AVALIAÇÃO Educacional e Institucional José Dujardis da Silva PROGESTÃO - 2006
... A verdadeira educação deve ser necessariamente democrática posto que, por seu caráter histórico, supõe a relação entre sujeitos autônomos (cidadãos). PARO, Vitor, 2001, p.11
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação educacional é aquela que refere-se à aprendizagem ou desempenho dos alunos ( ou de profissionais) e à avaliação de currículos. Concentra-se no processo ensino-aprendizagem e nos fatores que interferem em seus desenvolvimento.
Avaliação da aprendizagem Concepções básicas Avaliação Somativa (tradicional) Avaliação Prognóstica Avaliação Formativa (Luckesi) Avaliação Mediadora (Hoffmann) Avaliação Emancipatória (Saul) Avaliação Reguladora (Hadji)
Avaliação Somativa avaliação somativa: é a tradicional avaliação realizada ao final de um evento (tema, matéria, mês, bimestre, etc.), faz um balanço final de tudo que foi conseguido. A intenção é "certificar", ou seja, constatar se a aprendizagem planejada aconteceu ou não.
Avaliação Formativa avaliação formativa: é aquela aplicada durante o processo educacional. Traz informações do estágio atual, com a finalidade de saber se a aprendizagem está ocorrendo adequadamente ou será necessária uma intervenção para adequar o processo educacional ou auxiliar os alunos individualmente.
Avaliação Prognóstica avaliação prognóstica: é aplicada antes do início das ações educativas e tem a finalidade de realizar um levantamento onde se possa inferir a respeito das dificuldades que ocorrerão, quais temas podem ser suprimidos e quais devem ser ressaltados para que a aprendizagem planejada tenha sucesso.
Processo Global A avaliação é global em dois sentidos: envolve todas as atividades da instituição envolve todos os sujeito que participam da instituição A avaliação é um processo global: Contínuo - Sistemático Investigativo - Participativo
Avaliação : princípios Tecnicamente competente Politicamente legítima
Avaliação Institucional •“[...] A avaliação institucional deve ser considerada como processo sistemático de busca de subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade da instituição em face de sua missão científica e social”. (BELLONI, I. et al., 1995).
Avaliação é... Uma ferramenta de auxílio à gestão das instituições educacionais que buscam a melhoria da qualidade de ensino.
As instituições escolares devem abrir caminho para a emancipação do conhecimento e do próprio ser humano, ao invés de se constituir em um lugar de planejamentos burocráticos rígidos e práticas pedagógicas anacrônicas que viabilizam um saber compartimentado e, muitas vezes, descontextualizado das vidas dos estudantes.
Avaliação Institucional É um processo de controle e acompanhamento das atividades desenvolvidas em instituições de ensino, dentro de uma abordagem construtiva e dialógica. Deve ter sempre por princípio a melhoria contínua dos processos educacionais visando alavancar a instituição no seu percurso de crescimento e/ou consolidação.
Avaliação Institucional Exemplos PAIUB – Programa de Avaliações Institucionais das Universidades Brasileiras SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
Avaliação como processo A avaliação entendida como um processo deve atender uma tríplice exigência: (a) é um processo contínuo de aperfeiçoamento de ensino; (b) uma ferramenta para o planejamento e gestão compartilhada da escola e (c) um processo sistemático de prestação de contas à sociedade
A avaliação Institucional compreende Avaliação interna ( auto-avaliação) Avaliação externa
Avaliação Interna (auto-avaliação) A auto-avaliação é entendida como um processo de análise da instituição na sua totalidade, possibilitando o autoconhecimento e o ajuste das ações institucionais, objetivando a melhoria da qualidade em todos os seus níveis.
Avaliação Interna - objetivos A avaliação interna ou auto-avaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.
Auto-avaliação A auto-avaliação faz parte da avaliação interna e deve contar com a participação efetiva de toda a comunidade interna, da contribuição dos atores externos e da construção da cultura sistemática da avaliação.
Concepção da auto-avaliação Avaliação formativa Processo contínuo, participativo, democrático e transparente Processo cíclico, criativo e renovador
Requisitos da auto-avaliação Existência de uma equipe de coordenação Participação dos integrantes da instituição Compromisso explícito por parte dos gestores Informações válidas e confiáveis Uso efetivo dos resultados
Avaliação Institucional (o processo) O processo de avaliação institucional é utilizado como um instrumento para rever e aperfeiçoar, quanto à dimensão externa, a qualidade dos serviços e produtos prestados e, quanto à dimensão interna, as relações sociais, humanas e interpessoais, buscando inclusive a melhoria continuada dos integrantes da comunidade acadêmica. (Cf. GADOTTI, 1999).
