BLOG, VÍDEO E WEBQUEST: ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A ESCRITA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
O uso da internet nas escolas
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Programa Ler e Escrever
CRÔNICAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Orientação Técnico-Pedagógica
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Gêneros textuais diversos
PROJETO Navegando na Leitura
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Gêneros textuais diversos
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
Texto 1 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Iniciação Científica º Série/EM.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Brincadeiras Indígenas
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Identificação da atividade e do aluno
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

BLOG, VÍDEO E WEBQUEST: ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A ESCRITA I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas – Jet@l BLOG, VÍDEO E WEBQUEST: ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A ESCRITA EM SALA DE AULA Jossemar de Matos Theisen Doutoranda em Letras/ Linguística – UCPEL

TEMA: TECNOLOGIA NA ESCOLA JUSTIFICATIVA O mundo passa atualmente por uma revolução tecnológica, que altera profundamente as formas de trabalho e de interação. Mudam também as formas de construção do conhecimento e os processos de ensino e de aprendizagem.

OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Específicos Despertar o interesse nos alunos do ensino médio (1ºs Anos) da E.E.E.M. Monsenhor Queiroz em produzir diferentes textos usando recursos tecnológicos. Objetivos Específicos Motivar os alunos para leitura de textos verbais e não verbais em suporte impresso e online. Incentivar a produção textos utilizando recursos tecnológicos. Publicar os textos produzidos pelos alunos em um Blog Educativo.

REFERENCIAL TEÓRICO A disposição dos recursos tecnológicos requer que a educação escolar passe por um processo de reorganização, uma vez que a escola ainda mantém a fala do professor como principal foco de mediação do conhecimento, conforme Pierre Lévy: “É certo que a escola é uma instituição que há cinco mil anos baseia no falar/ditar do mestre, na escrita manuscrita do aluno e, há quatro séculos, em uso moderado da impressão. Uma verdadeira integração da informática (como do audiovisual) supõe, portanto o abandono de um hábito antropológico mais que milenar o que não pode ser feito em alguns anos”.

REFERENCIAL TEÓRICO No computador, o espaço de escrita – e da interação – é a tela, ou a "janela". Ao contrário do que ocorre quando o espaço da escrita são as páginas do códice, quem escreve ou quem lê a escrita eletrônica tem acesso, em cada momento, ao que é exposto, com possibilidade de interferir livremente no texto, quando houver necessidade.

Tecnologias a ser utilizadas... Vídeo TV WebQuest Blog Educativo

METODOLOGIA O projeto de pesquisa configura-se em uma prática pedagógica baseada em uma pesquisa-ação e pelo método qualitativo, por investigar uma realidade de alunos do ensino médio. As características fundamentais da pesquisa-ação são: A participação das pessoas nos problemas pesquisados, aliada a uma ação destinada a resolver o problema em questão. A participação das pessoas, não como "objetos" de estudo, mas como elementos ativos do processo de investigação.

O projeto teve o seguinte roteiro :(1) Expor o Projeto aos alunos do 1ªs Anos de ensino médio do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz. Elaborar uma webquest para mostrar aos alunos as tarefas que serão realizadas no decorrer do projeto. Propor aos alunos leitura de crônicas e contos de suporte impresso e online.

Roteiro ...2 Mostrar a Webquest aos alunos com as tarefas no laboratório de informática. Aplicar o primeiro questionário de pesquisa Assistir ao filme ‘Escritores da Liberdade’. Discutir o filme e propor atividades de produção do gênero crônica

Roteiro ...3 Construir o Blog Educativo sobre crônicas e diferentes textos verbais e não verbais. Levar os alunos no laboratório de informática e acessar o Blog Educativo para ler textos. Orientar os alunos para interagir no Blog, e postar comentários aos textos expostos.

Roteiro ... (4) Iniciar a produção de textos com os alunos, podem trabalhar individualmente ou em duplas. Publicar os textos produzidos pelos alunos no Blog Educativo. Incentivar os alunos acessar o Blog para ler e comentar os textos produzidos pelos colegas.

Recursos Laboratório de informática Computador TV Vídeo DVD Datashow Pendrive Mídia de material impresso: livros de crônicas e contos; formulários com perguntas do questionário; Jornais/ revistas  

Entrega e defesa do projeto Apresentação e discussão dos dados Cronograma Atividades Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Elaboração do projeto x   Entrega e defesa do projeto Execução Coleta de Dados Apresentação e discussão dos dados Elaboração do TCC Entrega do TCC Defesa do TCC

Página inicial da Webquest com os respectivos menus.

