Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos

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Transcrição da apresentação:

Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

Demanda turística Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017

Demanda Turística O que é demanda turística? Número de bens e serviços turísticos que as pessoas desejam e são capazes de consumir, por um determinado valor e em um determinado período de tempo (LAGE & MILONE, 2001). Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017

Tipos de demanda turística Demanda real ou efetiva; Demanda reprimida; potencial protelada Substituição da demanda ou redirecionamento de demanda; Sem demanda Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017

Como analisar a demanda? Planejamento do consumo turístico (decisões que são tomadas antes da viagem):   O que o turista gostaria de fazer? Para onde gostaria de ir? Quanto há de renda disponível para gastar? Quais são as formas de crédito e parcelamento? A renda disponível durante o parcelamento é suficiente? Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017

Demanda Turística O estudo da demanda turística permite conhecer: O perfil dos visitantes e suas motivações (potenciais e atuais) Percepção, apreciação e satisfação aos atrativos pelos visitantes As necessidades e o processo de decisão associados ao consumo O impacto dos diversos efeitos das várias táticas promocionais A percepção do risco em aquisições turísticas Os diferentes segmentos de mercado Como melhorar as chances de sucesso em marketing Localização geográfica dos visitantes Etc. Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017

Desejos e Necessidades Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017

Desejos e Necessidades Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017

“Atrair e manter turistas satisfeitos requer, portanto, que conseguimos desenvolver centros de investigação que nos permitam gerar conhecimento e informações a respeito do comportamento tão diferenciado de tal demanda”. Castrogiovanni, 2001 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017

Segmentação em Turismo A segmentação de mercado, de modo geral, visa identificar: os motivos da viagem; a composição do grupo de viagem; o âmbito geográfico da viagem; o local da prática do turismo; o tipo de transporte e alojamento utilizado; a época e a duração da viagem; os serviços requeridos; as atividades desenvolvidas; o tipo de viagem; o grau de fidelidade do consumidor; os gastos, além das características do comprador como: nível de renda; características demográficas; econômicas; geográficas; e psicográficas entre outras. RABAHY, 2005. p.153-154 Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães 25 de março de 2017