Avaliação Externa A avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo SEE e/ou empresas, tendo como referência os padrões de qualidade para a educação básica expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações.
Avaliação Externa No Estado de São Paulo a avaliação institucional está prevista, desde 1998, nas “Normas regimentais básicas para as escolas estaduais ”: Art.34 – A avaliação institucional será realizada,através de procedimentos internos e externos,objetivando a análise,orientação e correção,quando for o caso, dos procedimentos pedagógicos,administrativos e financeiros da escola.
Avaliação externa Art.35 – Os objetivos e procedimentos da avaliação interna serão definidos pelo Conselho de Escola. Art.36 – A avaliação externa será realizada pelos diferentes níveis da Administração,de forma contínua e sistemática e em momentos específicos.
Avaliação externa - Objetivos Contribuir para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelas instituições escolares; Trazer subsídios para a regulação e formulação de políticas educacionais; Redirecionar as práticas pedagógicas; Reavaliar a proposta pedagógica da escola.
SARESP A Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo mediante os resultados das avaliações do SARESP, desde meados dos anos 90, vem implantando ações para preparar e dar suporte a política educacional do país e do Estado, com o objetivo de garantir uma formação de qualidade para os alunos da rede.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A.I. (esquema) Interna (Auto-avaliação) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Externa (SARESP)
Objetivo da A.I. O objetivo da avaliação institucional é sempre,de um lado,externamente,a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição e,de outro,internamente, a melhoria das relações sociais,humanas e interpessoais e o aperfeiçoamento continuado de seus integrantes.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Clarice Lispector
A avaliação institucional representa um caminho novo capaz de redimensionar práticas administrativas e pedagógicas ainda vigentes, tendo como pilar a gestão baseada na autonomia e na participação efetiva da comunidade educativa.
Historicamente A avaliação institucional tornou-se preocupação essencial para a melhoria dos serviços das escolas e universidades e para a conquista de maior autonomia.Mas não se pode afirmar que essa seja uma preocupação apenas recente. Ela já vem de longe.
Desde os anos 30 educadores e administradores educacionais vem se dedicando ao debate desta questão, especialmente quanto aos aspectos relacionados com a expansão do atendimento, a articulação entre a educação e o processo de desenvolvimento do país, a qualidade do ensino e mais recentemente, os impactos dos custos da educação sobre os orçamentos públicos ” (LAPA/NEIVA,1996:214).
Avaliação Institucional Como diz Genuíno Bordignon (1995:401),... a avaliação institucional constitui-se num “processo de auto-consciência institucional”,desvelando causas e determinantes de seus sucessos e de seus insucessos. As experiências da avaliação de organizações educativas do passado (e algumas do presente) não recomendam de forma alguma a avaliação classificatória por ser punitiva e burocrática.
A.I. pressupostos 1 º) a avaliação deve ser considerada como um processo crítico e dialógico que se opera através da negociação entre atores,dando espaço para a “pluralidade de vozes ”; 2 º) deve buscar atribuir valores a meios e processos (não a pessoas) e não se constituir em tribunal de julgamento,“superando a atual prática autoritária ”; 3 º) alcançar os objetivos institucionais (a qualidade do ensino e a educação cidadã);
A.I. pressupostos 4 º) frente a um referencial de qualidade (para a crítica da realidade); 5 º) cumprir função diagnóstica (não classificatória),que requer a identificação das causas 6 º) para promover mudanças na realidade (processo decisório); 7 º) promover a cultura do sucesso institucional .
Experiências Um estudo de Antônio Amorim (1992) sintetiza as principais experiências avaliativas, analisa criticamente os discursos vigentes em torno do assunto e propõe um conjunto de critérios básicos a serem considerados no processo de avaliação, como a autonomia, a democratização, a competência e a qualidade política
Experiências Na análise crítica dos discursos e das práticas avaliativas,à luz desses critérios, Antônio Amorim evidencia seis concepções de avaliação : emancipatória; produtivista; democrática; centralista; burocrática e quantitativista.
Lembrete “Ninguém é sujeito na solidão e no isolamento, sempre se é sujeito entre outros sujeitos: o sentido da vida humana não é um monólogo, mas provém do intercâmbio de sentidos, da polifonia coral. Antes de mais nada, a educação é a revelação do outro, da condição humana como um concerto de cumplicidades inevitáveis.” (Fernando Savater)
Finalizando... “Se eu quero chegar a um lugar que eu não conheço eu devo tomar um caminho que eu também não conheço”. São João da Cruz