Seminário 05 Reengenharia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Sistema de Informação Gerencial
Ana Carolina M. Nogueira Bruno Anderson
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
CRM (Customer Relationship Management
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Evolução da Administração
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
“Internetização” da GE
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Departamento 1.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Continuous Replenishment
Repensando a Logística
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
Unidade 02 GRUPO O Subgrupo 02.
Repensando a Logísitica
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
ERP - Enterprise Resource Planning
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Repensando a Logística
Repensando a Logística
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Processos Empresariais
Sistemas de Informações Gerenciais
SISTEMA DE INFORMAÇÃO ALIADO A GESTÃO EMPRESARIAL
REENGENHARIA.
Práticas de gestão da inovação na empresa
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Equipe Prof. Henrique Freitas
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
FERRAMENTAS DE MARKETING
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
Reengenharia A ferramenta da folha de papel em branco
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Controladoria
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
REENGENHARIA " ... consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Contabilidade Gerencial
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

Seminário 05 Reengenharia Camilla Caetano Gabrielly Vaccari Henrique Coffani Naiara Monteiro Yoshie Sakanoue

Reengenharia É o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar melhorias tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.

Criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90. Hammer Champy Para Ralph Stair e George Reynolds é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores de organização objetivando uma guinada nos resultados do negócio”.

Estratégia de mudanças que visam tornar a empresa mais competitiva no mercado, através da adoção de medidas que alteram todas as operações e processos. Redução de custos, redução de tempo, melhoria da qualidade dos serviços

OPERACIONAL – as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas que geralmente criam conflitos são eliminadas. O excesso de hierarquias, com grande diluição de responsabilidade, torna o processo decisório lento e burocratizado. GESTÃO DE PROCESSOS – neste nível, ocorrem as maiores mudanças no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Os processos são todos integrados e informatizados. GESTÃO DE NEGÓCIOS – neste nível ocorrem as maiores mudanças na empresa. Rompem-se as barreiras com clientes e fornecedores, e todos integrados, repensam os negócios, e até criam novos negócios e produtos.

Sucesso Mudanças nas relações cliente/mercado; Introdução de elementos de valor agregado; Aplicações de tecnologias certas; Maior agilidade de comunicação entre os diversos funcionários, com a diminuição dos níveis hierárquicos.

Casos de SUCESSO IBM - Reduziu o tempo na produção de um computador de 7 dias para um dia . GENERAL ELETRIC - Melhorou o sistema de fornecimento e abastecimento de energia , com pedidos automáticos controlados pelo próprio fornecedor. XEROX - Diminui o prazo de entrega ao produto mercado, melhorando os processos de planejamento, qualidade de seus produtos e administração. MC DONALD´S - Aumentou a eficácia do planejamento e controle de estoque, através da informatização de suas lojas.

Insucesso Baixa ou nenhuma compreensão do assunto pelos executivos da empresa. Percebem que a reengenharia é apenas uma técnica de enxugamento voltada para a redução de custos. Indefinição de uma estratégia de implementação do processo de reengenharia. Esta é aplicada indiscriminadamente em toda a empresa de forma imediata. O resultado é quase sempre a interrupção do processo, devido às fortes resistências encontradas.

Simplificando e racionalizando procedimentos que poderiam ser extinguidos. Ênfase na informatização e automação de processos e não na sua gestão, ou seja, a empresa investe muito dinheiro na compra de equipamentos e sistemas, mas não capacita seus gerentes. Não envolvimento dos clientes, fornecedores e empregados nos processos. Soluções que complicam a organização, ao invés de simplificá-lo. Não-estabelecimento de prioridades.

Casos de INSUCESSO GENERAL MOTORS - Na época do lançamento do Cadillac, os processos não foram aplicados adequadamente às estratégias da empresa, pois as inovações não foram bem aceitas pelo processo , que até então era “ antiquado ” . KODAK – Implantou um novo software, que não foi adaptado pelo sistema. Os programas custavam caro e foram implantados arbitrariamente. Estes possuíam poucas funções era difícil de ser modificado.

Fases de aplicação 1ª Fase: Preparação: consiste um listas os processos da empresa, selecionar um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projeto; 2º Fase: Planejamento: devem-se garantir os meios (tempo, pessoas e orçamento), estruturar as equipes de trabalho e distribuir tarefas; 3ª Fase: Implementação: analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo (visão cliente/resultado esperado), avaliar o impacto da mudança e implementar o mesmo; 4ª Fase: Avaliação: medir e comunicar os resultados, controlar o processo e gerir o impacto das alterações nos outros processos.

Quando a Reengenharia é necessária? -Quando as empresas estão em dificuldades e nenhuma solução tomada anteriormente resolveu o problema, ou seja, a empresa está em grandes apuros. -As empresas que não estão em dificuldades, mas cuja gerência prevê problemas à frente.

-As empresas que não possuem dificuldade discernível, agora ou no futuro, mas a sua gerência é ambiciosa e agressiva. Essas empresas vêem na reengenharia a oportunidade de aumentar ainda mais sua liderança sobre os concorrentes.

Resumindo: Responder prontamente às necessidades do cliente; Agilizar as operações e informações; Adequar-se às novas exigências do mercado e desenvolver um processo de mudanças contínuas, ou seja, a flexibilização; Obter mais qualidade e produtividade em suas operações; Diminuir tempo de resposta; Integrar os processos numa cadeia única; Fazer alianças estratégicas com clientes e fornecedores;

Bibliografia http://www.administradores.com.br/artigo s/reengenharia/10086/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Reengenharia HAMMER, Michail & CHAMPY, James, Reengenharia – Revolucionando a empresa