Sistemas de informação para processos produtivos

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Sistemas de informação para processos produtivos Desenvolvendo Soluções com Sistemas de Informação

Abordagem sistêmica A abordagem sistêmica na solução de problemas utiliza uma orientação sistêmica para definir problemas e oportunidades e desenvolver soluções.

Atividades inter-relacionadas Identificar e definir um problema ou oportunidade Avaliar se é viável produzir o software na empresa, comprar uma solução pronta ou contratar uma empresa fornecedora de software para confeccionar um software para a empresa. Pesquisar outras empresas que utilizaram uma solução e se atendeu os requisitos da empresa pesquisada Escolher pessoas chaves para o projeto que será implementado. Avaliar se os requisitos de infra-estrutura e parque tecnológico são adequados para o novo software

A função de vendas de uma empresa como um sistema. O desempenho deficiente de vendas (saída de dados) É provocado por esforço de vendas inadequado(entrada de dados) Como estão os procedimentos de vendas?(procedimento) Há Informações de vendas?(feedback) Há vendas incorretas ou administração de vendas inadequadas? (controle)

Estudos de viabilidade Maneiras de coletar informações para o desenvolvimento de sistemas: Entrevistas com funcionários, clientes e gerentes que serão beneficiados com o novo sistema. Questionários para o devido usuário-finais Exames de documentos, relatórios, manuais de procedimentos e outros registros. Desenvolvimento, simulação e observação de um modelo das atividades de trabalho.

Os fatores mais comuns de viabilidade Viabilidade Organizacional – Eficácia com que o sistema proposto apóia os objetivos estratégicos da organização Viabilidade Técnica – Capacidade, confiabilidade e disponibilidade de hardware e rede. Viabilidade Econômica – Aumento da receita, economias de custo, Aumento de lucros Viabilidade Operacional – Aceitação do usuário final, apoio administrativo, requisito dos clientes, fornecedores entre outros.

Custos tangíveis

Custo intangível Perda de clientes

Benefícios tangíveis Aumento de vendas ou lucros Redução nos custos de processamento da informação Redução nos custos operacionais Redução no investimento necessário Aumento na eficiência operacional

Benefícios Intangíveis Melhor disponibilidade de informações Maior capacidade de análise Melhor atendimento ao cliente Melhor tomada de decisão gerencial Melhor posição competitiva