Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.

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Transcrição da apresentação:

Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries Iniciais

AS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: DESAFIOS DIÁRIOS DO PROFESSOR Isabela Orlandini Cavazzani Ferreira Sônia Inês Zanette Assolari de Oliveira Orientadora: Professora Desirê Luciane Dominschek

PROBLEMATIZAÇÃO: Qual é o caminho para se estabelecer um ambiente propício em nossas relações em sala de aula, que contribuem para uma aprendizagem de qualidade?

OBJETIVO GERAL Refletir fazendo uso das teorias e práticas afim de reafirmar e valorizar práticas pedagógicas efetivas que favoreçam as interações sociais produzidas em sala de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender através das fundamentações teóricas determinadas situações que ocorrem nas interações em sala de aula; Analisar atitudes adotadas nas práticas pedagógicas; Reconhecer práticas pedagógicas de interações adequadas.

AUTORES QUE SUBSIDIARAM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BENNET (1983) COLL (1990) FLANDERS (1970) HARGREAVES (1977) JOHNSON (1981) MEDLEY (1979) PEREZ GOMES (1983) ROGERS (1982) VIGOTSKY (1995) WEBB (1983 e 1985)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REPRESENTAÇÃO MÚTUA PROFESSOR/ALUNO O comportamento efetivo que um professor manifesta diante dos seus alunos é sempre inevitavelmente mediatizado pelo que pensa e espera deles, pelas intenções, pela motivações, pelas capacidades e interesses que lhes atribui, de modo recíproco, o comportamento efetivo de um aluno será sempre e inevitavelmente mediatizado pelo que pensa e espera do seu professor, pelas intenções, motivações e os interesses que lhe atribuem. (Rogers, 1987, p. 47)

A interação professor/alunos no processo de ensino e de aprendizagem [...] a existência de uma relação direta entre o comportamento do professor e aquilo que o aluno consegue aprender. (Bennet, 1986.p.272)

O comportamento instrutivo do professor e o ensino eficaz O comportamento do professor é o fator mais potente e controlável que condiciona a aprendizagem dos alunos[...] Centra-se no que o professor “faz”, não no que ele pensa, ou no que pensa o aluno, ou no que deveria pensar. Estilo direto. Estilo indireto. (Flanders, 1977,p )

Do comportamento ao pensamento do professor O comportamento é em grande parte, o resultado do pensamento do professor: de seus conhecimentos, de suas estratégias para processar a informação e utilizá-la na resolução de problemas e de suas atitudes e disposições pessoais. Comportamento pré-ativo (planejamento) Comportamento interativo (processo ensino e aprendizagem) (Pérez Gomez, 1983, p ).

Ensinar e aprender:os processos de “andaime” na Zona de Desenvolvimento Proximal A influência educativa que o professor exerce com propostas, orientações, seguimentos, diretrizes, promovem o desenvolvimento quando conseguem atingir o aluno por meio do desenvolvimento proximal, transformando em desenvolvimento real, aquilo que é desenvolvimento potencial. (Vygotsky).

Interações entre alunos e aprendizagem escolar O valor educativo da interação entre alunos * Influência secundária * Competências relacionadas à Socialização * Influência benéfica não é uma constante (Johnson, 1981, p )

Organização social das atividades escolares * Cooperativas – os sucessos de cada um beneficiam os demais membros; * Competitivas – um participante pode alcançar os seus objetivos somente na medida em que os demais não conseguem; * Individualista – persegue-se resultados individualmente benéficos e os resultados dos outros são irrelevantes. (Johnson)

Interações entre alunos e construção do conhecimento C onflito sociocognitivo- mobiliza processos cognitivos responsáveis pela aprendizagem em cada um dos participantes. * Regulação interpsicológica – entre pessoas * Regulação intrapsicológica – pessoal (Zona do Desenvolvimento Proximal – interação social cria e ajuda a percorrer) (Vygotsky)

Procedimentos Metodológicos Pesquisa Bibliográfica Pesquisa de campo

Universo da Pesquisa Escolas Municipais que atendem a Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação Especial, localizadas em regiões centrais do município de Jacarezinho.

Instrumento de coleta de dados Observações: * Duas professoras; * Primeira série do Ensino Fundamental.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Foram observados a entrada dos alunos em sala de aula, espaço físico, material didático disponível e relação com os mesmos, diálogo, resolução de problemas e conflitos, tipo de atividades e utilização do tempo.

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS A pesquisa bibliográfica e as observações nos serviu para constatar: * a influência das expectativas tanto do professor com relação ao aluno e vice-versa, no ensino/aprendizagem; * a gestão do professor (comportamento pré- ativo e interativo) é fundamental; * é papel do docente provocar avanços com sua interferência na Zona de Desenvolvimento Proximal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Trabalhar e progredir juntos implica aprendizagem e exercícios de procedimentos e atitudes específicas e também o planejamento acurado das atividades e das tarefas que se abordam de forma compartilhada, intervindo sempre que necessário. É um ato de amor.

“ Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência”. (Henry B. Adams)