Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Relação professor/aluno
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Organização Curricular da Escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Sociologia da Educação
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Quando falamos em aprender...
Perfil do Profissional
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Aprender a aprender na Universidade
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Procedimentos de Ensino
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Docência universitária: repensando a aula
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Teorias Educacionais.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
A escola como agente de socialização
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III Prof. Rose Cléa Duarte

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Aprendizagem é o desenvolvimento da pessoa como um todo:inteligência, afetividade,moral e etc... Interessa a didática tudo que o aluno aprende com o professor e com os colegas, bem como ocorre esse processo. O processo de aprendizagem se desenvolve em 3 dimensões: humana, político-social e técnica.

O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM O processo de aprendizagem se realiza através do relacionamento interpessoal entre: alunos, professores, e equipe escolar. O clima afetivo será o responsável pelo sucesso ou fracasso do processo ensino-aprendizagem As posições políticas e sociais interferem e influenciam no processo de aprendizagem. A didática é um processo intencional, orientado por objetivos a serem alcançados e interessa que os alunos aprendam bem o que se propõe, através de métodos e mecanismos adequados.

A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS A escola serve para: Aprender a ler , escrever e contar; Ensinar boas maneiras e como se comportar na sociedade; Adaptar e integrar crianças e adolescentes à sociedade dos adultos; Preparar o aluno para o mercado de trabalho e para a cidadania; Transmitir valores éticos e morais; Desenvolver habilidades e potencialidades pessoais, contribuindo para uma formação social .

Diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno Escola surge com a necessidade de preservar e reproduzir a cultura e os conhecimentos, crenças, valores e conquistas sociais da humanidade. A escola é um lugar de convivência entre educadores e educandos que visam o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor, social e profissional.

Diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno Desenvolvimento cognitivo - adquirir novos conhecimentos e rever o que já possui Desenvolvimento afetivo-emocional – conhecimento de si mesmo, expressão de sentimentos e emoções. Desenvolvimento motor – praticar esportes, coordenação motora e etc...

Diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno Desenvolvimento social – comunicação com os colegas, escola, família e sociedade. Interagindo o indivíduo se socializa e participa ativamente de sua cultura. Desenvolvimento profissional – compreender o papel do trabalho na sociedade e no dia a dia do próprio educando.

Sobre a escola: o que os especialistas falam?? GEORGES SNYDERS – escola lugar de divergência entre alunos e professores.Ex: choque de gerações, gostos, opiniões, etc... NEIDSON RODRIGUES – a escola prepara para a cidadania e para a modernidade.A escola é uma instituição social e esta inserida na história.

Sobre a escola: o que os especialistas falam?? JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O processo educativo se desenvolve pela instrução do ensino, assimilação de conhecimentos e experiências acumuladas de geração em geração. O ensino fundamental tem a responsabilidade de colocar o aluno em condições de continuar estudando por toda vida e formar valores éticos e sociais.

A escola deve... facilitar o desenvolvimento do aluno,ser interessante, viva,dinâmica e participativa. promover o envolvimento, interesse e motivação pelos estudos e por mais conhecimento. criar um clima de amizade, colaboração, trabalho em equipe, confiança e respeito mútuo.

A escola deve... Selecionar conteúdos que tenham a ver com as experiências e vivências dos alunos Abrir espaço para discussões, apresentação de idéias e aplicação dos conteúdos em situações de sua vida. Incentivar a participação do aluno não só na escola, mas na sociedade Criar um sistema de avaliação coerente que informe sobre o aproveitamento não somente do aluno, mas do professor e do curso.

Alegria e escola: Alegria da escolha- participação do aluno na escolha das atividades Alegria da abertura para o mundo – os alunos percebem a relação do mundo da escola com o mundo onde vivem Alegria do trabalho em comum – Os alunos fazerem atividades juntos e compartilharem experiências Alegria das novas relações com o professor – o professor não é mais um “todo poderoso” ou “general”, e sim um facilitador que fica no meio dos alunos para vivenciarem juntos a busca e a descoberta “ A vida é a melhor escola e é a escola que nos prepara para a vida “

BIBLIOGRAFIA: MASETTO, Marcos – Didática: aula como centro. Ed. FTD. Cap. 1 e 2