A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Ciclo de vida e organização do projeto
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
PETI Planejamento Estratégico de TI
28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.
  CAF NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPINHO UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Área Metropolitana de Lisboa
Ponto de Situação PROJECTO MUNICIPAL – SEIXAL DIGITAL Introdução
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Proposta da versão 1 do Processo de Gestão de Ideias
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
© Dezembro, 2009 Ser trabalhador na Administração Pública.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Talentos para Inovação
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
Novos instrumentos de gestão para a profissionalização da Administração Pública A avaliação do desempenho Miguel Nuno Rodrigues.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Projeto de implantação de um software
T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.. A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
GBDDoc - Gestão de uma Base de Dados Documental Grupo formado por : - Pedro Borges Nº Ricardo Oliveira Nº Serafim Gomes Nº
Gabriel Bastos Machado
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
ADS – 5º Semestre Trabalho de Conclusão de Curso
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
 .
RECURSOS HUMANOS Introdução sobre o que será dito.
Cases InfoWorker – Julho 2015
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Do Balcão Único à Rede de Atendimento Municipal Outubro de 2013 Departamento de Modernização e Sistemas de Informação | Divisão de Relação com o Munícipe.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade
PETI Planejamento Estratégico de TI
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
Avaliação de Desempenho e Gestão do Desempenho Competente Helena Tonet Maria das Graças Torres Paz Helena Tonet Maria das Graças Torres Paz.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira

Objectivos…  Testemunho enquanto autarca e gestora de informação;  Percepção do mundo das autarquias: dificuldades e desafios;  O papel da gestão da informação no sucesso dos políticos e das autarquias locais.

Complexidade do contexto organizacional  Diversas áreas de actuação;  Falta de estabilidade dos Executivos (mudanças partidárias e dos seus líderes);  Falta de corpos técnicos com formação e capacidade de adaptação à mudança;  Escassez de recursos financeiros – impossibilidade de contratar RH e obrigatoriedade de reduzir despesa e nº de efectivos

Complexidade do contexto organizacional  Reestruturações orgânicas impostas por lei: uma em Dezembro de 2010 e outra que teremos de fazer até ao fim de 2012;  Diferentes sensibilidades dos elementos do Executivo e a sua forma de gerir;  Feitio/caracteristicas pessoais  Orientação e objectivos políticos  Impacto nos municipes e suas vidas  Contagem decrescente para as próximas eleições e a pressão de implementar os projectos;

Complexidade do contexto organizacional  Legislação a nivel nacional em constante modificação: incerteza total em tudo o que se faz;  Necessidade urgente de tomar decisões na hora e um sem fim de decisões tomadas em cada dia de trabalho;  Ritmo alucinante: atendimento ao público, gerir serviços, organizar e planear acções, controlar despesas e recursos humanos, fazer política durante a semana e fins-de- semana…

Informação como recurso estratégico  Criação do Pelouro da Gestão da Informação, aliado ao da Qualidade dos Serviços e Modernização Administrativa;  Reconhecimento da necessidade de alguém com perfil e formação para gerir este recurso tão importante e valioso para a organização;  Reconhecimento da gestão da informação como uma mais valia para a entidade e seus municipes;  Gestão da Informação como ferramenta imprescindivel para o apoio/suporte à tomada de decisão correcta e em tempo útil;

A Gestão da Informação na autarquia  Pequenas medidas que fazem toda a diferença:  Não imprimir os s – fazer o reencaminhamento e criação de estrutura de pastas para controlo;  Disponibilização dos documentos para reunião de câmara no servidor – desmaterializaçao  Orientação dos dirigentes para a elaboração de documentos de apoio à gestão: rel. de act; plano de act; instrumentos de controlo do cumprimento dos objectivos de SIADAP; monitorização de diversos indicadores que variam de serviço para serviço;  Exemplo: estágios acolhidos na CMP desde 2001; nº de concursos de pessoal desde 2001 a termo certo e indeterminado… (listas escritas à mão); medalhados do 3 de Março;

A Gestão da Informação na autarquia  Implementação de um sistema voip de comunicação: maior controlo das chamadas e despesas, bem como das chamadas perdidas, entre outros;  Desafio de desenvolver um sistema de informação integrado para as autarquias locais – e-situs (projecto conjunto da AMVS)  Intranet + portal do colaborador (férias, faltas, siadap, controlo de assiduidade, etc) + gestão documental + requerimentos on-line e consulta do estado dos processos online  Avaliação, selecção e eliminaçao de informação no Arquivo Municipal e noutros locais da Câmara, onde armazenavam informação…  Elaboração do plano de classificação para futura implementação da gestão documental;  Qualificação e certificação dos serviços (apenas a Divisão de Ambiente se encontra certificada)

A Gestão da Informação na autarquia  Implementação de um sistema centralizado de multifunções, por pisos/serviços, retirando as impressoras de secretária;  Substituição de todo o parque informático, de modo faseado;  Construção de um novo website, usando ferramentas mais actuais, para suportar as novas funcionalidades que são necessárias e com versão acessivel, de acordo com as normas W3C.  Preparação para abertura de um balcão único de atendimento dos serviços municipais e respectiva reorganização e reengenharia de processos organizacionais;  Criação de um manual de procedimentos de apoio ao atendimento multi-serviços.  Criação de um manual de imagem para a organização;

A Gestão da Informação na autarquia  Músicos que tocam os vários instrumentos:  Efectivos:  1 tecnica superior da área da Comunicação (site, e-situs, reengenharia de processos do BU, etc)  1 eng informático (apoio às escolas…)  1 assistente técnico – informática (substituição de hardware…)  Temporários:  Eu  1 estágio profissional (+ 1 acto único)  1 estágio PEJENE (a iniciar em Julho - 3 meses + possibilidade de 1 acto único)

Gestores de Informação - precisam-se a tempo inteiro… Obrigada!