DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5 Prof.ª Flávia Santos Email: flavia@udc.edu.br
Situação problemática Definido a partir da observação, da teoria ou de um método para se testar; Um problema pode ser atacado de vários ângulos; A redação do problema deve conter a contextualização e o problema em si em forma de pergunta.
Passos... Caracterizar a organização, historiando sua evolução e situação atual; Caracterizar o mercado; Historiar antecedentes do problema, referindo suas causas, se possível; Apresentar evidencias sobre os efeitos do problema em aspectos da organização; Estabelecer o foco do projeto e seus limites (sob que perspectiva deseja tratar o problema).
Objetivos “alvo que se pretende atingir”; Leva o autor a perceber as etapas contidas no projeto – orientam a revisão de literatura e a metodologia; Não confundir objetivos do projeto com objetivos do programa que está sendo avaliado ou sugerido;
Ex: um plano de mkt aumenta a fatia de mercado Objetivo: “implantar um plano de marketing na empresa X” e não “ aumentar a fatia de mercado da empresa X” Elaborar objetivos-meios: aqueles que descrevem processos
Elaborar objetivos realistas – não declarar a posteriori que não houve tempo ou recursos para realizar o projeto; Negociar seus interesses com a organização-alvo
Objetivos Gerais Define o propósito do trabalho; Ex: “Implantar um sistema de telemarketing na empresa X” “Apresentar sugestões para a reestruturação da fabrica Y” “Propor a implantação de um planejamento estratégico na empresa Z”
Objetivos específicos Operacionalizam – especificam o modo como se pretende atingir o objetivo geral - Passos para alcançar o objetivo geral; Quando o geral é formular um plano ou sistema, os objetivos específicos passam a ser associados as etapas do plano.
Ex: Geral: Elaborar um plano de cargos e salários Específicos: -Planejar os cargos da empresa -Descrever os cargos - Especificar os requisitos do ocupante - Avaliar e classificar os cargos - Pesquisar o mercado - Definir a estrutura salarial
Geral: Propor a implantação de um planejamento estratégico na empresa X Específicos: - Fazer o levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa e de seus concorrentes - Identificar as ameaças e oportunidades - Criar um plano de ação que viabilize o planejamento estratégico na empresa x.
Justificativa Apresentar razões para a existência do projeto; deve apresentar as razões teóricas, sociais ou práticas que justificam a existência da pesquisa; Três aspectos básicos: importância, oportunidade e viabilidade.
Quanto á importância Razões para o trabalho ser importante: para os objetivos da empresa, bem-estar dos empregados, com a sociedade ou com o ambiente; o aluno deve recorrer aos objetivos estabelecidos na pesquisa.
Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização. Sua implantação é importante tendo em vista que a organização tem um custo elevado com treinamento de pessoal fora da empresa e, ainda, os resultados desse investimento são bastante questionados pelos lideres. A utilização de uma estrutura própria de treinamento pode diminuir os custos e melhorar a qualidade.
Quanto á oportunidade Governo pode ter feito mudanças na política governamental e portanto, o ambiente parece oportuno á implementação de mudanças organizacionais; Novas tecnologias no mercado, novas leis, empresa em declínio...
Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização. Oportunidade: O momento para implantar essa estrutura é oportuno porque com a abertura do mercado para empresas globais a organização vem sofrendo perdas sistemáticas de mercado devido a baixa qualificação de seu quadro funcional.
Quanto á viabilidade Verificar se é viável quanto á complexidade, custo do projeto, acesso ás informações, tempo.
Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização. Viabilidade: Considerando que existe interesse por parte dos dirigentes da organização em elaborar uma estrutura de treinamento interno, já que a empresa destina uma grande quantidade de recursos para a realização de treinamentos externos, o projeto é considerado viável.