RESILIÊNCIA Celso Antunes.

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Transcrição da apresentação:

RESILIÊNCIA Celso Antunes

“Capacidade de resistência a condições duríssimas e persistentes.” “Capacidade de se recobrar ou de se readaptar à má sorte, às mudanças.”

QUADRO-SÍNTESE Escola Comum Escola Resiliente Fundamentação Busca ser excelente, mas destina-se apenas à elite, currículo enciclopédico, estímulo à hierarquia e seleção. Igualdade na oportunidade, individualidade no tratamento, ensinar para a vida. Conteúdos Representa um fim em si mesmo. Inspiram-se na realidade e cotidiano do aluno; meios para desenvolver competências e abrir inteligências. Aprendizagem Propriedade do professor que a ministra aos alunos. Construção natural do aluno, intermediada pela ação dos professores, dos colegas e do ambiente. Conhecimento Compartimentado em disciplinas, privilegiando a padronização e a memorização. Construção de conceitos, significação e sentido e inspira-se no cotidiano do aluno. Estrutura Curricular Fracionada, estática e linear e organizada por disciplinas. Integrada, dinâmica e estruturada em rede interdisciplinar que permite a oportunidade de conhecer, fazer, relacionar, aplicar e transformar. Organizada por áreas de conhecimento, tema gerador ou competências requeridas.

Atividades Pedagógicas Habilidades Memorizar, descrever, repetir. Compreender, analisar, sintetizar, classificar, relatar, aplicar, transferir e outras. Sala de aula Espaço para transmissão de saberes. Espaço de reflexão, emprego de habilidades operatórias e geração de situações de aprendizagens transformadoras. Estratégias de ensino Aulas expositivas e trabalho em grupo fracionado. Projetos, jogos operatórios e atividades de pesquisa e conclusão. Atividades Pedagógicas Cópia, memorização e padronização. Projetos, estudos de caso e resolução de problemas para desenvolver competências. Ação do Professor Transmissor de informações e determinador dos conteúdos a serem trabalhados. Facilitador de aprendizagens, construtor de significações, argüidor, gerenciador de informações e incentivador da sensibilidade, da inclusão e da ética. Ação do aluno Passiva, pronta para receber e memorizar conteúdos fragmentados e solicitados em provas. Ativa, reflexiva e participativa na construção de conhecimentos e aplicação dos mesmos em sua vida e em suas relações interpessoais. Livros e apostilas Com conteúdos voltados para um fim em si mesmo e atividades padronizadas. Um entre os inúmeros recursos didáticos, como televisão, rádio, jornais, revistas, computador, vídeos e muito outros. Avaliação Classificatória, excludente e exaltadora da capacidade de memorizar. Diagnóstica da efetiva aprendizagem e geradora de informações que possibilitam avaliar o desenvolvimento e domínio das competências.