem ser utilizados De origem não identificada Doadores com CPF ou CNPJ invalida

Fontes Vedadas Entidade ou governo estrangeiro Órgão da administração pública direta e indireta ou fundação mantida com recursos provenientes do Poder Público Concessionário ou permissionário de serviço público Entidade de direito privado que receba, na condição de beneficiária, contribuição compulsória em virtude de disposição legal Entidade de utilidade pública Entidade de classe ou sindical Pessoa jurídica sem fins lucrativos que receba recursos do exterior Entidades beneficentes e religiosas Entidades esportivas Organizações não governamentais que recebam recursos públicos Organizações da sociedade civil de interesse público – OSCIP Sociedades cooperativas – serviços ou recursos públicos Cartórios e serviços notariais e de registro

GASTOS ELEITORAIS Abrangência Documentação Pagamento com cheque Fundo de caixa Gastos pessoais de eleitor (R$ 1.064,10)

Documentos da Prestação de Contas A necessidade da Escrituração contábil A participação do profissional da contabilidade

Ficha de qualificação do candidato, dos responsáveis pela administração de recursos do comitê financeiro ou do partido político Demonstrativo dos recibos eleitorais Demonstrativo dos recursos arrecadados Demonstrativo com a descrição das receitas estimadas Demonstrativo de doações efetuadas a candidatos, a comitês financeiros e a partidos políticos Demonstrativo de receitas e despesas Demonstrativo das despesas efetuadas Demonstrativo da comercialização de bens e/ou da promoção de eventos E, ainda

– Nome – categoria profissional – numero de registro no CRC Demonstrativo das despesas pagas após a eleição Conciliação bancária Extratos da conta bancária aberta em nome do candidato, do comitê financeiro ou do partido político, demonstrando a movimentação financeira ou a sua ausência. Comprovantes de recolhimento (depósitos/transferências) à respectiva direção partidária das sobras financeiras de campanha Cópia do contrato firmado com instituição financeira ou administradora de cartão de crédito, se for o caso Declaração firmada pela direção partidária comprovando o recebimento das sobras de campanha constituídas por bens e/ou materiais permanentes, quando houver. Assinatura do Contador ou do Técnico em Contabilidade Identificando: – Nome – categoria profissional – numero de registro no CRC

Muito Obrigado José João Appel Mattos