Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.

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Transcrição da apresentação:

Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos

Parceria Ação Educativa e Global Editora Coleção 2o segmento Parceria Ação Educativa e Global Editora

Programa de educação de jovens e adultos Linhas de Ação Assessoria a programas educativos Participação e apoio a redes e fóruns Formação de educadores; Elaboração de subsídios e materiais pedagógicos; Salas de aula experimentais

Ponto de partida para elaboração Contexto de redefinição do papel da EJA na sociedade brasileira; Sistematiza e incorpora avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento das dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar Elaborada com a participação de educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, nas escolas estaduais e municipais e em outras instituições, Valoriza as experiências construídas ao longo da trajetória da EJA em nosso pais; Financiamento Secretaria de Educação Fundamental, co-edição e distribuição nacional MEC (2002).

A coleção Conta com 11 livros e busca abranger problemas e assuntos que correspondem aos interesses e necessidades educativas de jovens e adultos e das comunidades em que estão inseridos; É um projeto construído coletivamente, no qual princípios educativos e propostas pedagógicas dão sustentação aos textos, às atividades e aos projetos de trabalho sugeridos. Seis livros partem de temas relativos às principais formas de participação na sociedade contemporânea;

Seis livros temáticos

Viver, Aprender

Viver, Aprender

Unificado – 5ª e 6ª série (temático)

Unificado – 7ª e 8ª série (temático)

Livros disciplinares Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos; Aprendizagens fundamentais para ação efetiva na sociedade de cultura escrita: dois de Linguagem, dois de Matemática e um de Língua Estrangeira Moderna

Viver, Aprender

Viver, Aprender

Viver, Aprender

Unificado – 5ª e 6ª série (disciplinar)

Unificado – 7ª e 8ª série (disciplinar)

Arquitetura dos livros Cada livro é formado por três partes: Livro do estudante Roteiro de atividades (SEPARATA) Livro de professores Propõe ao professor a criação e o desenvolvimento de projetos coletivos de trabalho;

Arquitetura dos livros Objetivo: Oferecer condições aos estudantes para: Desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos para tomada de decisões; Aprender a investigar a realidade; Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas e sociais; Ter acesso a bens culturais;.

Estrutura dos materiais Guia do educador Orientações didáticas Explicações sobre temas tratados Definição de objetivos de aprendizagens Descrição das atividades Sugestões de atividades complementares Textos informativos para educadores Livro do educando Organizados em módulos temáticos e unidades de estudo Abordam articuladamente as áreas curriculares em projetos didáticos

Seis Focos de Atenção...

Foco 1 A continuidade do processo educativo Programas viáveis e compatíveis às necessidades dos envolvidos; A criação de oportunidades para que pessoas ampliem conhecimentos 21 21

Foco 2 Diversidade cultural Implica conhecer os educandos e: Reconhecê-los como produtores e portadores de cultura e que essa bagagem é diversa e relacionada às suas biografias e ciclos de vida, aos grupos a que pertencem, ao contexto em que vivem, entre outros. Identificar e integrar os conhecimentos, valores, representações, expectativas e habilidades que possuem; Considerar que a alfabetização provoca mudanças identitárias; Organizar projetos educativos em função dessa bagagem e necessidades dos grupos. 22 22

Foco 3 Educação não se faz por transferência Práticas e propostas que se conectam a projetos e necessidades dos grupos atendidos e respondam às exigências sociais; A realidade local, o diagnóstico de questões e a busca de soluções e intervenção são tarefas e conteúdos a serem contemplados no processo de alfabetização; Situações reais e significativas, relacionadas à vida; Situações comunicativas como aquelas que as pessoas falam, lêem e escrevem no mundo social 23 23

Foco 4 Ambiente alfabetizador Organizar os tempos e os espaços de modo a favorecer: O diálogo e a negociação entre todos os envolvidos; A articulação e a mobilização dos grupos que tomam parte do processo educativo e de outros da comunidade; O intercâmbio de experiências e saberes; 24 24

Foco 5 Alfabetizar e letrar simultaneamente Requer: Superar a noção de que o foco da alfabetização concentra-se em ler para aprender a ler e em escrever para aprender simplesmente a tecnologia da escrita; Promover uma gama diversificada de situações de: produção de textos (orais, escritos ou em outras linguagens), de leitura e interpretação de textos, de acesso a diversas fontes de informação, de reflexão sobre a linguagem como objeto de estudo; 25 25

Foco 6 Formação dos(as) professores(as) Rever a formação inicial: seus currículos e finalidades; Rever a formação continuada: fazer com eles(as) o que se quer para os estudantes Conhecer e reconhecer os(as) professores(as) como sujeitos de aprendizagem; Rever e atualizar seus papéis e atribuições; Promover a elaboração, proposição e implementação de ações educativas criadas pelos(as) professores(as) e apoiadas pelos(as) formadores(as). 26 26