ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS.ENTRETANTO, SERÃO CAPAZES DE LEMBRAR 85% DAQUILO QUE OUVEM, VÊEM E FAZEM, APÓS O MESMO PRAZO.
PEDAGOGIA DO GREGO PAIS, PAIDÓS=CRIANÇA AGEIN=CONDUZIR LOGOS=TRATADO, CIÊNCIA É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DO HOMEM, DOS ADULTOS. ANDRAGOGIA DO GREGO ANDROS=HOMEM AGEIN=CONDUZIR LOGOS=TRATADO, CIÊNCIA É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DO HOMEM, DOS ADULTOS.
(Professor de Educação Comparada da Universidade de Genebra) “ Essa ciência compreenderá tanto o estudo das formas de autodidatismo quanto daquelas em que a intervenção de outrem (individual ou coletiva) aparece como indispensável” ( Pierre Furter - 1973) (Professor de Educação Comparada da Universidade de Genebra)
CARACTERÍSTICAS DA ANDRAGOGIA: - Aprendizagem mais centrada no aluno, na independência e na auto-gestão. - Aprendizagem para aplicação prática na vida diária. - Experiência como rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo. - Aprendizagem baseada em questões e problemas, exigindo conhecimentos para se chegar a uma solução.
Para que observemos: - Procuramos adquirir a confiança do grupo com boa vontade e empatia? - As experiências e memória do grupo são aproveitadas? - Será que não podemos tentar resgatar potenciais criativos e inovadores que se perderam por aí?
- Existe espaço para a discordância, para o ouvir? - Estamos atentos à comunicação não verbal do grupo entre si, conosco e a nossa com eles? - Será que determinado grupo não pode estar precisando de uma comunicação mais afetiva, de uma atenção mais especial e diferenciada? - Preocupamo-nos em fechar, concluir sempre todas as atividades propostas para que sejam assimiladas pelo grupo?
- Defendemos o nosso espaço com unhas e dentes? - Interferimos adequadamente em exposições individuais ou grupais quando extrapolam o tempo e/ou o objetivo do encontro? - Procuramos nos lembrar que o adulto espera uma imediata aplicação prática do que aprendeu? - Que apresenta motivações internas (sentir-se reconhecido e realizado) mais intensas que motivações externas (notas, provas, por ex.)?