CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO Antiga ETFES 97 anos Por que?
EMJAT/PROEJA Ensino Médio para Jovens e Adultos Trabalhadores/Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
Equipe Equipe de Coordenação: Pedagoga: Izamara Gomes dos Santos Maria de Fátima F. P. Medina, Maria José de Resende Ferreira Maria das Graças Cavalcanti Pedagoga: Izamara Gomes dos Santos Professores Alunos
Primeiros passos... (2001) Experiência iniciada de forma voluntária por um grupo de professores, com o objetivo de... Formar cidadãos conscientes do seu papel social, capazes de promover melhorias nas próprias vidas e de contribuírem para o crescimento da sociedade em que vivem. Conclusão do Ensino Médio e o ingresso opcional em um curso técnico do CEFET-ES, mediante seleção interna.
Configuração do curso Entrada por meio de processo seletivo Idade mínima de 21 anos Uma turma de 24 alunos/semestre Estrutura de 3 módulos Metodologia de Projetos Avaliação Processual e cotidiana
A segunda fase... (2003) Duração de 2 (dois) anos, divididos em 4 (quatro) módulos semestrais; Idade mínima de 18 anos; Turmas oferecidas nos turnos vespertino e noturno; Garantia de certificado de Ensino Médio, ao concludente; Opcionalmente articulado à educação profissional técnica de nível médio, com ingresso subseqüente.
Fase Atual Adequação aos decretos 5.154/04 e 5.478/05; Turmas de 35 alunos em duas modalidades: formação inicial - 2 e meio - 1600h habilitação técnica - 4 anos - 2400h Integração de conteúdos que dão fundamentação científica para embasamento dos conhecimentos instrumentais das qualificações e/ou habilitações profissionais;
Matriz Curricular (4 módulos iniciais)
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica Pedagogia de Projetos Eixo gerador - a concepção de “Ser Humano Inserido” Cada projeto, um contexto específico.
“Educar é uma ato amoroso” (Paulo Freire) Afeto Acolhimento Sensibilização
Princípios Norteadores Considerar as especificidades e subjetividades do aluno Diálogo - Debates – Reflexões Integração e contextualização de conhecimentos (Planejamento – processo – avaliação) Pesquisa – ação – produção – pensamento complexo Ênfase nas habilidades cognitivas, sócio-afetivas, culturais e valores Autonomia de aprendizagem Emancipação
Princípios Considerar as especificidades, subjetividades saberes do aluno
Princípios Norteadores Diálogo Debates – Reflexões
Bases científicas para compreensão dos fenômenos “Currículo Fragmentado” Bases científicas para compreensão dos fenômenos Contextualização e integração de saberes (Planejamento – processo – avaliação)
“Profissionais não sabem escrever...” Modelo de competências pressupõe: Ênfase nas habilidades cognitivas, sócio-afetivas, culturais e valores.
“Metodologias inovadoras” Os conteúdos específicos das disciplinas são demandados a partir dos projetos, porém... A sua construção decorre dos métodos de ensino e de aprendizagem *Preservam-se conteúdos específicos mínimos, designados a cada disciplina.
Autonomia de aprendizagem Emancipação Formação integral do sujeito. Reflexões Críticas Autonomia de aprendizagem Emancipação Formação integral do sujeito.
Processo de Avaliação Processual Observação do desempenho e progresso do aluno Instrumentos: provas individuais e compartilhadas, de trabalhos e projetos individuais e em equipe; Auto-avaliação (do próprio aluno); Apresentação final do projeto (coletiva); Conselho de Classe (coletiva); O registro final é semestral, expresso em notas.
Aprovação O aluno poderá ficar retido em, no máximo, dois componentes curriculares, mais que isso repetirá o módulo. Os componentes curriculares nos quais o aluno foi retido poderão ser oferecidos em turno oposto ao freqüentado pelo mesmo, ou criado um novo horário inter-turnos.
Corpo Docente Adesão voluntária Efetivos e Contratados Efetivos: mestres, doutor, doutorando e especialistas Contratados: Especialistas e mestrandos Atuam em diferentes coordenadorias Reuniões semanais para planejamento, integração curricular e estudos (Formação Continuada), orientadas pelo Núcleo de Gestão Pedagógica e Coordenação do Curso.
Avaliação Geral PONTOS POSITIVOS Inclusão social emancipatória; Cidadãos conscientes; Melhoria nas condições de vida; Escolarização; Qualificação profissional; Projetos: Formação humana e científica, habilidades de gestão e empreendedorismo.
Avaliação Geral PONTOS CRÍTICOS Estrutura organizacional sistêmica dificulta a operacionalização; Faltam investimentos para o desenvolvimento do Projeto; Descomprometimento (em parte) do corpo docente e técnico; Alta rotatividade dos profissionais; Deficiência na formação continuada dos sujeitos envolvidos; Problemas de envolvimento dos gestores da instituição; Dificuldade de integrar áreas geral e técnica; Preconceito e discriminação pela comunidade escolar.
Avaliação de Egressos Por meio de depoimentos de alunos matriculados em diferentes Cursos Técnicos Por ocasião do Projeto Boas Vindas
Désirée Gonçalves Raggi – desiree@cefetes.br “Aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.” Désirée Gonçalves Raggi – desiree@cefetes.br 027 – 9963 5096/ 3331 2198