Questionário para realizar com os alunos antes de iniciar as atividades do Projeto. Você acha que os recursos tecnológicos podem contribuir para a produção de um texto. ( ) sim ( ) não ( ) talvez     Você costuma produzir textos em suportes tecnológicos? ( ) algumas vezes ( ) muitas vezes    Você costuma escrever algo fora da escola.

Caso a resposta seja afirmativa na questão anterior, que tipo de texto produz e para quem? .............................................................................................................................................................................................................................................................   Você considera que um Blog pode ser considerado uma produção de textos. ( ) sim ( ) não A leitura de diferentes textos pode auxiliar na produção de novos textos, sendo estes em suportes tecnológicos. ( ) sim ( ) não ( ) talvez Você possui e-mail? ( ) Sim ( ) Não Você tem MSN?

Você tem Orkut? ( ) Sim ( ) Não   Você tem facebook? Você tem twitter? Quanto tempo por dia você utiliza o computador? De que forma? Para que? ......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Relação entre recursos tecnológicos e a produção de textos. Produção de textos com recursos tecnológicos.

Produção de escrita fora da sala de aula. Avaliação do blog como uma produção textual.

Síntese da preferência ao uso das ferramentas de tecnologia disponíveis na Internet.

Os alunos comentaram sobre o filme sem imposição de perguntas, foram realizados 41 comentários

“O filme foi um ensinamento que nada é impossível para aprender produzir um texto, para isso tem que ter um bom hábito de ler e escrever. “(Aluno A) “O filme mostrou que para aprendermos não precisamos de uma aula chata! pelo contrário a aula precisa ser bem divertida e interessante, pois aulas assim marcam, e agente se lembra por mais tempo! às vezes por uma brincadeira lembramos de um assunto. E como podemos ver no filme as aulas da professora G ajudaram a até mesmo nas relações pessoais da turma que era muito dividida por causa de gangues” (Aluno F)

“Contava a historia sobre uma professora que incentivou alunos violentos a ler,escrever .. e nao serem tao agressivos e eles aprenderam a ser pessoas diferentes!” (Aluno B) “O filme nos mostra a realidade de muitas escolas do Brasil e do mundo..os jovens do filme (e do mundo) naquelas condições emocionais (onde veem familiares e amigos morrerem), acabam ficando revoltados e trocando o mundo do aprendizado, pelo mundo das armas..lá eles aprendem a mudar esta realidade e aprendem muito não só pelas matérias e sim levaram aprendizados pela vida inteira :)” (Aluno H)

“A crônica foi muito interessante, pois o autor inicia contando o seu dia a dia do seu trabalho de criar crônicas mas estava sem ideias de criar outro, então foi para botiquim para tomar café e viu pessoas humildes na mesa do canto, isso deu a ele uma inspiração para criar uma crônica.” (Aluno I) “Achei muito interessante pois mostra como o autor conseguiu criar uma cronica quando estava sem criatividade.” (Aluno J) “Muito interessante essa crônica! A crônica nos mostra mais a realidade de pessoas humildes. E que as vezes não precisamos de muito para ser feliz ,pois não é só bens materiais que nos trazem felicidade.” (Aluno C)

Questionário para realizar com os alunos após as atividades do Projeto. Você achou significativa a realização das atividades de produção textual. ( ) sim ( ) não ( ) um pouco   As atividades propostas ajudaram você a produzir textos. Os recursos tecnológicos contribuíram para a sua produção de textos. Você teve interesse e prazer em realizar as atividades propostas para a produção textual do Blog    Comente aspectos negativos e positivos do projeto que participou sobre produção textual.  .....................................................................................................................................

http://www.jossemar-matos.blogspot.com

Referências BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. A leitura: uma prática cultural. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. BRITTO, Luis Percival Leme. Leitura e política. In: EVANGELISTA, Aracy A. M. A escolarização da leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. BUSSARELLO, Jorge Marcos. A produção textual no ensino médio, no vestibular e no Enem: gêneros do discurso ou tipos textuais? Disponível em: http://www.celsul.org.br/Encontros/05/pdf/090.pdf. Acessado em: 16 junho 2011. CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1998. FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. 2a ed., Porto Alegre: Artes Médicas (Artmed), 1996. ____________. Televisão e Educação. São Paulo: Artes Médicas (Artmed), 1996. GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. Acessado em: 16 junho 2011. GUTIERRE, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula: Cresce o uso pedagógico da ferramenta de publicação de textos na Internet. Disponível em: http://www.educared.org/educa/revista_educarede/ especiais.cfm?id_especial=221. Acesso em: 18 julho 2011 LEAL, Leiva de Figueiredo. Biblioteca escolar como eixo estruturador do currículo escolar. In: RÖSING, Tania M. K.; BECKER, Paulo Ricardo. Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo: UPF, 2002.