Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
Administração de Compras
Ferramentas e sistemas da qualidade
Projeto - Plano de Negócios
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
CURSO DE AVALIAÇÃO SOCIAL DE
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
PROJETOS INDUSTRIAIS I
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Ambiente Novos concorrentes Novas Tecnologias
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Maria Olívia de Souza Ramos
A ENGENHARIA NO PROJETO
Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Gestão de Projetos.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Estrutura da Cadeia Logística
POR QUE POLÍTICA INDUSTRIAL?
Representação de uma economia: o fluxo circular da renda
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano.
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
Conceitos Básicos de Estoques
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
SEMINÁRIO CORECON – PROJETOS DE INVESTIMENTOS
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Estratégia de crescimento.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Considerações iniciais
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
A atividade produtiva e a ação do Estado
Considerações iniciais
Orçamento de Produção.
Caso ALPHA: ADMINISTRANDO UMA INDÚSTRIA DE INJEÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS SOLUÇÃO Prof. José Miguel N. Sacramento
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Considerações preliminares
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Ir p/ primeira página n Objetivo: apresentar de forma sucinta e analisar preliminarmente os elementos relacionados ao projeto, com vistas ao credenciamento.
MATRIZ BCG.
Curso: Engenharia de Produção
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Gestão de Investimentos
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
Etapas do processo orçamentário
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
DO PRODUTO AO CLIENTE.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
PLANO DE VENDAS E OPERAÇÕES Prof. Glauco Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento para testar sua viabilidade. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Tipos de projetos Em função do setor econômico onde se processa o investimento os projetos são: Projetos agrícolas; Projetos industriais; Projetos em serviços. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Tipos de projetos Em função do impacto na empresa os projetos são: Projetos de implantação; Projetos de expansão ou de ampliação; Projetos de modernização; Projetos de diversificação. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Tipos de projetos Em função do uso que o mesmo terá para a empresa ao longo do processo decisório os projetos são: Projeto de viabilidade; Projeto final (para implementação); Projeto para obter financiamento. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Tipos de projetos O projeto de viabilidade é um projeto de estudo e análise que procura identificar a viabilidade interna na própria empresa. Assim, quando surge a oportunidade de investir começa o processo de coleta e processamento de informações que, devidamente analisadas permitirão testar a sua viabilidade. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

A estrutura do projeto Os componentes mais frequentemente encontrados em uma alternativa de investimentos são os seguintes: Econômicos; Técnicos; Recursos financeiros; Recursos administrativos; Institucionais – jurídicos, legais e de meio ambiente. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

A estrutura do projeto O componente econômico é dado por: Mercado – quantidade demandada, preço de venda, canais de distribuição, formação de estoques e política de descontos; Localização – depende dos fatores mão de obra, energia, matéria prima e condições ambientais relacionadas ao controle da poluição, restrições ao uso da terra, clima e condições do solo; WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

A estrutura do projeto O componente econômico é dado por: Tamanho – está relacionado com o mercado. A existência de economia de escala pode ser um aspecto determinante na escolha de determinada capacidade de produção. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

A estrutura do projeto O componente técnico envolve considerações referentes à seleção entre os diversos processos de produção, à engenharia do projeto, ao arranjo físico dos equipamentos na fábrica e outros fatores. Pode ser que os processos se apresentem em alternativas claramente definidas e com tecnologia maduras, isto é, sem grandes mudanças tecnológicas. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

A estrutura do projeto O componente recurso financeiro é dado por: Composição do capital – diferentes composições que existem para compor o capital investido no projeto, sendo capital próprio e de terceiros; Financiamento – são analisadas alternativas de financiamento para o projeto; Capital de giro – fundamental para o desenvolvimento do projeto. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

A estrutura do projeto O componente recurso administrativo diz respeito à estrutura organizacional que será necessária para a implantação e para a operação do projeto. O custo ou despesas serão alocadas no projeto quando da análise de sua viabilidade. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

A estrutura do projeto O componente recurso institucional é dado por: Jurídico – está relacionado com projeto em especial ao tipo de empresa que será constituída; Legais – estão relacionados com as exigências legais ou incentivos fornecidos por órgãos governamentais; Meio ambiente – relacionados com a política de meio ambiente para a indústria em análise. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.