FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Organização Curricular da Escola
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Liliani Lecco Dettogni
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS Franciele Gequelin UFPR/TN Orientadora: Profa.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
Departamento do Ensino Secundário
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
ELIANE PEREIRA DE BRITO
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Deise Kramer Lima Fernandes
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Uma abordagem curiosa e divertida
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Roteiro de observação de estágio
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
SILVANA BERBEL FERNANDES
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
O Poder na Escola 2007.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Como elaborar um plano de aula
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Autor: Marcelio Adriano Diogo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA DIAGNÓSTICO SITUACIONAL.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Considerações iniciais
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Formação continuada 2º Encontro
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA A CULPA É DE QUEM? ALTAMIRA – PARÁ 2007

JUSTIFICATIVA A inquietude gerada pelas dificuldades e os fracassos presentes na educação escolar da matemática, justificou a decisão de estudos que concluiu neste trabalho. As relações didáticas e metodológicas que envolvem educando e educador; ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS Geral Acompanhar o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem de matemática em turmas de 4ª séries de E.M.E Fundamental Professora Dairce Pedrosa Torres no município de Altamira/ Pará, analisando a metodologia dos professores e o aprendizado dos alunos em sala de aula.

Específicos Verificar dificuldades de aprendizagem dos alunos, presentes no cotidiano do trabalho dos professores da escola definida para a pesquisa. Identificar as deficiências existentes nas técnicas de ensino da matemática. Analisar dificuldades de aprendizagem e deficiências de ensino para avaliar os motivos das grandes dificuldades existentes na aprendizagem de conceitos matemáticos e na solução de problemas.

FUNDAMENTAÇÃO - A matemática como toda ciência esta em permanente evolução, principalmente no que tange a sua metodologia de aplicação. São diversas as tórias que tratam da natureza da matemática: Logicista Intucionista Cada uma de uma escola matemática Platônica Falibilista A matemática se distingue das outras ciências pelo seu formalismo, objetividade e rigor do raciocínio e mecanismo disciplinado – a matemática transcende a intuição. (SCHWARTZ, 1978). - Ficam Assim estabelecidas suas principais características: Formalização Verificabilidade Transculturalidade

AUTORES PESQUISADOS BRANDÃO, CR (1984) D’AMBROSIO, U (1986) GAJARDO, M (1986) GOLDEBERG, Marco César (1998) LIBÂNEO, José Carlos (1991) MOYSÉS, L (2000) SAVIANA, D (1988)

METODOLOGIA Pesquisa realizada por meio de: Entrevistas com alunos, professores, gestor escolar, corpo técnico e pais de alunos. Observação direta em sala de aula, da atuação prática de ensino da matemática. Avaliação externa por meio de testes aplicados aos alunos. Levantamento e análise de dados estatísticos dos resultados acadêmicos.

CONCLUSÃO Ficou concluído que ainda existe uma dificuldade no ensino da matemática: Mais Tradicionalista Mais Inovadoras Rigidez (conteúdos e metodologias). Inquietação, inconformismo e insatisfação. Pouca funcionalidade nos livros didáticos. Busca continuada por novas alternativas. Ensino mecanizado, descontextualizarão. Novo ensino, com caráter mais construtivo. Observância maior para os PCN’s. Formação continuada dos professores.

Apesar de ainda observamos presentes no fazer matemático da escola, essa dupla face, concluo estabelecendo a prioridade que o professor deverá não ceder a tentação de querer incluir tudo “o que o aluno precisar” mas o que ele precisa para aprender à aprender. Criar situações motivadoras que provoquem o envolvimento do aluno e seu compromisso na busca de soluções, sobre as quais ele deverá assumir responsabilidades.

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA A CULPA É DE QUEM? ALTAMIRA – PARÁ 2007