Diretrizes pedagógicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demandas e aspectos legais do PEAD
Advertisements

COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O FOLCLORE BRASILEIRO.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Semestre 2008/2 Sejam todas/os Bem-vindos. Eixo V Marco no curso – 2ª. Metade do curso. Vislumbra-se a formatura. Aproveitamento e concentração das energias.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Aproveitamento de Estudos
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Diretrizes de Aplicação Atividades Complementares –
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular

Universidade Federal de Itajubá
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
GUIA DO ALUNO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Vanda Freire: Música e sociedade Uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao Ensino Superior de Música 6. Epílogo Currículos Superiores de Música.
Transcrição da apresentação:

Diretrizes pedagógicas Seminário Integrador violão Histórico Diretrizes pedagógicas Contexto Clonando letras em vermelho, substituir por dados desta interdisciplina e passar letras para preto.

Contexto Seminário Integrador violão Histórico Esta interdisciplina foi criada com o intuito de congregar toda a teoria e prática que vocês estão experimentando nas demais interdisciplinas do curso, bem como aprofundar o conhecimento prático do instrumento musical. Aproveita, também, a experiência profissional que já possuem de estudos e docência musicais anteriores para fazê-los refletir e aprofundar os conhecimentos. Diferente dos demais cursos de licenciatura, este possui um público específico, que já está em sala de aula, já está exercendo a docência, e por isto, pode-se contar mais com sua experiência. O Seminário Integrador será um momento de trocas, de reflexões individuais e coletivas para o aprimoramento do “ser professor”. Seminário Integrador violão Contexto Eventualmente, adaptar texto, se julgar necessário. Clonando letras em vermelho, substituir por dados desta interdisciplina e passar letras para preto.

Contexto Seminário Integrador violão Diretrizes pedagógicas O curso está organizado em nove semestres, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso, e deverá ser cumprido neste prazo. Internamente, porém, cada estudante prosseguirá seus estudos de acordo com seu próprio Projeto Individual de Estudo, o qual deverá ser proposto por ele / ela, com base nas ofertas de interdisciplinas de cada período letivo, e homologado pela COMGRAD (Comissão de Graduação) do curso. A interdisciplina Seminário Integrador está prevista para ser concluída ao longo dos nove semestres letivos, mas será subdividida em nove partes pois seu objetivo é constituir um orientador do percurso individual de cada aluno, especialmente no que se refere à prática do instrumento, bem como de um espaço de debate e produções coletivas. Através desse Seminário o estudante irá construir o seu Projeto Individual Progressivo, propor Recitais e desenvolver propostas de estágio, enfim, criar seu próprio portifólio individual, segundo o qual será avaliado. Seminário Integrador violão Contexto Eventualmente, adaptar texto, se julgar necessário. Clonando letras em vermelho, substituir por dados desta interdisciplina e passar letras para preto.

Contexto Seminário Integrador violão Diretrizes pedagógicas Esta interdisciplina, pressupõe um trabalho de 8 créditos por semestre, dos 193 necessários à integralização curricular, subdivididos em 15 semanas letivas. É altamente aconselhável que você não deixe de cumprir todas as atividades previstas na semana, pois o acúmulo das mesmas poderá ser prejudicial ao seu percurso estudantil. Desejamos a todos um belíssimo trabalho! Seminário Integrador violão Contexto Eventualmente, adaptar texto, se julgar necessário. Clonando letras em vermelho, substituir por dados desta interdisciplina e passar letras para preto. 4