ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA
Advertisements

ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
MINISTÉRIO JOVEM CONHECENDO O JOVEM Características: Físicas
Máscaras Africanas.
Aprender ao Longo da Vida
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Ensino Dinâmico para Adultos
Aprendizagem Significativa
MARIA APARECIDA TRARBACH
Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz
Ivoti.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
concepção pedagógica e metodologia
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O próprio Deus nos chama à liderança.
Técnicas dos alunos de sucesso
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz
LO QUE HACEN LOS MEJORES PROFESORES
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Análise de uma ferramenta ou recurso
A relação Professor/ Aluno
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Competências e Habilidades
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Diferencial do ensino espírita para crianças
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Andragogia X Pedagogia Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Psicopedagogo clínico
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Como elaborar um plano de aula
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Seminário de Tese II Prof. ª Dr
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
Profª Márcia Regina Martinelli Matheus
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS.ENTRETANTO, SERÃO CAPAZES DE LEMBRAR 85% DAQUILO QUE OUVEM, VÊEM E FAZEM, APÓS O MESMO PRAZO.

PEDAGOGIA DO GREGO PAIS, PAIDÓS=CRIANÇA AGEIN=CONDUZIR LOGOS=TRATADO, CIÊNCIA É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DO HOMEM, DOS ADULTOS. ANDRAGOGIA DO GREGO ANDROS=HOMEM AGEIN=CONDUZIR LOGOS=TRATADO, CIÊNCIA É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DO HOMEM, DOS ADULTOS.

(Professor de Educação Comparada da Universidade de Genebra) “ Essa ciência compreenderá tanto o estudo das formas de autodidatismo quanto daquelas em que a intervenção de outrem (individual ou coletiva) aparece como indispensável” ( Pierre Furter - 1973) (Professor de Educação Comparada da Universidade de Genebra)

CARACTERÍSTICAS DA ANDRAGOGIA: - Aprendizagem mais centrada no aluno, na independência e na auto-gestão. - Aprendizagem para aplicação prática na vida diária. - Experiência como rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo. - Aprendizagem baseada em questões e problemas, exigindo conhecimentos para se chegar a uma solução.

Para que observemos: - Procuramos adquirir a confiança do grupo com boa vontade e empatia? - As experiências e memória do grupo são aproveitadas? - Será que não podemos tentar resgatar potenciais criativos e inovadores que se perderam por aí?

- Existe espaço para a discordância, para o ouvir? - Estamos atentos à comunicação não verbal do grupo entre si, conosco e a nossa com eles? - Será que determinado grupo não pode estar precisando de uma comunicação mais afetiva, de uma atenção mais especial e diferenciada? - Preocupamo-nos em fechar, concluir sempre todas as atividades propostas para que sejam assimiladas pelo grupo?

- Defendemos o nosso espaço com unhas e dentes? - Interferimos adequadamente em exposições individuais ou grupais quando extrapolam o tempo e/ou o objetivo do encontro? - Procuramos nos lembrar que o adulto espera uma imediata aplicação prática do que aprendeu? - Que apresenta motivações internas (sentir-se reconhecido e realizado) mais intensas que motivações externas (notas, provas, por ex.)?