 1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Plano de Trabalho Docente
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Dr. José Antônio Cordero CRM-PA
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
Ética Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão Faz com que o profissional respeite seu semelhante.
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Lei de bases da actividade física e desportiva
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Trabalhando com Grupos
O Código de Ética Profissional do Psicólogo: Percurso Histórico
Ética profissional Código de ética.
Ética Prof. Enfº Roger Torres
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
ESF Integralidade da assistência
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Formalizar mudanças com o pessoal de poder decisório Promover mudança de comportamento ou atitude Facilitar a venda de idéia Dar condições para.
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A prática do psicologo no CRAS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
COFEN CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil
CULTURA ORGANIZACIONAL
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
Transcrição da apresentação:

 1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia como profissão em 27 de agosto de Estabelece as seguintes funções privativas do psicólogo: Diagnóstico psicológico; Orientação psicopedagógica; Orientação e seleção de pessoal; Solução de problemas de ajustamento; Colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências;

 Criado em 1975, juntamente com a lei que cria os conselhos federal e regionais;  Aborda 5 princípios fundamentais;  40 artigos;  Trabalho embasado no respeito ao outro e a sua integridade;  Enfatiza a importância da formação contínua, do conhecimento e do respeito pelas limitações impostas pelo desenvolvimento pessoal e saber de cada profissional;  Enfatiza as funções sociais da psicologia, devendo ser aplicada em prol do bem estar e da coletividade,

 Apresenta 5 princípios fundamentais;  Composto de 50 artigos (10 a mais que o código anterior);  Salienta a importância do trabalho em equipe;  Oferece artigos mais explícitos a respeito do sigilo profissional;  Aumento do número de psicólogos exigiu maior ênfase em artigos explicitando as relações com a classe;

 Apresenta sete princípios fundamentais;  Composto de 50 artigos;  Enfoca o respeito pelo outro e por sua integridade;  Importância da formação, da responsabilidade profissional e do aprimoramento pessoal e técnico;  Enfatiza a função social do psicólogo por meio de uma análise crítica da realidade e da colaboração na criação de condições que visem eliminar a opressão e a marginalização do ser humano;

 Composto de sete princípios fundamentais;  25 artigos;  Enfatiza sua concepção reflexiva e norteadora;  Valorização dos princípios fundamentais que deveriam embasar a relação psicólogo/ sociedade/ ciência;  O psicólogo tem a função social de promover a saúde, a qualidade de vida e a análise crítica das situações que o rodeiam;  Psicólogo enquanto agente de transformação;  Importância da contínua formação profissional;