Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Administração Estratégica Conceitos
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Políticas de Investimentos
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Consultoria Empresarial
Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.
A Qualidade na Estrutura Organizacional
Contabilidade Sistemas de Informação
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
Como garantir resultados através das pessoas
Terceirização:Ferramenta para a Reestruturação Produtiva
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
Qualidade em Serviços.
O MAGO DE ID.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Repensando da logística
Terceirização na Logística: Vantagem e Desvantagem Prestadores de Serviço Logístico x Operadores Logísticos 3 PL x 4 PL Daiane Panuci Gerson Vendramin.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
Formação Profissional IV
Prof. MSc. Cláudio Cabral. É a transformação dos processos da empresa através do reexame da maneira de se trabalhar, da qualidade dos produtos e serviços.
Estratégia Organizacional
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Planejamento Estratégico
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap6.1 Administração de Tecnologia de Informação Técnicas de Administração: Controle.
Iniciando na logística empresarial
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Planejamento Estratégico TREVOSERVIS – 2011/2020
Teoria Geral da Administração
Delegação, Centralização e Descentralização
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO II– MARKETING CULTURAL MÓDULO II– MARKETING CULTURAL.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Gestão da Tecnologia da Informação
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Pessoas.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk AS RELAÇÕES.
Evolução Histórica Pré-História
Definição Serviços Contínuos São aqueles que têm como característica principal o prazo de vigência. requerem prestação continuada para atender necessidades.
O que é terceirização? A terceirização ocorre quando uma organização transfere algumas de suas atividades para terceiros, com o objetivo de concentrar-se.
PETI Planejamento Estratégico de TI
4.4 Implementação e Operação
Apresentação “Terceirização Estratégica” TERCEIRIZAÇÃO ESTRATÉGICA O Novo Paradigma.
Sua necessidade Terceirização de mão de obra Somos especialistas na.
Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Cícero Domingos Penha Diretor de Relações Corporativas.
Quebra de Paradigmas e o Cotidiano das Organizações
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
Transcrição da apresentação:

Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

O que é terceirizar? Significa passar adiante (para terceiros) a responsabilidade pela execução de determinada atividade ou conjunto de atividades. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Tipos de Terceirização A terceirização pode ser classificada consoante dois critérios: 1) a natureza do trabalho ou atividade que é terceirizado; e 2) o modo pelo qual se opera a terceirização Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Tipos de Terceirização (2) Segundo a natureza do trabalho que é terceirizado temos: a) funções da área tecnológica; e b) funções da área administrativa. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Tipos de Terceirização (3) Segundo o modo pelo qual a terceirização se opera temos: a) terceirização parcial; e b) terceirização total. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Atividades a sofrerem Terceirização (Outsourcing) Sistemas de informação; Serviços de processamento; e Processos de negócios. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Características do Processo de Terceirização Processo de interferência externa; Funções de apoio; Continuidade; Supervisão; e Qualidade. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

O que não é Terceirização Desculpa para desobrigar-se de encargos sociais e legais; Instrumento para reduzir os benefícios concedidos às pessoas da organização; Demissão; e Redução salarial. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Benefícios da Terceirização Razões de ordem financeira; Razões de ordem tecnológica; Razões competitivas; Excelência operacional; e Competência no negócio; . Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Benefícios da Terceirização (2) Redução imediata dos custos e riscos inerentes à execução dos processos que são transferidos; Contínua e permanente atualização tecnológica, sem necessidade de investimento (que fica a cargo da contratada); e Concentração nos esforços estratégicos. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Benefícios da Terceirização (3) Desburocratização; Alívio para a estrutura organizacional; Maior eficácia organizacional; Mais qualidade para o serviço delegado e produto final da empresa; Mais flexibilidade para a empresa enfrentar adversidades ambientais; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Benefícios da Terceirização (3a) Mais agilidade decisória e administrativa; Simplificação na produção; Economia (redução) de recursos humanos, materiais, instrumental, equipamentos, financeiros; e Incremento na produção, a partir do momento que a empresa pode se dedicar as suas atividades principais. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Benefícios da Terceirização (4) Liberação de espaço na empresa; Criação de ambiente mais propício ao surgimento de inovações; Formalização de parcerias; Valorização profissional; Estabelecimento de novas micro, pequenas e médias empresas; e Redução da dependência da comunidade em relação à empresa. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Fatores Inibidores a) Cultura da empresa em manter a atividade-meio; b) Necessidade de revisão constante do contrato; c) Receio quanto à contratação de empresa pouco habilitada; d) Perda de infra-estrutura em tecnologia (principalmente em terceirização em informática); e) Barreiras culturais concernentes à aceitação de um prestador de serviços; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Fatores Inibidores (2) Falta de critérios para avaliação do projeto de terceirização; O custo das demissões; Insucesso de projetos de terceirização anteriores; Achar que a terceirização representa um risco desnecessário; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Plano de Terceirização a) Planejamento estratégico; b) Conscientização; c) Decisão e critérios gerais; d) Projeto; e) Programa de apoio (aceitação do projeto); f) Acompanhamento permanente; e g) Avaliação dos resultados. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Quarteirização Pode ser definida como o deslocamento da administração dos contratos de terceirização para as mãos de empresas especializadas no assunto. Isto é, a quarteirização envolve a transferência da gestão dos contratos de outsourcing para firmas dedicadas ao assunto. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Vantagens da Quarteirização Eliminação de estruturas internas da empresa criadas para administrar os contratos e os relacionamentos com terceiros; Implantação de política corporativa; Profissionalização da gestão dos contratos e do relacionamento entre as empresas; Manutenção da garantia jurídica e preservação econômica da relação; Modulação permanente na forma de melhoria contínua. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Desvantagens da Quarteirização Custos adicionais; Imagem da empresa contratante; e Retorno das atividades quarteirizadas à empresa quarteirizante. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.